segunda-feira, 29 de maio de 2023

BOTONISTA EM FOCO: José Carlos Libório (in memoriam)


José Carlos Libório de Menezes nasceu em Estância (SE), no dia 29 de maio de 1940.
Começou a jogar botão em sua cidade natal por volta de 1968. Não demorou para juntar muitos amigos e ter um campo oficial em sua casa.
Seus primeiros botões, de acrílico, foram feitos por um torneio-mecânico que morava em Aracaju. Esses botões eram enormes, pesados e totalmente maciços. Nessa época ele jogava com a regra de apenas um toque (popularmente conhecida como regra baiana), na AABB-Estância (SE). O time dele nessa época se chamava Sparta Praga, da então Tchecoslováquia.
Quando era criança, Libório também jogou com seus irmãos no Rio de Janeiro. Lá, os times eram feitos literalmente de botões grandes, comprados em armarinho, ou tirado das roupas das tias, mãe etc. Cada um de um tipo e cor.
Mudou-se para Brasília, em 1977, já como funcionário do Banco do Brasil. Quis o destino que ele se tornasse vizinho de Sérgio Netto, também recém-chegado em Brasília. Não demorou muito para descobrir que o novo vizinho jogava botão. No dia 12 de fevereiro de 1977, aconteceu o primeiro jogo entre Libório e Sérgio Netto. Numa mesinha “Estrelão”, Libório aproveitou-se do “porte atlético avantajado” de seus jogadores para golear Netto, por 4 x 0.
No dia 5 de maio de 1977, Sérgio Netto e um amigo seu, Augusto César Damasceno de Carvalho, ambos estudantes do Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB, criaram o Clube de Botões do Ceub. Libório chegou a ir algumas vezes ao clube, levando com ele seu filho Rogério. Em dezembro do mesmo ano, Sérgio Netto voltou para Porto Alegre e as atividades botonísticas no Ceub praticamente foram paralisadas no ano de 1978.
No ano seguinte, Sérgio Netto retornou a Brasília e Libório voltou a bater uma bola com seu vizinho, mas não se inscreveu em competições, já promovidas pela novata Federação Brasiliense de Futebol de Mesa - fundada em novembro de 1979 - neste ano e em 1980.
Em julho de 1981 estava entre os associados que se reuniram para criar um clube de futebol de mesa na AABB, de Brasília.
Sua primeira participação em uma competição oficial da FBFM foi no 3º Torneio Aberto, disputado de 22 de agosto a 3 de outubro de 1981. Entre 30 inscritos, Libório ficou com a quarta colocação, atrás de Orly Urach (o campeão), Álvaro Sampaio Filho e Júlio César Roffé.

No dia 12 de setembro de 1981 venceu o 1º Torneio Início de Futebol de Mesa da AABB, que contou com a participação de outros quatro técnicos: Álvaro Sampaio (All Stars), Carlos Westone (Olimpo), Edimilson Buregio (Sport Recife) e Gledson Pompeu (Passarada). Álvaro ficou em segundo.
Logo depois, de 13 de setembro a 3 de dezembro de 1981, foi disputada a 3ª Copa Ceub, que contou com a participação de 15 técnicos. E Libório voltou a comemorar o título de campeão. Vinte jogos, dezesseis vitórias, dois empates e duas derrotas (uma delas para seu filho Rogério, por 2 x 1). Esta foi a campanha de José Carlos Libório para conquistar o título.
No dia 26 de outubro de 1981 aconteceu a eleição para a nova diretoria da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa. Libório foi eleito para exercer o cargo de Secretário-Geral.
Para encerrar as atividades no ano de 1981, participou, juntamente com seu filho Carlos Rogério Menezes, do 2º Campeonato Brasiliense Interclubes, de 31 de outubro a 1º de dezembro de 1981. Neste ano, os clubes eram representados por duplas. Ficaram na quarta colocação, entre nove clubes. Libório disputou sete jogos, vencendo três, empatando um e perdendo três. A dupla representou o clube Privé, uma espécie de clube caseiro, que reunia botonistas nas garagens de Libório e Sérgio Netto.
No levantamento estatístico efetuado para se conhecer o “Técnico do Ano”, Libório ficou com a sétima colocação entre trinta técnicos ranqueados.
Libório e Álvaro Sampaio foram os maiores responsáveis pela realização na AABB do II Campeonato Brasileiro Interclubes, disputado de 4 a 7 de fevereiro de 1982, a maior competição realizada em todos os tempos na regra dos três toques, com 24 mesas, 32 clubes de 13 Estados do Brasil e 70 botonistas em ação. Nunca houve uma outra competição de tamanha grandeza.
Representada pelo dueto Libório/Álvaro, a AABB ficou com a décima colocação no final. Libório disputou doze jogos, vencendo sete, empatando um e perdendo quatro.
De 27 de março a 25 de abril de 1982, paralelamente ao Torneio Aberto, a Federação Brasiliense promoveu o 1º Torneio Magister, que tinha como principal objetivo a participação de técnicos experientes e conhecedores das Regras Oficiais na condição de árbitros dos jogos entre os novatos, quando também atuariam como instrutores. Tomaram parte 18 técnicos. José Carlos Libório sagrou-se campeão.
Ficou com a terceira colocação na 2ª Taça Brasília de 1982, competição que reuniu 36 técnicos.

Nos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro de 1982, Libório e mais três técnicos de Brasília (Francisco Vidal, Rogério Menezes e Walter Morgado) participaram do I Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa seguindo-se a regra de 8 toques da Associação Esportiva São José, organizadora do certame. O torneio foi realizado em São José dos Campos (SP) e teve 64 botonistas inscritos. Libório ficou com o vice-campeonato, perdendo a final para o saudoso Antônio Maria Della Torre, de São Paulo, por 3 x 1.
Desenvolveu intensa atividade no ano de 1983, obtendo como melhores colocações o vice-campeonato no 4º Campeonato Interno da Associação, terceiro na Copa Alfa e segundo, defendendo a Associação, no Brasiliense Interclubes.


Equipe da AABB: Libório, Motta, Roberto, Álvaro e Burnier

Em abril de 1983, juntamente com Walter Morgado e Gaspar Vianna, lançou o PALHETANDO, informativo da Associação de Futebol de Mesa de Brasília.
Em 1984, foi terceiro colocado no 1º campeonato interno da ASBAC e novamente vice-campeão do Brasiliense Interclubes, já atuando pela ASBAC.
Em 1985, passou a defender as cores do Asa Norte, onde conquistou o título de campeão do primeiro campeonato interno, com seis vitórias e duas derrotas, à frente de Paulo César Faria e Sérgio Motta. O Asa Norte ficou com a terceira colocação no 6º Campeonato Brasiliense Interclubes.
Ficou na terceira colocação do campeonato interno do Asa Norte em 1986, desta vez atrás de Paulo César Faria, o campeão, e Sérgio Motta.
Continuou disputado diversas competições nos anos seguintes. A última competição de Libório em Brasília foi no dia 1º de dezembro de 1992, o 11º Campeonato Brasiliense Interclubes.
No dia 5 de março de 1993 teve um enfarte e faleceu. Fazia parte da diretoria da AABB e foi um dos maiores responsáveis pela definitiva implantação do futebol de mesa na AABB.
Como reconhecimento a esse feito, os botonistas de Brasília inauguraram na AABB, no ano passado, o Espaço José Carlos Libório.
Torcedor do Vasco da Gama, Libório jogava com o time do Signus Futebol de Mesa. O nome surgiu por acaso. Libório procurava por um nome diferente e sugestivo, queria sair da mesmice de nome de times já existentes. Um dia, ele estava lendo uma revista e consultou o horóscopo para ver como seria o seu dia. Daí veio a ideia de usar o nome de Signus, com os nomes dos signos representando cada jogador do seu novo time. Libório era extremamente supersticioso a ponto de fazer ou deixar de fazer alguma coisa por conta do que estava dito nos signos.
Faleceu no dia 5 de março de 1993.




3 comentários:

  1. Quem é aquele magrinho com a camisa da Inter de Melão?

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé Ricardo! Fiquei muito feliz e emocionada com este post. Você falou de uma forma muito real e carinhosa do meu pai. Algumas coisas nem me lembrava mais. Ele era mesmo uma pessoa inesquecível, deixou muitas saudades.Adorei o post. Obrigada e bj grande. Astréa.

    ResponderExcluir
  3. Astréa,
    O "magro" merecia uma homenagem como essa. Sempre foi um companheirão em todas as oportunidades em que estivemos reunidos. Faz muita falta!

    ResponderExcluir