segunda-feira, 22 de maio de 2023

OS CLUBES DO DF: Associação Guará de Futebol de Mesa


Localizada na cidade-satélite do Guará, a Associação Guará de Futebol de Mesa foi fundada no dia 22 de maio de 1982, quando foi eleita a sua primeira diretoria, assim composta: Presidente - Ildefonso Michiles, Vice-Presidente - Antônio Cardoso, Diretor-Técnico - Antônio Carlos Pimentel, Diretor de Finanças - Voltaire Gomes e Secretário/Relações Públicas - Carlos Gilberto Barbosa.
Além desses, foram fundadores da A.G.F.M. Enedino Carvalho, Ivan Lemos, Adinalino Reis, Milton Moraes e Roberval de Paula.
Três dias depois de sua fundação, realizou o seu primeiro campeonato interno (encerrado em 17 de julho do mesmo ano), que contou com a participação de nove técnicos e teve como primeiro campeão o técnico Roberval de Paula (Águia Branca).
No mês de junho de 1982 Antônio Carlos Pimentel lançou o boletim informativo O GAROTO DO PLACAR, que ainda tinha como colaboradores Carlos Gilberto Barbosa, Nilton Lopes e Álvaro Lobo.
De 10 de outubro a 19 de dezembro de 1982, o Guará participou pela primeira vez do Campeonato Brasiliense Interclubes. Um total de 12 clubes, sendo 10 de Brasília e 2 da Cidade Ocidental (GO). Os clubes foram representados por três de seus técnicos. O Guará jogou com Antônio Carlos Pimentel, Ildefonso Michiles e Ivan Lemos e ficou na oitava colocação.
Pouco tempo depois, de 13 a 16 de janeiro de 1983, em Juiz de Fora (MG), foi a vez do Guará fazer sua estreia no Campeonato Brasileiro Interclubes. As equipes eram formadas por duplas, totalizando 40. O Guará foi representado por Antônio Carlos Pimentel e Renato Rocha e ficou com a 12ª colocação no final.
No dia 23 de janeiro de 1983, aconteceu o Torneio de Inauguração da nova sede da Associação Guará de Futebol de Mesa.
De 7 a 22 de maio de 1983, para comemorar o seu primeiro ano de existência, o Guará promoveu quatro torneios1983: Troféu "Lobo", que reuniu os sócios fundadores, num total de dez; Troféu "Daniel Cardoso", com todos os botonistas do Guará (primeira e segunda divisões), Troféu "Garoto do Placar", oito técnicos do Plano Piloto e do Guará e o Troféu "I.M.R.C.", com os botonistas que não conseguiram classificação para os torneios Daniel Cardoso e O Garoto do Placar.
O Guará foi sexto colocado no Brasiliense de Clubes disputado de 24 de setembro a 24 de dezembro de 1983, com a participação das sete agremiações filiadas à F.B.F.M., representadas por quatro de seus técnicos. Efetuaram um rodízio para defender as cores do Guará Álvaro Lobo, Antônio Carlos Batista, Antônio Carlos Pimentel, Carlos Gilberto Barbosa, Renato Rocha, Ricardo Sant’Anna e Roberval de Paula.
No Campeonato Brasileiro disputado de 9 a 11 de fevereiro de 1984, em Brasília, o Guará ficou em 20º lugar. Jogaram pelo Guará Antônio Carlos Pimentel, Carlos Gilberto Barbosa e Renato Rocha.
Sete agremiações participaram do Campeonato Brasiliense Interclubes, iniciado em 6 de outubro e encerrado em 8 de dezembro de 1984. O Guará ficou em 6º lugar, representado por Antônio Carlos Batista, Antônio Carlos Pimentel, Jânio Bangoim, Márcio Parente e Renato Ribeiro.
Passou os anos de 1985 e 1986 desativada, sem nenhuma atividade.
Apesar de desativada e afastada das competições oficiais da Federação, a Associação Guará promoveu de 7 a 14 de maio de 1987 um torneio comemorativo ao seu 5º aniversário de fundação, chamado de II Copa Guará.
Voltou a realizar seu campeonato interno de 7 de julho a 26 de novembro de 1988.
No ano seguinte, também voltou a disputar um Campeonato Brasiliense Interclubes, de 4 a 11 de março de 1989. Disputado por quatro clubes, em dois turnos, foi realizado no Cota Mil. O Guará ficou com a quarta colocação, jogando com Álvaro Lobo, Antônio Carlos Pimentel, Danilo e Roberval de Paula.
Foi a última competição disputada pelo Guará.
Já no ano seguinte, 1990, sem contar com o apoio dos associados do Guará, Antônio Carlos Pimentel implantou o futebol de mesa na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde trabalhava.




Nenhum comentário:

Postar um comentário