sábado, 7 de janeiro de 2012

DICAS: CUIDADOS COM SEU TIME


Por Paulo Sérgio Lahoz Audician, o Farinha, botonista de São Paulo


Uma coisa que não admito é time meu prender ou estar riscado. Botão tem que voar baixo, como na Fórmula 1. Quanto melhor tratado, melhor será a recompensa para o nosso dia-a-dia botonístico. Um botão bem cuidado lhe proporciona o prazer de chutar de onde você prefere, ou melhor, chutar do local que você quiser. Isso não é lindo!
Primeiro, vamos falar sobre os times já desgastados pelo tempo, com riscos na parte de cima e debaixo. O que fazer para deixá-los semi-novos:

1º passo – Sugiro que você vá ao mercado e compre “Silvo” ou “Brasso” (limpa prata);
2º passo – Pegue uma madeira de um tamanho mínimo de 10 x 20 cm e revista a parte de cima da madeira com uma flanela (utilize pregos para deixá-la firme na madeira);
3º passo – Passe o limpa prata na madeirinha e comece a limpar seus times, da mesma maneira como você os limpa para jogar, mas acrescente um pouco de pressão e força;
4º passo – Depois, lave os jogadores. Pronto, time em condições boas para uso.

Agora, vamos ao que interessa: como fazer para o time andar nas mesas, ou melhor, voar baixo.
Nestes quase dez anos de botão ouvi falar em muitos produtos. Utilizei vários para experimentar, mas hoje tenho as minhas preferências.

Vou contar, rapidamente, minha história junto aos produtos de limpeza, para limpar meus times.
No começo, de meados de 1996 até 1999, utilizei a cera para automóveis “Grand Prix Metálica”. Essa fazia os botões voarem, mas o material foi retirado das prateleiras. Então, tive que buscar alternativas.
No ano 2000, comprei a fantástica solução do “AURI”, outro composto para limpar automóveis (acredito que era para encerar também). Esse foi simplesmente fantástico, ele fazia os botões voarem. Duraram quase três anos os dois potes branquinhos que comprei, mesmo com os pidões, coisa e tal. O “Auri”, uma solução fantástica para os botões “correrem” na mesa, não era eficaz para a parte de cima dos botões. Com isso, comecei a utilizar lustra-móveis “Poliflor”, de tampa azul. Muito bom.
Em 2004, meu “Auri” já não restava nem cheiro e a galera do meio botonístico, se não me engano, na cidade de Socorro (SP), foi descoberto o “Reparador de Pontas de Cabelo”, produto que utilizo hoje para a parte de baixo. Em cima permaneço utilizando lustra móveis.

Se eu fosse montar minhas flanelas hoje, faria o seguinte:

1º passo – COMPRAS

Comprar 4 flanelas de algodão a escolha, 1 lustra móveis da “Poliflor” com mel (um amarelinho, espetacular) para limpar em cima e um reparador de pontas de cabelo, dos mais vagabundos (com muito silicone).

2º passo – MONTAR SEU KIT

Duas flanelas ficam como “tira excesso” dos produtos que forem utilizados nos botões. Importante ter essas flanelas.
Uma flanela para os lustra móveis, essa é a mais fácil, basta encharcar de lustra móveis e deixar no sol (apenas a primeira vez). Depois, você passa o suficiente para ficar um pouquinho úmido.
A flanela para o reparador, essa é mais difícil, requer, às vezes, um ou dois meses para ficar espetacular. É preciso um pouco de persistência: a primeira vez você deve molhar 1/3 da flanela com reparador. Após secar, peque um ou dois botões e limpe-os uma vez por dia (depois de limpar o botão, tire o excesso), até você sentir que ela não está prendendo muito o botão e que ele escorregue facilmente pela flanela. Repita esse procedimento duas ou três vezes e pronto. Flanela campeã!

Bom, espero que com esses truques você consiga fazer seus times voarem, caso ainda não tenham asas!
E para os amigos pidões, sigam os passos e montem a de VOCÊS... rsrsrsrsrs



Nenhum comentário:

Postar um comentário