domingo, 5 de fevereiro de 2017

HÁ 35 ANOS NO FUTEBOL DE MESA BRASILIENSE: UDF conquista o II Campeonato Brasileiro Interclubes - 1ª parte



De 4 a 7 de fevereiro de 1982, Brasília fez a festa do futebol de mesa brasileiro. Foi disputado no Ginásio nº 4 da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB o II Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa, a maior competição realizada em todos os tempos na regra dos três toques, com 24 mesas, 32 clubes de 13 Estados do Brasil e 70 botonistas em ação. Nunca houve uma outra competição de tamanha grandeza.

A abertura do Campeonato se deu no dia 4, às 20 horas, no auditório do Centro de Ensino Unificado de Brasília-CEUB, quando da realização do Congresso Técnico, onde foram conhecidos o regulamento do certame e os integrantes dos grupos, além de diversos assuntos relacionados ao bom andamento da competição.
O campeonato foi dividido em seis fases. 
Na primeira, os 32 clubes participantes foram divididos em 8 grupos, a saber (com as respectivas classificações): 
Grupo 1 – 1º Galaxia Jocamar, de Manaus (AM), 2º UDF, de Brasília (DF), 3º FAN, de São José dos Campos (SP) e 4º Tutatis, de Campo Grande (MS).
Grupo 2 – 1º Telestar, de Brasília (DF), 2º Ocidental, da Cidade Ocidental (GO), 3º Riograndense, de Laejado (RS) e 4º ASBAC, de Brasília (DF).
Associação-DF: Antônio e Walter Morgado
Grupo 3 – 1º Associação, de Brasília (DF), 2º São José, de São José dos Campos (SP), 3º AABB, de Brasília (DF) e 4º Platinense, de Santo Antônio da Platina (PR).
Grupo 4 – 1º Rio, do Rio de Janeiro (RJ), 2º Juizforana, de Juiz de Fora (MG), 3º Associação Mineira, de Belo Horizonte (MG) e 4º Primavera, de São Paulo (SP).
Grupo 5 – 1º ACFB, do Rio de Janeiro (RJ), 2º Pop’s, de Santos (SP), 3º Fast Clube, de Manaus (AM) e 4º ARFuB, de Rio Claro (SP).
Grupo 6 – 1º Grêmio Mineiro, de Belo Horizonte (MG), 2º Amazonas, de Manaus (AM), 3º Clube do Remo, de Belém (PA) e 4º Jacareí, de Jacareí (SP).
Grupo 7 – 1º Continental, de Florianópolis (SC), 2º Náutico, da Cidade Ocidental (GO), 3º CEUB, de Brasília (DF) e 4º GISNA, de Vitória (ES).
Grupo 8 – 1º Serrano, de Brasília (DF), 2º Recreativo, de Belo Horizonte (MG), 3º São Miguel, de São Miguel dos Campos (AL) e 4º Privé, de Brasília (DF).

ASBAC: Luiz Gomes e Sérgio Motta
Classificavam-se os dois primeiros colocados e os não classificados tomaram parte de uma repescagem (segunda fase), disputada na sexta-feira, dia 5, à noite. Os grupos e suas respectivas classificações foram:
Grupo 9 – 1º FAN, 2º Riograndense, 3º Platinense e 4º Primavera.
Grupo 10 – 1º AABB, 2º ASBAC, 3º Tutatis e 4º Associação Mineira.
Grupo 11 – 1º Privé, 2º Clube do Remo, 3º Fast Clube e 4º GISNA.
Grupo 12 – 1º CEUB, 2º Jacareí, 3º São Miguel e 4º ARFuB.
No sábado, pela manhã, foi disputada a terceira fase, envolvendo os 16 clubes classificados na primeira fase e os oito classificados na segunda. Esta fase, totalizando 24 clubes, foi dividida em seis grupos, onde também se classificavam os dois primeiros colocados. Eis os grupos e suas colocações:
Grupo 13 – 1º Galaxia Jocamar, 2º Continental, 3º Riograndense e 4º Clube do Remo.

Telestar: Gaspar Vianna e Vicente Parisi
Grupo 14 – 1º Serrano, 2º ASBAC, 3º Telestar e 4º Jacareí.
Grupo 15 – 1º UDF, 2º Associação Brasília, 3º Pop’s e 4º Privé.
Grupo 16 – 1º Rio, 2º CEUB, 3º Ocidental e 4º Amazonas.
Grupo 17 – 1º ACFB, 2º FAN, 3º São José e 4º Náutico.
Grupo 18 – 1º AABB, 2º Grêmio Mineiro, 3º Juizforana e 4º Recreativo
Os doze clubes classificados iniciaram os jogos da quarta fase (sábado à tarde), divididos em três grupos, ainda compostos de quatro clubes e classificando os dois primeiros. Estes foram os grupos e seus classificados:
Grupo 19 – 1º UDF, 2º Continental, 3º Rio e 4º ASBAC.
Grupo 20 – 1º ACFB, 2º Associação Brasília, 3º AABB e 4º CEUB.
Grupo 21 – 1º Serrano, 2º FAN, 3º Galaxia Jocamar e 4º Grêmio Mineiro.
A quinta fase (domingo de manhã), com seis clubes, divididos em dois grupos, foi sensacional. O grupo 22, composto por UDF, FAN e Associação de Brasília, apresentou os seguintes resultados: Associação 1 x 1 FAN, UDF 1 x 0 FAN e UDF 1 x 1 Associação, classificando-se a UDF em 1º lugar, Associação em 2º e FAN em 3º. Já o Grupo 23, formado por Serrano, Continental e ACFB, teve esses resultados: ACFB 1 x 0 Serrano, Continental 1 x 1 Serrano e Continental 1 x 0 ACFB.

Amanhã continuaremos essa história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário