sexta-feira, 3 de novembro de 2023

A FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE FUTEBOL DE MESA ESTÁ COMPLETANDO 44 ANOS DE VIDA


 
No dia 3 de novembro de 1979 aconteceria um fato que mudaria a história do futebol de mesa brasiliense.
O movimento pró-fundação da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa teve seu ponto culminante por ocasião da realização do Torneio Rio-Brasília, nos dias 1, 2 e 3 de novembro de 1979.
O apoio da imprensa falada e escrita (principalmente o Jornal de Brasília) ao torneio interestadual proporcionou uma grande afluência de interessados em saber como fazer parte do movimento para a criação da F.B.F.M.
A assistência ao encontro entre cariocas e brasilienses foi muito grande e dela fizeram parte alguns interessados em criarem os seus clubes, tais como Gaspar Vianna (que fundaria a Telestar), Paulo Sérgio Nader (Serrano) e também o renascimento da Associação de Futebol de Mesa de Brasília através de Walter Morgado. Já existiam o Ceub (liderado pela dupla Sérgio Netto e Márcio Da Rós) e a UDF (onde se destacavam João Resende e José Ricardo Almeida).
Com uma reunião de cerca de duas horas, que teve como local o Riviera Hotel, no Setor Hoteleiro Sul, e contou com a presença do Presidente da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro, João Paulo Mury, e de três botonistas de Brasília (José Ricardo Almeida, Márcio Da Rós e Sérgio Netto), a Federação Brasiliense de Futebol de Mesa foi fundada oficiosamente no dia 3 de novembro de 1979, vindo a concretizar um velho sonho dos botonistas de Brasília.
Com a criação da Federação, conseguiu-se acabar com um antigo problema: a regra utilizada. Existiam clubes e técnicos que promoviam torneios internos, cada um com sua própria regra. A Federação procurou uniformizar a regra de tal forma que conseguiu atender às necessidades de todos os praticantes.
No dia 11 do mesmo mês, visando a homologação dessa Federação, foram realizadas eleições para se conhecer os membros componentes de sua primeira Diretoria, que ficou assim constituída:
Presidente: Márcio Luiz Da Rós;
Vice-Presidente: José Maria Silvano;
Secretário-Geral e Diretor de Relações Públicas: José Ricardo Almeida;
Diretor Técnico: Sérgio Netto;
Diretor de Patrimônio: João Resende;
Tesoureiro: Cícero Barros e
Assessor Jurídico: Gaspar Vianna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário