sábado, 3 de março de 2012

BOTONISTA EM FOCO: Roberto Pessoa


Roberto Rodrigues Pessôa nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 15 de agosto de 1959. Chegou à Brasília em 1961 e os seus primeiros jogos foram realizados com times que seu pai trouxe do Rio de Janeiro. Sempre jogou botão na regra do leva-leva e só foi ter o primeiro contato com a regra de três toques em 1984.
Ele mora até hoje no Bloco M da SQN 403 e ao passar pelo Bloco L da mesma quadra, viu uma turma jogando botão. Se aproximou e foi recepcionado por Ermânio Farias, que o convidou para fazer parte do quadro de associados do Flama, clube criado por Ermânio.
No dia 24 de fevereiro de 1984, Roberto participou pela primeira vez de um torneio no Flama, o Torneio “Integração”, que contou com a participação de cinco técnicos do Flama e Sérgio Netto, do Ceub, como convidado. Na final, Netto venceu Iuri, por 3 x 1.
Pouco tempo depois, iniciava sua participação em competições oficiais promovidas pela Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, ao integrar a equipe do Flama no 5º Campeonato Brasiliense Interclubes, de 6 de outubro a 8 de dezembro de 1984. Em seu primeiro jogo, no dia 13 de outubro, conseguiu um grande resultado, ao empatar em 1 x 1 com o Lorival, do Liberal. Nos demais três jogos, não obteve bons resultados.
De forma individual, sua primeira competição oficial foi a IV Taça Brasília, no período de 20 de julho a 14 de setembro de 1985, competição em que obteve o 27º lugar entre 36 participantes.
No período em que permaneceu como filiado do Flama, venceu apenas um torneio, do qual não lembra a data. Não esquece, porém, que ganhou na final de 3 x 2 do Eduardo Farias, filho do Ermânio, de virada, pela Copa Natalina.
Depois do Flama, a convite de Sérgio Motta, passou a fazer parte dos filiados da ASBAC, tendo participado do campeonato interno de 1990 e, em 1991, fez parte, juntamente com Álvaro Sampaio, Eduardo Almeida, Sérgio Burnier e Sérgio Motta, da equipe que conquistou o Campeonato Brasiliense de Clubes daquele ano.
Logo depois a equipe da ASBAC foi desfeita e, em 1992, passou a jogar na AABB, onde se encontra até hoje. Neste período, chegou a fazer parte da equipe do Clube Brasília (espécie de divisão interna da AABB).
Em 2001 fez sua estreia num Campeonato Brasileiro, o de Clubes, jogando pela equipe da AABB-3. Não foi feliz em seu primeiro jogo, no dia 28 de abril de 2001, quando foi goleado por Aécio Andrade, do clube Ocidental, por 4 x 0.
Em 29 de junho de 2002, obteve a melhor participação numa competição individual promovida pela Federação Brasiliense. Foi vice-campeão do 6º Challenger, Taça “Sérgio Netto”, perdendo a final para Marcelo Motta (Raça), por 5 x 3.
Em 2008, fez parte da equipe formada por Alcides Figueira Filho, Luciano Sampaio, Marcelo Ferreira, Marcelo Silva e Marcos Mendes, que conquistou a IV Copa Centro-Oeste de Clubes.
Considera como os botonistas que mais o incentivaram Sérgio Motta, José Ricardo Almeida e Walter Morgado. Seus maiores rivais são Sérgio Motta e Jan Buarque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário