sábado, 6 de maio de 2023

BOTONISTA EM FOCO: André Brandão


André Barbosa Brandão nasceu em Brasília (DF), no dia 6 de maio de 1982.
Começou no futebol de mesa em 1995, em um torneio para aspirantes, realizado na Cidade Ocidental (GO), por influência de seu pai, Paulo Airton, também botonista, e de William Dias (que cedia o espaço em sua casa para a realização dos torneios), que tiveram a paciência de ensinar as regras e disponibilizar times para que a molecada pudesse iniciar a prática do esporte.
Uma passagem interessante: pouco tempo depois do seu nascimento, André foi homenageado ao ter seu nome no troféu oferecido ao campeão da segunda Copa Ocidental de Futebol de Mesa (de 1º de outubro a 4 de novembro de 1982).
Teve como professor e incentivador William Dias, que com muita paciência o ensinou a dinâmica da nada fácil regra de 3 toques.
Nessa época, o William disse que deveria escolher o nome do time com que passaria a jogar nos torneios. Sem muita ideia, André pegou uma revista Placar, que no final trazia escudos dos mais variados times do futebol mundial para serem colados nos times de futebol de mesa, e disse que o escudo que estivesse lá seria o do seu time. Lá estava o Dinamo de Zagreb, da antiga Iugoslávia, hoje Croácia, nome e cores que mantém até hoje.
No Clube Ocidental formou seu caráter como esportista e aprendeu a importância do cultivo da amizade.
Títulos vieram premiando sua insistência e determinação, tais como campeão do Interno do Clube Ocidental em 2006, 2013 e 2014; campeão da Taça Ocidental de 2015; campeão da Copa do Mundo do Clube Ocidental em 2014 e campeão da Copa América do Clube Ocidental em 2015. Seu último título conquistado no Clube Ocidental foi a Premier League, em 2020.
O Clube Ocidental ficou um tempo inativo e André passou a defender as cores do Gama, onde jogou de 2005 a 2009.
Também ficou um tempo parado e, quando retornou ao futebol de mesa, recebeu o convite para jogar na tradicional AABB, onde foi muito feliz e conheceu melhor vários dos grandes botonistas que sempre foi fã.
No dia 21 de abril de 2016, teve o privilégio de ser sócio fundador da gloriosa ACAFUMA, que iniciou com um projeto modesto e hoje está brilhando nas mesas pelo Brasil.
Já como associado da ACAFUMA, no dia 7 de maio de 2022, André sagrou-se campeão da Champions League, competição promovida pela Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, após brilhante campanha invicta: seis jogos, seis vitórias, 14 gols a favor, três contra.













Nenhum comentário:

Postar um comentário