domingo, 14 de maio de 2023

HÁ 40 ANOS NO FUTEBOL DE MESA BRASILIENSE: o Torneio “Sobradinho Ano XXIII”


Paulo Nader (de vermelho), João Paulo Mury, Sérgio Netto e José Ricardo


Sobradinho, a cidade serrana do Distrito Federal, completou 23 anos de existência no dia 13 de maio de 1983. Procurando homenagear a cidade da melhor forma possível, seus dois clubes de futebol de mesa (Serrano e Leãozinho) promoveram um torneio no dia 14 de maio de 1983, denominado “Sobradinho Ano XXIII”, que contou com a participação de 9 técnicos, sendo cinco dos clubes promotores e quatro convidados.
Assim, tomaram parte Jan Buarque (Cigarrets) e Jean Buarque Jr. (Eldorado), do Serrano; Paulo Nader (Bugre), Sinval Gusmão (Planethario) e Luiz Gomes (Dragão Vianense), do Leãozinho; Walter Morgado (Dragão Negro) e José Carlos Libório (Signus), da A.F.M.B.; Sérgio Motta (Mengole), do Alfa; e José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), da UDF.
Os jogos tiveram início às 9 horas e só foram encerrados às 19 horas, com um intervalo para o almoço, totalmente financiado pela organização do torneio.
Inicialmente, os 9 técnicos foram divididos em três grupos, onde classificavam-se os dois primeiros colocados, respectivamente: Paulo Nader e Libório, no Grupo A, Sinval e Walter no B e Jan e José Ricardo no C.
Dois novos grupos foram formados: o D, com Walter, Paulo Nader e Jan e o E, com Sinval, Libório e José Ricardo. Os vencedores dos dois grupos decidiriam o torneio.
Foram eles, Walter, no Grupo D, e José Ricardo, no E.
Depois de estar perdendo no 1º tempo por 1 x 0, José Ricardo virou o placar no segundo para 3 x 1, saindo vitorioso e conquistando um belíssimo troféu. Walter foi o segundo colocado e também ganhou um bonito troféu. Jan venceu Libório, por 5 x 2, e ficou com a terceira colocação.
No total, foram realizados 17 jogos, onde foram assinalados 80 gols, perfazendo a excelente média de 4,7 gols por jogo. Os ataques mais positivos foram os do Cigarrets e do Estrela Solitária, ambos com 14 gols, seguidos de perto pelo do Dragão Negro, com 13. A defesa menos vazada foi a do Estrela Solitária, com 6 gols contra. O botão-artilheiro foi o nº 8 (Bellatrix), do Estrela Solitária, com 7 gols, quebrando uma longa e inédita série de conquistas do nº 1959, do Cigarrets, que sempre foi artilheiro de todos os torneios de que participou.
Estiveram presentes durante os jogos João Paulo Mury, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, e Sérgio Netto, presidente da Federação Brasiliense da modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário