quinta-feira, 4 de maio de 2023

15 ANOS DE BOLA QUADRADA


Por Marcus Amorim

Como a maioria dos meninos nascidos entre os anos 50 e 70 (sou de 1966), também joguei muito botão quando era moleque, até a adolescência. Depois, também como para a maioria, meus botões ficaram guardados com cuidado no armário, mas totalmente sem uso. Mas o destino quis que esses velhos botões fossem chamados à ativa novamente!

Um belo dia, lá pelo meio do ano de 2005, estávamos eu e meu concunhado, Rafael, cortando chapas de MDF para produzir algumas bancadas, quando sobrou um “pequeno retalho” de 1,6 metro de comprimento, por uns 0,9 de largura. Rolou um jogo de empurra-empurra para saber quem ficaria com o trambolho, quando num estalo vimos nele a possibilidade de diversão em forma de um campo de futebol de botão. Corri à internet, baixei algumas regras, peguei algumas medidas e riscamos com uma pequena caneta verde nosso primeiro campo.
Logo depois organizamos um torneio com a presença, além da minha e do Rafael, do Paulo, filho do Rafael, e do meu compadre Iran, que também tinha guardado seu velho time e ficou empolgadíssimo com a ideia. Sucesso absoluto!

Imediatamente encontramos outros amigos que também andavam dando suas palhetadas. Conheci o pessoal que joga 3 toques na AABB, onde aparecia de vez em quando para tomar umas surras. Depois de experimentar algumas regras, o grupo que estava se formando acabou optando pelas regras oficiais do Dadinho, praticadas no Rio de Janeiro.
Fomos nos organizando e a brincadeira acabou culminando na formação de uma associação de botonistas, o Bola Quadrada.
A associação foi fundada no dia 4 de maio de 2008, no salão de festas do prédio do Hamilton, na 104 Sul.
Sua primeira diretoria foi assim escolhida:
Presidente: Marcus Guilherme de Amorim;
Vice-Presidente: Hamilton Ruggieri Ribeiro;
1º Secretário: Bruno Santos Gomes Machado;
2º Secretário: José Sylvio de Carvalho Junior;
1º Tesoureiro: Marcos André da Silva e
2º Tesoureiro: Edisom Rogério Aidas Hott.
Foram também fundadores do Bola Quadrada Carlos Eduardo Francisco Haydt, Francisco Giusepe Donato Martins, Bruno Gustavo Touban Romar, Paulo Sérgio Silva Junior, Leonardo do Vale Kirsch, Marcelo Santiago Pereira, Pedro Henrique dos Santos Silva e Fernando Gomes Pereira.
Nessa época, como disse uma vez o Hamilton, nossa sede era a maior do país, pois estava espalhada pelas residências dos associados, desde Sobradinho até o Lago Sul, passando pelas asas Norte e Sul. Nos reuníamos uma vez por mês para a realização de um torneio. Na manhã do torneio um caminhão de frete passava nas casas de diversos de nós pegando as mesas que seriam levadas ao local do torneio. No final da tarde era feito o caminho contrário. Dava um trabalho danado, mas era bom demais!
Pouco depois da fundação, ainda em 2008, o Bola Quadrada conseguiu sua primeira sede, ou meia sede. Na verdade, alugamos um espaço num depósito em uma sala de uma academia de dança na CLN 309. Lá colocamos todas as mesas dos associados que se dispuseram a cedê-las. Toda quinta-feira nós esperávamos o intervalo entre duas aulas e tirávamos correndo as mesas para a área externa da academia, onde realizávamos nossos jogos semanais. Para os torneios oficiais, uma vez por mês aos domingos, usávamos a ampla sala de dança. Era um trampo danado, mas pela primeira vez tínamos as mesas todas em um só lugar e podíamos jogar semanalmente. Bom demais!
Em abril de 2009, conseguimos nossa primeira sede de verdade. Depois de uma busca bem-sucedida do Bruno Machado, alugamos uma ótima sala na APCEF, onde teríamos finalmente nossas mesas montadas permanentemente. O Bola Quadrada estava ficando cada vez mais organizado. Com isso, a modalidade Dadinho no DF passou a crescer com mais consistência.
Por volta de 2014 o Bola Quadrada se transferiu para a AABB, onde já funcionava a modalidade 3 toques. Com a transferência, passamos a defender a AABB nos torneios oficiais, a associação Bola Quadrada foi encerrada, mas a marca Bola Quadrada, por ter se tornado muito forte e conhecida em todo o país, além é claro do apego sentimental, continuou a ser utilizada pelo grupo.
Com o tempo e com o crescimento, alguns grupos foram se separando do Bola Quadrada e formando outros clubes de dadinho em diversos pontos do DF. O Guará Esporte Clube foi o primeiro, depois vieram o CAESO e a ASCADE. Hoje, completando 15 anos depois de começarmos a praticar a modalidade dadinho no DF, em varandas, garagens e salões de festas, a modalidade está sedimentada e crescendo, contando com diversas agremiações federadas.







2 comentários:

  1. Sensacional. Ótimas lembranças. Abs ao Marcão e a todos do BQ!

    ResponderExcluir
  2. Ass: Bruno Machado. Rsrsrs

    ResponderExcluir