domingo, 1 de janeiro de 2012

COMEÇO DE CONVERSA


A ideia de criar um site para falar das coisas do futebol de mesa de Brasília é antiga. As dificuldades técnicas, juntadas a uma certa “ignorância” em relação a mexer em páginas da web, fizeram com que eu mudasse para a simplicidade de um blog.
Juntei os prós e contra e tomado de um certo saudosismo (do tempo em que confeccionava em papel os boletins K Entre Nós e também o Bola de Feltro e o Três Toques), imaginei que seria interessante para todos nós a volta de um veículo informativo, desta vez virtual. E aqui está o blog da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa.
Entre a vontade de criar o blog e a sua concretização, poderemos passar por alguns percalços, dentre eles a famosa “falta de tempo”. Por mais que o tenha, sempre haverá imprevistos que possam atrasar o lançamento das novidades no blog. Isso é comum! Desde já, pedimos nossas desculpas quando isso ocorrer.
Para tentar combater a “falta de tempo” podemos combinar de tornar esse blog uma espécie de “encontro de amigos” que se reúnem para jogar botão. De qualquer forma, uma coisa é certa: ele será SEMPRE melhor com a colaboração de todos, enviando matérias, sugerindo novas seções, respondendo às entrevistas e, principalmente, participando das nossas competições.
Fechado o ano de 2011, temos muita coisa para contar na “Retrospectiva 2011”.
Conforme está programado, a bola já estará rolando no próximo mês de fevereiro. Assim sendo, também estamos divulgando o nosso calendário para o ano que começa.
Tentaremos, de maneira informal, passar para os nossos botonistas o que de mais importante está acontecendo. Procuraremos falar um pouco de cada torneio realizado em Brasília no ano de 2012.
Teremos espaço para divulgarmos nossas programações, oficiais e extra-oficiais, deliberações da CBFM etc.
Além das últimas novidades em relação a torneios, pretendemos colocar à disposição de todos espaço para conhecermos mais os nossos botonistas, na seção ‘BOTONISTAS DE A a Z – AMIGOS PARA SEMPRE”.
Nosso primeiro homenageado será Walter Morgado, que dispensa comentários por toda a sua história no futebol de mesa de Brasília.
Não só os que nos deixaram serão destacados aqui. Pode ser um botonista em atividade ou inativo momentaneamente. Também conto com a colaboração de vocês para as devidas atualizações, correções e acréscimos das informações.
Não precisam se preocupar com os principais títulos de cada um, pois tenho em meus alfarrábios todos os campeonatos realizados em Brasília. Ainda assim, caso queiram acrescentar um torneio que não esteja relacionado, sintam-se à vontade.
Procuraremos deixar registrado um pequeno histórico de todos os times que já disputaram competições oficiais em Brasília. No tempo do BOLA DE FELTRO impresso a seção se chama OS ESQUADRÕES DE BRASÍLIA (caso alguém queira dar sugestão para outro nome, estejam à vontade).
Nesse primeiro número, a homenagem vai para o Verdão, campeão da Taça Brasília e do Ranking de 2011.
Ainda não sei a regularidade da postagem, pode ser semanal ou quinzenal, não mais do que isso.
Já tenho alguns prontos, retirados dos antigos boletins e que, antes de sua publicação, solicitarei ao técnico uma atualização.
Mas também registrarei times de botonistas que não mais estão nesta vida ou até mesmo pararam de jogar.
Como colaborar? Enviando nome completo do time, data de fundação, um pequeno histórico explicando o motivo do nome, as cores oficiais ou originais do time, suas escalações originais e alternativas e tudo o que julgar importante aparecer na história do time.
Aproveito a oportunidade para solicitar ao Paulão os escudos que constam da nossa Galeria para que seja publicado junto aos times quando forem destacados no blog. Caso tenham escudo e alguém possa redesenhar (o Tarcízio, por exemplo), mande para ver o que é possível ser feito.

Tentaremos não esquecer de divulgar os ANIVERSARIANTES DA QUINZENA. É sempre bom poder dar um abraço nos amigos, nem que seja virtual!

Na seção TÚNEL DO TEMPO, procuraremos registrar os principais fatos ocorridos em todos esses anos de futebol de mesa de Brasília, desde o final do ano de 1979 até os dias de hoje, alguns com mais detalhes, outros com menos. O importante é deixar registrado.
Você vai poder voltar no tempo e certamente se lembrar daquela competição que participou ou de algum fato em que esteve presente, como, por exemplo, a fundação de um clube.

Gostaria de convidar os amigos Álvaro Sampaio, Antônio Carlos e Digão, que tiveram uma participação bastante interessante na época dos boletins impressos para que voltem a escrever suas colunas. Caso aceitem, favor criar o nome para as suas seções. Estudaremos qual será a sua periodicidade. Em princípio, para não deixar ninguém exausto, pode ser mensal.
Lembro que no BOLA DE FELTRO o Digão participava com a seção ANÁLISE TÁTICA e o Antônio Carlos com a A REGRA NÃO É CLARA. O Álvaro não tinha um nome, pode criar agora.
Isso não quer dizer que outros não poderão/deverão participar. Já imaginaram, por exemplo, uma seção com os prognósticos do Tritu?

Teremos uma seção humorística, contando os “CAUSOS” DO FUTEBOL DE MESA BRASILIENSE, as situações mais engraçadas ocorridas nas duas principais mesas: a de jogo e a do bar. Temos um amigo que certamente será o centro das atenções aqui. Mas temos muito mais coisa engraçada para contar. Recomendo que todos desarmem seus espíritos, levem na esportiva as brincadeiras que aqui aparecerem. O que aqui for publicado será somente com a intenção de distrair o nosso ambiente, de provocar risadas e comentários bem humorados. Não terá nenhuma conotação no sentido de menosprezar esse ou aquele, melindrar esse ou aquele. Relaxem!

Conheceremos algumas dicas para cuidar do seu time, as providências que são tomadas por cada um para aumentar o rendimento dos seus craques. Experiências testadas e aprovadas nas mesas.
Neste primeiro momento, colocarei as dicas de um botonista de São Paulo, praticante da regra de 12 toques. Vejam o que vocês podem assimilar com os seus ensinamentos.

Todos nós temos um jogo que consideramos inesquecível. Que tal encaminhar para mim um breve relato de um jogo que você considera nunca esqueceu. Aquele jogo que em qualquer conversa você sempre lembrará dele. Se não lembrar da data correta, eu posso ajudar talvez com o ano, ou o mês. O importante é que cada um de nós temos aquele jogo que consideramos inesquecível.

Achamos que os vencedores devem ser sempre lembrados, assim como os demais colocados. Afinal de contas, as conquistas foram com muito sacrifício para simplesmente caírem no esquecimento. Se não deu para ser campeão, que comemoremos o vice-campeonato ou até mesmo o terceiro lugar. Assim, teremos uma seção falando desses personagens. Ainda não nos definimos em relação ao nome: pode ser PODIUM ou TOP TEN ou OS CAMPEÕES. Conto com a opinião de vocês.
Divulgaremos rankings históricos de todas as principais competições do futebol de mesa de Brasília.

No nosso “MUSEU DO FUTEBOL DE MESA”, em princípio, colocaremos fotos antigas de nossos técnicos e de nossas competições. Vocês não acreditarão que são eles quando virem postadas aqui fotos de Jan Buarque ou Paulo Caruso! Mas também queremos que os amigos possam tirar fotos de times antigos e as mande para mim. Ou de uma taça, aquela bem velhinha, mas que você tem como a mais importante de sua coleção.
O principal aqui será lembrar dos velhos tempos.

Essas são algumas que imaginei. Outras poderão surgir com o decorrer do tempo, sempre baseado na simplicidade de sua confecção e preocupado em prestar as informações tempestivamente. Também aceitamos outras sugestões.
O principal objetivo do blog é fazer com que todos participem, mesmo aqueles que se encontram inativos no momento. Quem sabe eles retornam em 2012!
Conto com a colaboração de todos vocês.
Um grande abraço.

José Ricardo Caldas e Almeida

3 comentários:

  1. Meu amigo José Ricardo,
    Fico feliz em saber que a sua ânsia em relatar os fatos do futebol de mesa estão voltando a se manifestar com intensidade. Eu tenho a certeza de que guardas a história de nosso esporte em sua memória e nos seus arquivos implacáveis. Parabenizo-o pela iniciativa e tenho a certeza de que todos nós seremos engrandecidos com que o que vieres a publicar, pois és uma verdadeira enciclopédia do futebol de mesa.
    Tenha certeza que poucos são os podem fazer alguma coisa pela história de nosso esporte. Muitos são os que gostam, amam e desejam sempre praticar o futebol de mesa, mas que não perdem um segundo de suas vidas para anotar, assinalar, descrever campeonatos, disputas, ou mesmo descrever fatos pitorescos que acontecem.
    Nós temos uma história riquissima, iniciada na década de 30, com o nosso querido e inesquecível amigo Décourt e que continua, ganhando corpo durante todos os anos seguintes. Seu trabalho, assim como o meu, será o de resgatar tudo isso antes que sejam esquecidos e desapareçam na poeira dos tempos.
    Eu tenho mantido uma coluna no blog da AFM Caxias do Sul, entidade que criei em 1965 e que nesse ano completará 47 anos de existência. Tudo isso está motivando o pessoal de lá em transformar em um livro, cuja validade será a transcrição da história daquela agremiação, misturada à minha própria história.
    Quem sabe lá eu consiga, pois estou guardando tudo isso para tornar esse sonho em realidade.
    Meu amigo querido, continue a fazer aquilo que gosta, mesmo que não seja semanal, ou mesmo quinzenal. O futebol de mesa necessita disso e nós somos poucos que podemos deixar algo escrito para que um dia, futuros botonistas saibam como foi dificil chegar ao ponto que chegou.
    Receba meu abraço estimulante e agradecido por sua coragem.
    Adauto Celso Sambaquy

    ResponderExcluir
  2. Olá José Ricardo.
    Suo Almo de Paula, jogador do Paraná e que estive recentemente em Brasília jogando o Brasileiro de Dadinho na APCEF/DF. Muito boa sua iniciativa em relação ao blog, mas sugiro que outras modalidades, que possuem vários praticantes como o Dadinho e a 12 toques, também tenham espaço e possam conviver na Federação Brasiliense. Aqui no Paraná somos muito democráticos e temos conseguido levar as modalidades em harmonia. Sempre senti um certo ar de nostalgia e distanciamento em relação a 3 toques e acredito que a maneira mais imediata de voltarem a crescer é participando das outras modalidades e aceitando jogadores interessados que venham a somar também.
    Sou o responsável da FPFM por outras modalidades e estou interessado em resgatar o Paraná para a 3 toques, vamos mantendo contato em relação a isto.
    Um feliz ano e grande abraço
    Almo

    ResponderExcluir
  3. José Ricardo Almeida1 de janeiro de 2012 às 21:09

    Caro Almo,
    Nunca tive e nunca terei nada contra outras regras. Sempre achei que é tudo futebol de mesa!
    Tanto é assim que entre os BLOGS E SITES AMIGOS está o endereço do BOLA QUADRADA, do meu amigo Marcus Amorim, praticante da regra do dadinho.
    Não conheço ninguém de 12 toques em Brasília.
    A idéia inicial era focar na regra de três toques devido, principalmente, ao tempo que tenho nela (desde 1979) e também por juntar material histórico desde esta época, facilitando a postagem das matérias que sairão.
    Certamente poderemos conviver em harmonia. Isso já acontece entre dadinho e três toques, com participações de técnicos das duas modalidades em ambas as categorias.
    A amizade estará sempre acima de qualquer tipo de bola ou quantidade de toques ou de regras!
    Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo título de campeão brasileiro conquistado em Brasília. Estive acompanhando alguns jogos seus e de seu parceiro de clube, "Seu" Nilson.
    Um feliz 2012 para você também.

    ResponderExcluir