sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Ésio Buarque (in memoriam)


Ésio Buarque da Silva Gusmão, mais conhecido por Ésio Buarque, nasceu em Leopoldina, Alagoas, no dia 24 de fevereiro de 1936.
Criado em Recife (PE) desde os cinco anos de idade, começou a praticar o futebol de mesa aos 10 anos, juntamente com seus irmãos Edir e Jean (pai de Jan Buarque e Jean Buarque Jr.) e mais alguns primos e amigos do bairro onde residia na capital pernambucana.
Não jogava com nada oficial, tais como regras, mesas, botões, bolas etc.
Quanto aos botões, apesar de admitir ter levado umas boas sovas de sua mãe, retirava-os de grandes casacos; as bolas eram de esferas de rolamento de veículos (tamanho médio); os goleiros eram de caixinhas de fósforos com uma pequena lâmina de chumbo em seu interior, embrulhadas em papel de seda, o que, no início, provocava brigas entre os aficcionados da época devido a seu peso, o que forçava aos dois irmãos emprestarem os goleiros reservas; as “mesas” eram feitas em cada quintal, no cimento pintado de verde, marcadas com listras de cor branca. Quanto ao tempo de jogo, era estipulado de acordo com o número de jogadores presentes, a fim de todos participarem dos torneios. Enfim, tudo era uma perfeita improvisação.
“Seu” Ésio nunca foi dos mais assíduos em torneios e campeonatos realizados tanto pela Federação como pelo Serrano, clube que ajudou a fundar em 1980.
Na verdade, Ésio nunca teve disponibilidade de tempo para praticar o futebol de mesa de que tanto gostava. Mesmo depois de aposentado pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal, também tinha a responsabilidade de administrar a Clínica Infantil Leãozinho, em Sobradinho, onde era sócio de seu amigo Paulo Sérgio Nader.

Por outro lado, sabia, como ninguém, organizar uma competição, correr atrás de patrocinadores que ajudassem no pagamento das despesas dos vários torneios que promoveu em Sobradinho, com destaque para a Copa Cidade de Sobradinho, evento que sempre contou com a presença de botonistas de várias partes do Brasil.
Além disso, sempre foi um incentivador da modalidade. Com muitas dificuldades, manteve por vários anos a sede do Serrano em Sobradinho, a única no DF alugada.
Para esta sede sempre chegava um grande número de garotos interessados em aprender a praticar o futebol de mesa e encontravam em Ésio Buarque uma pessoa bastante receptiva. Por muito tempo, Serrano e Leãozinho (outro clube que ajudou a criar em 1983) eram os únicos a promoverem torneios na categoria juvenil.
Além disso, Ésio Buarque estimulou seus companheiros de clube a lançar, em 1982, o Informativo Serrano, boletim informativo do clube vermelho de Sobradinho que circulou até maio de 1985.
Insatisfeitos com alguns acontecimentos ocorridos no Campeonato Brasileiro Interclubes realizado em Juiz de Fora, integrantes dos dois clubes de Sobradinho (Leãozinho e Serrano) e da Cidade Ocidental-GO criaram, em 11 de fevereiro de 1985, a Liga Independente de Futebol de Mesa de Sobradinho. Ésio Buarque foi eleito o primeiro Presidente.
Logo depois, em reunião extraordinária realizada no dia 4 de junho de 1985, as diretorias do Serrano e do Leãozinho decidiram por afastar os seus clubes de todos os torneios oficiais da Federação Brasiliense e da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.
Em 1988 as atividades no Serrano e no Leãozinho foram paralisadas.
“Seu” Ésio nos deixou em 4 de julho de 2011, com 75 anos de idade. Era pai dos nossos amigos botonistas San Tiago, Sinval e Sérgio (Deco).

Copa Cidade de Sobradinho: a primeira edição - 1982



Nenhum comentário:

Postar um comentário