quarta-feira, 31 de maio de 2023

HÁ 40 ANOS NA HISTÓRIA DO FUTEBOL DE MESA BRASILIENSE: quatro torneios no Guará - 1983


Para comemorar o seu primeiro ano de existência, a Associação Guará de Futebol de Mesa promoveu quatro torneios entre os dias 7 e 22 de maio de 1983: Troféu "Lobo", que reuniu os sócios fundadores, num total de dez; Troféu "Daniel Cardoso", com todos os botonistas do Guará (primeira e segunda divisões), Troféu "Garoto do Placar", oito técnicos do Plano Piloto e do Guará e o Troféu "I.M.R.C.", com os botonistas que não conseguiram classificação para os torneios Daniel Cardoso e O Garoto do Placar.
No dia 22 de maio, decidiram o "Torneio dos Fundadores" Antônio Carlos Pimentel e Roberval de Paula. Com sensacional atuação, Pimentel goleou Roberval por 6 x 2, sagrando-se campeão. Carlos Gilberto Barbosa ficou em terceiro lugar.
Daniel Cardoso, filho de Antônio Cardoso, ex-Vice-Presidente da AGFM, aniversariou no mesmo mês do clube. Assim, visando homenageá-lo, Antônio Cardoso convidou a todos os técnicos do Guará, mesclando a primeira com a segunda divisões, dando o nome de seu filho ao torneio. Vencendo o Timex (José Martins Jr.), na final, também realizada no dia 22 de maio, por 2 x 0, o Vidigal (Antônio Carlos Pimentel) conquistou seu segundo título. Álvaro Sampaio (All Stars) foi o terceiro colocado.
IMRC, iniciais de Ildefonso Michiles Rodrigues de Carvalho, foi mais um torneio disputado, homenagem prestada ao presidente do Guará, que se despedia de suas funções. Tomaram parte botonistas do Guará que não lograram classificação para os torneios Daniel Cardoso e O Garoto do Placar. Na final, Jefferson Soares (Mixto) e Adinalino Reis (Bahia) empataram em 1 x 1 no tempo normal de jogo e, na cobrança de pênaltis, Jefferson venceu por 2 x 1.
Por último, o Torneio "O Garoto do Placar", realizado em 21 de maio, reunindo técnicos do Guará e convidados de associações co-irmãs, no total de oito: Álvaro Sampaio, Antônio Carlos Pimentel, Carlos Gilberto Barbosa, Eduardo Almeida, Ermânio Farias, José Ricardo Almeida, Nilton Lopes e Walter Morgado, que foram divididos em dois grupos na primeira fase do torneio. Chegaram à final, vencedores dos seus grupos, Walter Morgado (Dragão Negro) e José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), com a vitória do primeiro, pelo marcador de 3 x 2. Eduardo Almeida (Squadra Azzurra) foi o terceiro colocado, depois de vencer Álvaro Sampaio (All Stars) por 1 x 0. Pimentel ficou com a quinta colocação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário