domingo, 28 de maio de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Walter Morgado (in memoriam)


Walter Morgado nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 28 de maio de 1931.
Começou a dar suas primeiras palhetadas em 1941, na regra do “leva-leva” e os seus primeiros botões foram de capa de casaco, de coco e de galalite.
Conquistou três campeonatos na regra do “leva-leva”, nos anos de 1944, 1946 e 1957.
Em Brasília desde 1961, Walter passou a praticar o futebol de mesa na Capital Federal com um grupo de amigos das quadras vizinhas à dele (306 Sul) em 1968 e, em 1971, criaram a Associação de Futebol de Mesa de Brasília, onde jogava na regra do passe obrigatório. Foi vencedor de 16 torneios, entre 1968 e 1977.
Começou a jogar na regra dos três toques em novembro de 1979. Suas principais conquistas foram: I “Copa do Mundo” e o II Torneio Aberto de Futebol de Mesa de Brasília, ambos em 1980; foi tetracampeão do campeonato interno da Associação nos anos de 1980 a 1983; a II Taça São José dos Campos, em 1982 (esta na regra do Vale do Paraíba-SP); a II Copa Alfa em 1983; o VI campeonato interno da UDF, em 1984; a IV Taça Brasília de Futebol de Mesa, em 1985 e o 1º campeonato interno da ASCADE, em 1990. Além disso, foi campeão brasiliense interclubes nos anos de 1988 e 1993.
Sua última competição foi o Campeonato Interno da AABB, disputado no período de 18 de fevereiro a 13 de maio de 1995, chegando na quarta colocação.
Daí em diante, começou a sentir fortes dores nos joelhos, que o fizeram parar de vez logo depois.
Seu time era o Dragão Negro (em homenagem ao Flamengo, sua paixão futebolística).
Durante todo esse período fazia questão de iniciar cada ano, sempre no dia 1º de janeiro, com um amistoso contra seu filho Antônio Carlos Morgado (Arsenal). Disputou poucos brasileiros e, talvez, por isso, não seja muito conhecido nacionalmente. Mas, os que não o conheciam podem ter certeza: era um dos melhores jogadores de futebol de mesa do Brasil.
Faleceu no dia 2 de fevereiro de 2008, vítima de um ataque cardíaco fulminante.




3 comentários:

  1. Amigo José Ricardo,
    Por seu intermédio eu tive contato com o grande e inesquecível Walter Morgado. pessoa maravilhosa e que em todo final de ano trocavamos nossos cartões de natal. Tenho arquivado, como um documento importante o último que recebi dele. Dizia:
    Amigo Adauto
    retribuo votos de Feliz Natal e Ano Novo.
    Infelizmente meu Natal de 2007 não será como de outras datas, pois a minha esposa cumpriu sua missão aqui na terra e partiu para junto de JESUS.
    Amigo Adauto e esposa
    Sejam muito felizes . Boas festas, votos do Amigo Morgado.

    Em tempo: Fiquei contente em saber de sua volta ao futebol de mesa, desejo sucesso em suas novas conquistas...
    Abraços do amigo de sempre
    Morgado.
    Junto veio um cartão com a fotografia de Maria da Conceição Soares Morgado, falecida em 29.05.2007.
    A minha tristeza aumentou em 2 de fevereiro ao ler no Futmesa News a noticia da morte desse amigo querido, que nunca tive a oportunidade de abraçar e dizer o quando era estimado.
    Parabenizo-o pela homenagem a esse gigante do futebol de mesa brasileiro, ao mesmo tempo que acredito que esteja com tantos outros amigos queridos formando o grande time espiritual que nos aguarda quando a nossa hora chegar.
    Obrigado, José Ricardo, por trazer essa pessoa para nós, com a força de seu coração.
    Abraços
    Adauto Celso Sambaquy

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conhecer um dos maiores botonistas desse país em 1984, por ocasião do V Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa. Além de um grande cavalheiro, era um excelente botonista. Walter Morgado.

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de jogar com Morgado e seu filho Antonio Carlos. Dois grandes botonistas. Hoje,aposentado, aos 67 anos de idade e há 21 morando em Curitiba, após 31 de Brasília, encontro, surpreso, no Google, o registro de meu nome em torneio de botão, junto aos dois jogadores mencionados. A oportunidade deste espaço me permite recordar esse tempo bom, quando jogava partidas com os Morgado no andar superior de uma loja da Asa Norte, perto do CEUB, à noite, após dia de trabalho. Mas não só isso: dá-me a possibilidade de homenagear o saudoso Walter Morgado,figura inesquecível. Em 17 de agosto de 2012. Julio Cesar Roffé (julioroffe@hotmail.com)

    ResponderExcluir