quinta-feira, 7 de setembro de 2023

O DIA 7 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA DO FUTEBOL DE MESA BRASILIENSE: José Ricardo Almeida conquista I Taça Brasil - 3 Toques - 1981


José Ricardo, de preto, recebendo o troféu de campeão das mãos de João Paulo Mury


Antes da criação da Copa do Brasil no ano de 2005, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - Modalidade 3 toques realizou, por três anos, no início da década de 80, uma competição muito semelhante. Tratava-se da Taça Brasil que, assim como a Copa do Brasil, reunia botonistas de diversos lugares do Brasil.
Foram realizadas três edições dessa competição, a primeira delas em 1981.
Sob os auspícios da Associação Esportiva São José, a I Taça Brasil foi disputada em São José dos Campos (SP), nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 1981, e reuniu 24 técnicos de 7 Estados do Brasil:
2 de Minas Gerais (André Godoy e Gilson Nogueira, da Liga Juizforana);
3 do Amazonas (Jefferson Marques e Sérgio Luís, da Associação Amazonas, e José Carlos Mattos, da Galaxia Jocamar);
1 do Paraná (Pedro Barros, do C. C. Platinense);
1 de Santa Catarina (Valter Silva, Continental);
2 de Brasília (José Ricardo Almeida-UDF e Sérgio Netto-CEUB);
3 do Rio de Janeiro (Carlos Breda-IV Centenário, Sérgio Moreira-Tijuca e Lúcio Cataldo-Limense) e
12 de São Paulo (Luiz Antônio e José Geraldo Standke - Jacareí, Guilherme Fugimoto e Walmir Charleaux - Pop's de Santos, José Edson Vilela e Orlando Abud - C. B. de Taubaté, Luís Carlos Lencioni, Benedito Henrique, João Rosa, Francisco Furtado da Silva, Luiz Roberto Pirolla e Orestes Facioli - A. E. São José-São José dos Campos).
Os botonistas tiveram a completa assistência da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, que cedeu acomodações gratuitas a todos os técnicos visitantes. A organização esteve a cargo de uma comissão, tendo à frente Francisco Furtado da Silva, o popular Batman.
Na semifinal, José Carlos venceu Sérgio Netto por 2 x 0 e José Ricardo Almeida levou a melhor sobre Breda, por 2 x 1.
Na decisão do 3° lugar, Sérgio Netto venceu Breda, por 4 x 1.
A partida decisiva, entre José Carlos Mattos e José Ricardo Almeida, no seu tempo normal e na prorrogação apresentou o empate de 1 x 1, obrigando os técnicos a decidirem a competição na cobrança de pênaltis, quando José Ricardo Almeida foi mais feliz que seu adversário e venceu o torneio. Os dois primeiros colocados terminaram o torneio sem perder nenhuma partida. O ataque mais positivo foi o de José Ricardo Almeida, com 21 gols.
Esteve presente em todos os dias da competição João Paulo Mury, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa/3 Toques. Foram incansáveis mesários Saulo Carvalho e Antônio Marcos dos Santos, de São José dos Campos.

NOTA:
Durante a gestão de Carlos Augusto Mendes Bittar, o Guto, mais precisamente no dia 17 de maio de 2014, uma resolução da Vice-Presidência 3 Toques da CBFM decretou a unificação dos títulos nacionais, com a extinta Taça Brasil sendo equiparada ao Campeonato Brasileiro Individual.
Desta forma, os vencedores das três edições da Taça Brasil, José Ricardo Almeida (São José dos Campos-SP - 1981), João Paulo Mury (Juiz de Fora-MG - 1982) e Benjamin Abaliac (Santo Antônio da Platina-PR - 1983), passaram a ser reconhecidos como Campeões Brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário