segunda-feira, 8 de maio de 2023

BOTONISTA EM FOCO: André Malcher


André Luís Rodrigues Malcher Lopes nasceu em Brasília (DF), no dia 8 de maio de 1967.
Aprendeu a gostar do futebol de mesa ainda na infância com seu pai, David Malcher, que se transferiu do Rio de Janeiro para Brasília em 1960.
Quando David percebeu que seus três filhos, André Luís, Marco Aurélio e Renato José, mais os primos Luiz Otávio e Roberto Pessoa, gostavam do futebol de mesa, abandonou a antiga mesa que tinha e construiu o “Malcherzão”, nome do estádio que ficava no centro da sala do apartamento onde morava no Bloco C da 403 Norte.
Utilizavam uma regra baseada no “leva-leva”, mas com número de toques limitados.
David conheceu as regras de três toques em 1982, quando passou a participar das competições do Clube Recreativo Flama. No ano seguinte, 1983, levou André para conhecer a regra dos 3 Toques e a participar dos diversos torneios promovidos pelo clube comandado por Ermânio Farias, na mesma quadra onde moravam, a 403 Norte.
Ficou no Flama até 1985, ano em que participou, pela primeira vez, de um Campeonato Brasileiro Interclubes, defendendo as cores vermelha e preta do Flama em Juiz de Fora (MG).
De 1986 a 1988, foi técnico do Asa Norte. Parou por um período e, em 1994, passou a integrar a equipe da Academia de Futebol de Mesa, que ficava na 211 Norte. Aqui voltou a praticar mais regularmente o futebol de mesa e teve papel importante na administração dessa sede, pois atuou como uma espécie de “gerente” (trabalhou como funcionário da Academia) e de “professor”, recebendo os vários novatos que surgiram, ensinando-os a regra dos 3 Toques e ajudando na organização dos torneios entre esses estreantes, que lá apareciam para conhecer a nova regra, dentre eles, o de maior destaque, Tarcízio Dinoá Junior, campeão brasileiro individual de 2009.
De 1994 a 1996 foi técnico da Academia. Voltou a disputar o Brasileiro Interclubes em 1995, em São José do Rio Preto (SP).
Em 1996, disputou o 1º campeonato interno da Academia, sua última competição oficial.
O tempo passou e André acabou se afastando do futebol de mesa, principalmente motivado pelo falecimento de seu pai (ocorrido em 8 de janeiro de 1998) e pelo trabalho.
No final de 2018, convidado por seu primo Roberto Pessoa, retornou à prática, desta vez na ACAFUMA, de Águas Claras, onde foi muito bem recebido e onde se encontra até hoje, em busca de novos desafios. Ali reencontrou velhos amigos e fez novas e boas amizades, sendo muito grato pelo incentivo de todos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário