terça-feira, 9 de dezembro de 2014

REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS DA FBFM - 2015


A Diretoria Técnica da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, através de seu titular, José Ricardo Almeida, presta os seguintes esclarecimentos em relação aos seus torneios oficiais de 2015:

CHALLENGERS

Serão disputados da mesma forma que nos últimos anos, ou seja, a primeira fase aberta a todos, classificando os oito melhores para a Segunda, que será disputada no sistema “mata-mata”.
Estes torneios continuarão sem arbitragem.
Poderá haver substituição do técnico classificado que se ausentar da Segunda Fase do torneio, sempre com base na classificação dos que disputaram a Primeira Fase.
Todas as colocações da Segunda Fase envolverão disputas. Caso um técnico desista de disputar quaisquer dessas colocações, esse passará a ser o último colocado do torneio.
A pontuação para o Ranking Anual continuará a mesma, ou seja, o CAMPEÃO com um ponto a mais do que o número de participantes, o VICE-CAMPEÃO com um ponto a menos e os demais em ordem decrescente, até 1.
Serão 16 Challengers em 2015, sendo 10 às terças-feiras e 6 aos sábados. 
A cada quatro Challengers serão apurados os técnicos classificados para disputarem o Masters Series.
Como fizemos no ano de 2014, os técnicos “adotarão” os torneios, nomeando-os e oferecendo dois troféus para a Série Ouro e, se for o caso, um para a Prata.

MASTERS SERIES

Serão adotadas séries Ouro e Prata nos “Masters Series” de 2015.

SÉRIE OURO

Os oito primeiros colocados do ranking, apurados após uma série de quatro Challengers, disputarão o Masters Series “Ouro”.
Serão divididos em dois grupos, que terão as seguintes formações:

GRUPO A
GRUPO B
1º do Ranking
2º do Ranking
4º do Ranking
3º do Ranking
5º do Ranking
6º do Ranking
8º do Ranking
7º do Ranking

Na Primeira Fase, jogarão dentro de seus grupos, sob o sistema de rodízio simples. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão para a Fase Semifinal, que terá o seguinte cruzamento: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Em caso de empate, serão beneficiados os primeiros colocados. Os vencedores desses encontros disputarão a Final. Caso aconteça empate na final, será beneficiado o técnico que tiver a melhor campanha, apurada em todo o torneio.
Poderá haver substituição do técnico classificado que se ausentar da Série Ouro, sempre respeitando o ranking.
A tabela também será pré-estabelecida e sua composição só será conhecida no dia da disputa, após a confirmação da presença dos oito técnicos qualificados.

SÉRIE PRATA

Da Série Prata, tomarão parte os demais técnicos, até o total de dezesseis. Após a confirmação do número de participantes, será definida a forma de disputa. Caso esse número seja de oito, a forma de disputa será a mesma da Série Ouro. Não atingindo o número de oito, haverá tabelas-padrão para 3 a 7 participantes.
Poderá haver substituição do técnico classificado que se ausentar do torneio, sempre respeitando os mesmos critérios da Série Ouro.

PONTUAÇÃO DOS MASTERS SERIES

A pontuação dos Masters Series será a seguinte: 

CF
OURO
PRATA
24
8
22
7
20
6
18
5
16
4
14
3
12
2
10
1

IMPORTANTE:

Os vencedores dos Masters Series garantirão vaga na Taça Brasília de 2015. Além da vaga, receberão um ponto de bonificação para a disputa do 1º turno da competição. Caso um técnico vença os quatro Masters Series, levará quatro pontos para o 1º turno da Taça Brasília. Caso aconteça de termos quatro vencedores diferentes, todos eles levarão um ponto de bonificação para o 1º turno da Taça Brasília.

TAÇA BRASÍLIA

Será dividida em duas séries: Ouro e Prata e disputada no período de setembro a novembro de 2015.
Da Série Ouro participarão 9 (nove) técnicos, assim conhecidos: a) os vencedores dos Masters Series; b) dependendo da quantidade de vencedores dos Masters Series, tantos técnicos quanto necessário para complementar o número de 9 (exemplo: se forem quatro, os outros cinco técnicos serão qualificados pelo Ranking Anual, excluindo os quatro técnicos vencedores dos Masters Series); c) o Ranking Anual será conhecido após a realização dos 16 “Challengers” e 4 “Masters Series”. 
A Série Prata envolverá os demais técnicos.
Em ambas as séries, a Taça Brasília será disputada em turno e returno e os jogos serão arbitrados.
Os vencedores de turno garantirão vaga na final da competição. Caso aconteça de um ou mais técnicos, no somatório dos dois turnos, virem a somar mais pontos que os vencedores dessas fases, também participarão da fase final da competição.
Para efeito de Ranking Anual, a pontuação da Taça Brasília será a seguinte:

CF
OURO
PRATA
50
18
45
16
40
14
35
12
32
10
29
8
26
6
23
4
20
2

BRASILIENSE INTERCLUBES

Caso tenhamos mais de duas equipes formadas para a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes, que será realizado em Juiz de Fora (MG), no período de 1 a 3 de maio de 2015, e como forma de treinamento dessas equipes, poderemos promover o Campeonato Brasiliense Interclubes, que seria realizado no dia 25 de abril de 2015, ou seja, uma semana antes da competição nacional. 
Da mesma forma que a competição promovida pela C.B.F.M., cada equipe participante do Brasiliense Interclubes deverá ser composta por um mínimo de 4 (quatro) técnicos.
Definido o número de participantes de Brasília para a competição nacional, será elaborada a forma de disputa. Por tratar-se de treinamento para uma competição de âmbito nacional, os jogos serão arbitrados. 
Nota: se não tivermos o mínimo de três clubes inscritos, essa competição não acontecerá.

COPA DOS CAMPEÕES

O formato utilizado será o mesmo de 2014, ou seja, os jogos serão realizados numa terça-feira e os demais no sábado da mesma semana. A forma de disputa será divulgada após a definição do número de participantes.
O Campeão da Série Prata da Taça Brasília de 2015 poderá participar da Copa dos Campeões.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

HORÁRIOS DOS JOGOS

Os jogos serão realizados às terças-feiras e aos sábados.
Nos torneios ou rodadas disputados às terças-feiras, o cronograma a ser seguido será o seguinte (quando for o caso):
Sorteio às 19:45 horas; Início dos jogos às 20 horas
Nos torneios ou rodadas disputados aos sábados, o cronograma a ser seguido será o seguinte (quando for o caso):
Sorteio às 9:30 horas; Início dos jogos às 9:45 horas.

ACRÉSCIMOS

Nos torneios sem arbitragens, os acréscimos passarão de 6 (seis) para 12 (doze) palhetadas.

REGULAMENTO DA TAÇA BRASÍLIA

Um mês antes do início da Taça Brasília, será divulgado o Regulamento da competição.

Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Técnica da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário