domingo, 15 de janeiro de 2023

BOTONISTA EM FOCO: José Neto


José de Albuquerque Costa Neto, o Neto, nasceu no dia 15 de janeiro de 1968, em Brasília (DF).
Uma série de acontecimentos fez com que Neto começasse a jogar botão na regra dos 3 Toques.
Inicialmente, quando os irmãos gêmeos William e Wellington Dias fundaram, no dia 13 de dezembro de 1980, na Cidade Ocidental, onde Neto morava, o Clube Ocidental de Futebol de Mesa.
Depois, ao ser informado por Marcelo Silva e Edilson Felix, o Didi, amigos que moravam próximos e com eles jogava “golzinho” na rua, que o levaram para conhecer esse mesmo Clube Ocidental. Assim que chegou, foi registrado como atleta do clube, e logo passaria a participar das primeiras competições organizadas por William.
Começou na 3 Toques jogando com botões de plástico, nos quais colava feltro no fundo para ficarem mais pesados.

Seu primeiro time oficial foi doação de Walter Morgado.
Naquela época, era comum os técnicos criarem seus próprios times, procurando personalizá-los da forma mais criativa possível, evitando que fosse inscrito nas competições times com o mesmo nome. Adotou a sugestão de nome do time “Tio Sam”, cuja escalação são nomes dos estados dos Estados Unidos da América.
Estava com 14 anos quando tomou parte de sua primeira competição oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa foi a 2ª Taça Brasília, disputada de 7 de agosto a 25 de setembro de 1982. No sorteio, caiu num grupo muito forte, perdeu seus três jogos e ficou na 35ª e penúltima colocação.
Nesse mesmo ano, disputou a III Copa “William Dias”, campeonato interno do Clube Ocidental, chegando na quinta colocação e sendo considerado o técnico-revelação). A seguir, foi quarto colocado na 2ª Copa Ocidental e encerrou o ano de 1982, fazendo parte da equipe do C. A. C. O. no 3º Campeonato Brasiliense Interclubes, disputado de 10 de outubro a 19 de dezembro de 1982 (o clube ficou em 6º lugar).
Em 1983 só disputou competições na Cidade Ocidental.

De 9 a 11 de fevereiro de 1984, no Ginásio da Polícia Militar, representando o Clube Ocidental e formando dupla com Marcelo Silva, Neto disputou o 1º Campeonato Brasileiro de Juniores, que reuniu equipes do Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Voltaria a disputar o Campeonato Brasiliense Interclubes, de 6 de outubro a 8 de dezembro de 1984, como representante do Clube Ocidental, terminando na quinta colocação. O Ocidental terminou a competição no terceiro lugar.
Em 1985, transferiu-se para o futebol de mesa de Sobradinho (DF), passando a disputar os campeonatos internos dos seus dois clubes, Serrano e Leãozinho.
De 20 de julho a 14 de setembro de 1985 disputou a Taça Brasília, com uma sensível melhora em relação à sua primeira participação nessa competição: foi sexto colocado. E teve participação importante na conquista, pelo Leãozinho, de Sobradinho (DF), do Campeonato Brasiliense Interclubes de 1985, disputado de 5 de outubro a 15 de novembro.
Terminou o ano de 1985 como quarto colocado no Ranking da Federação Brasiliense, apenas atrás de Paulo Nader, Paulo César Faria e Jan Buarque.

Nos dias 3 e 4 de maio de 1986, disputou a III Taça Cidade de Sobradinho, torneio interestadual que reuniu 18 técnicos de vários Estados. Chegou na quarta colocação, depois de disputar um torneio quadrangular com Jan, Paulo César e San Tiago. Também disputou torneios amistosos em Sobradinho.
Foi aí que aconteceu o primeiro grande afastamento do futebol de mesa. Foi para Serviço Militar Obrigatório, passou a se dedicar mais aos estudos visando concurso público e ingressou na Polícia Militar do DF.
Seis anos depois, reapareceu para disputar o 12º Campeonato Interno do Clube Ocidental, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 1992, nas dependências da AMCO. Quatorze técnicos participaram da competição, sendo eles: Aécio Flávio, Cristiano, Edilson Felix, Edmilson, Francisco Regis, Gilmar, Joaquim, Jorge William, José Neto, Paulo Airton, Paulo Boca, Pimentel, Vavá e William Dias.

De forma até surpreendente devido ao tempo parado, Neto sagrou-se campeão, de forma invicta. Na final, derrotou Pimentel, nos pênaltis, por 5 x 4, após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar e 0 x 0 na prorrogação.
Em 1993, venceu a Taça Ipê, em homenagem ao 35º aniversário do clube que fica depois de Valparaíso (GO). Bisou o feito em 1994.
Voltou a disputar a Taça Brasília no período de 25 de agosto a 19 de novembro de 1994, chegando na quarta colocação.
Sua última participação no futebol de mesa brasiliense foi na 12ª Taça Brasília, disputada de 19 de setembro a 21 de novembro de 1995, quando chegou no 9º lugar.
Neto foi campeão da Taça Ocidental duas vezes, campeão do Interno do Clube Ocidental cinco vezes e campeão do Torneio Aberto em duas ocasiões.
Depois que sua filha nasceu, parou novamente e passou a jogar aleatoriamente.
Hoje, encontra-se parado, mas mantém seus times guardados à espera de um retorno.













Um comentário:

  1. Sempre foi meu maior parceiro no Futmesa . Ainda vamos disputar juntos um brasileiro.

    ResponderExcluir