sábado, 10 de março de 2012

A REGRA É CLARA: O RETORNO DE UM JOGADOR A CAMPO



Por José Ricardo Almeida

Se a nossa regra tem como principal preocupação “desenvolver sobre uma mesa um jogo que busque a similaridade possível com o futebol de campo”, então há algumas providências que precisam ser tomadas para alcançar esse objetivo.
A seção “A Regra é Clara”, além de procurar elucidar dúvidas e padronizar o seu entendimento, também estará emitindo sugestões para serem analisadas em reuniões futuras da Comissão de Regras.

A respeito do retorno de um jogador a campo o que diz atualmente as Regras Oficiais do Futebol de Mesa – 3 Toques:

Art. 29 – JOGADOR FORA DE JOGO

Será considerado fora de jogo o jogador que ultrapassar inteiramente qualquer linha demarcatória do campo (fundo ou lateral). O jogador que sair de campo não poderá ser utilizado pelo seu técnico, salvo para cobrar tiros livres, arremessos laterais ou tiros de canto.

Art. 30 – RETORNO AO JOGO

O jogador que saiu de campo retornará ao jogo, com plena condição de ser utilizado, após uma jogada do seu técnico, observando-se as seguintes condições:

a) Caberá ao árbitro colocar o jogador no local exato em que saiu, com a orla de sua base cobrindo inteiramente a linha, pelo lado de fora. Os jogadores que saírem entre as metas e as linhas das pequenas áreas, retornarão na linha de fundo correspondente, no encontro dela com a linha da pequena área, do lado onde o jogador saiu. Os jogadores que saírem por dentro das metas retornarão da mesma maneira, mas sempre pelo lado direito.

b) Caso outro jogador ou a bola esteja ocupando o lugar exato em que deverá ser recolocado o jogador que saiu, sem que haja um mínimo de distância, o jogador continuará fora de campo até o momento em que o local esteja vago, permitindo o retorno.

Justificativa para a alteração:
Esse lance não tem nada a ver com o futebol. Vocês já imaginaram a situação de um zagueiro de Seleção Brasileira poder ficar alguns minutos de um jogo impedindo o retorno do atacante da Seleção da Alemanha somente porque está “pisando” na linha lateral ou de fundo. Ridículo!
Uma das preocupações será em relação ao referencial, voltar pela direita ou esquerda, de que lado, em relação à defesa ou ao ataque.
Uma das sugestões seria: Se “o jogador que sai por dentro das metas devem retornar sempre pelo lado direito”, caso outro jogador ou a bola esteja ocupando o lugar exato em que deverá ser recolocado o jogador que saiu, sem que haja um mínimo de distância, o jogador retornará sempre do lado direito da bola ou do jogador adversário, a uma distância destes de 3,1 cm (medida menor do palmômetro).
Analisem a situação e também apresentem as suas sugestões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário