sexta-feira, 9 de junho de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Sérgio Netto (in memoriam)



Sérgio Alberto Moreira Antunes Netto nasceu em Porto Alegre (RS) no dia 9 de junho de 1955.
Iniciou no futebol de mesa com 9 anos de idade, praticando-o entre primos, numa brincadeira em 4 de dezembro de 1964. O seu primeiro time foi a Seleção Paulista. A regra era o leva-leva e a bola era achatada, de plástico, os botões da Estrela e os goleiros de caixa de fósforo.
Em 1966, seu pai confeccionou uma mesa e ali realmente Sérgio começou a dedicar-se ao esporte. Nessa época, ele já morava em Curitiba (PR). Seus dois irmãos, Ronaldo e Junior, também eram botonistas e os três passaram a realizar ferrenhos campeonatos (chegava até a sair briga, com a paz somente aparecendo um mês depois), duas vezes por ano. Sérgio tinha um botão vermelho escuro, que de tanto fazer gols um dia desapareceu e nunca mais foi encontrado. Um certo dia, um dos irmãos resolveu contar a trama: jogaram o seu "Rivelino" num bueiro.
A turma que praticava o futebol de mesa no bairro Capanema era grande e passaram a realizar muitos campeonatos. Em 1967, Sérgio conheceu Plínio Nieble Freitas, colega de escola, que lhe vendeu um time de celulóide do Corinthians, que até 1979 lhe trouxe muitas alegrias.
Junto com o time, a “regra paulista” (edição de 1961) e duas bolas de corda. Adotou a regra e passou a demonstrá-la para seus irmãos, amigos e colegas do bairro. Muitos não quiseram jogar na nova regra, preferindo continuar com o “leva-leva” e com botões gigantes encostados ao goleiro.
Então, Sérgio começou a jogar com pessoas de outros bairros de Curitiba.
De 1967 a 1969 participou de diversos torneios. Também nesse período jogou com um time de “puxadores”, muito conhecido no Rio Grande do Sul.
De 1972 a 1974, além de muitos torneios em Curitiba, Sérgio também viajou muito para jogar botão em outras cidades do interior do Paraná e de Santa Catarina. Eram torneios, intitulados regionais, pois participavam pessoas de outras cidades, mas sem muita organização: quem aparecesse na hora jogava e então a regra era explicada e a tabela montada para os torneios.
Sérgio Netto chegou a vencer, em 1973, um torneio entre conhecidos de quatro Estados, realizado em Chapecó (SC).
Em 1975 fez vestibular para Psicologia no CEUB e sua família mudou-se para Brasília. Só voltou a jogar botão em 1977. Antes, porém, incentivou o pessoal do DEFER a organizarem um torneio popular. Em maio de 1977 fundou, com o auxílio de seu amigo Augusto Cesar de Carvalho, o Clube de Esportes de Mesa - CEM/CEUB. Toda a organização do novo clube ficou com Sérgio, pois o sócio, com outros afazeres e problemas de horário na UnB, parou. No final do ano teve que viajar para Porto Alegre e lá ficou, deixando com Luiz Gomes a diretoria do CEM. Quando voltou, em 1979, ficou sabendo que não havia acontecido mais nenhum jogo após sua saída. Em março de 1979, Sérgio reinaugurou o "Ceubão" (mesa oficial do CEM) e, em menos de dez dias já haviam sido jogadas mais de 200 partidas. Telefonou para todos aqueles que jogaram em 1977, os quais trouxeram amigos e irmãos, e o clube cresceu.
Um dos novos sócios, Márcio Da Rós, juntou-se a Sérgio na organização do clube, que passou a chamar-se Clube de Botões do CEUB - CBC. Juntos, transformaram em realidade o Torneio Brasília-Rio (oportunidade em que foi fundada a Federação Brasiliense da modalidade), divulgando ao máximo a modalidade em jornais de Brasília.
Sérgio sempre teve muita facilidade para desenhar e elaborou todos os documentos da Federação Brasiliense e da Confederação Brasileira. Trabalhou muito para conseguir passagens gratuitas para os técnicos brasilienses que iriam disputar o I Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, em 1980, criou a primeira loteria no futebol de mesa de Brasília e criou sua maior obra, o Informativo CBC, jornal exclusivamente dedicado ao futebol de mesa e que mais tarde passaria a se chamar Botonistar.
Por vários anos fez parte da diretoria da então Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (criada em 1980) e da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa (fundada em 1979). Por todo o Brasil, o nome Sérgio Netto foi amado e odiado!
No dia 21 de abril de 1984, Sérgio Netto realizou seu último jogo em Brasília. Venceu David Malcher (Mangueira), por 4 x 0. Logo depois, ele mudaria para Porto Alegre (RS).
Em Porto Alegre ficou muito tempo sem participar de nenhuma competição de futebol de mesa. Até tentou organizar alguns torneios na rua onde morava, motivado pelo nascimento do filho Daniel mas não deu em nada.
Faleceu em 5 de dezembro de 2001.