terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 DE FEVEREIRO: o Dia do Botonista


Geraldo Décourt e José Ricardo Almeida, na sede do Botunice, em fevereiro de 1981


Neste 14 de fevereiro, se vivo fosse, o paulista Geraldo Cardoso Décourt, estaria completando 101 anos.
Para quem não teve a satisfação de conhecê-lo pessoalmente, como eu tive, dentro e fora das mesas, não pode imaginar a sua importância para o futebol de mesa.
Por volta de 1930, fazia toda a cobertura jornalística em diversos jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, contando com a colaboração de amigos como Thomaz Mazzoni e José de Moura, que nunca recusaram notícias sobre o futebol celotex.
Grande incentivador desta modalidade, Décourt foi o autor das primeiras regras dessa salutar prática, impressas como Celotex.
Por força de seus afazeres, tais como a pintura moderna, negócios, jornalismo, radialismo (cantor e compositor), Décourt afastou-se por uma longa temporada do futebol de mesa.
Fez parte da primeira fase da Federação Paulista de Futebol de Mesa (fundada em 1962).
No mesmo ano, esteve presente ao Congresso de Abertura do I Campeonato Brasileiro da modalidade três toques, no Rio de Janeiro.
No dia 13 de julho de 1982, em Lagoinha, Ubatuba, São Paulo, compôs o Hino do Botonista, homenagem aos botonistas do Brasil de todas as regras.
No mesmo ano, afastou-se do futebol de mesa, motivado pela paralisia parcial que o atingiu tão traiçoeiramente e o impediu de participar até como simples assistente.
Em 1987, publicou o livro "Aconteceu, sim!..., 150 páginas de um “solista da escala cromática”.
Apesar de seu longo histórico, Décourt sempre deixou bem claro que nunca disse para ninguém ter sido o inventor do futebol de botões, mas sim autor da primeira regra impressa.
Em 1998 o Departamento de Futebol de Mesa da Hebraica encaminhou à Federação Paulista de Futebol de Mesa a sugestão para que o dia 14 de fevereiro (data de nascimento de Geraldo Decourt) fosse oficializado como “DIA DO BOTONISTA”.
Em 11 de junho do mesmo ano, durante o X Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa – 12 Toques, a F.P.F.M. oficializou a data.
Em junho de 1999, durante o XI Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa – 12 Toques a Federação Paranaense apoiou oficialmente a idéia.
Começou então um trabalho que envolveu o saudoso Antônio Maria Della Torre, Sra. Edda (esposa de Decourt), Célia Atienza (irmã do Geraldo Atienza) e Izo Goldman.
Em 2000 o Deputado Ramiro Neves apresentou o Projeto de Lei nº 169/2000 que instituía o “Dia do Botonista”, a ser comemorado em 14 de fevereiro.
Finalmente a Lei nº 10.833, de 2 de julho de 2001, “Institui o “Dia do Botonista”.
Portanto, caríssimos amigos botonistas, comemoremos com todo júbilo o nosso dia.
Como disse outro grande personagem do futebol de mesa brasileiro, Adauto Celso Sambaquy, “que possamos comemorar juntos muitos DIA DO BOTONISTA e que o maior fruto de tudo isso seja sempre a amizade que nos une”.


2 comentários:

  1. Meu amigo José Ricardo,
    Ler a sua homenagem ao Décourt fez com vertessem lágrimas de saudade. Realmente nós fomos privilegiados em poder dizer aos amigos que privamos da amizade dessa figura impar no futebol de mesa.
    Desejo que o DIA DO BOTONISTA seja um dia feliz a todos que se dedicam a esse esporte maravilhoso, que além de conquistas nos faz sentir a alegria de conseguir amigos que preenchem nosso coração de felicidade.
    Um grande e fraternal abraço desse velho botonista.

    ResponderExcluir
  2. Participei com Geraldo Dcourt jumtamente com Jose Maria Della Torre Torre da Fundaçao do Botunice uma casa na frente da igreja de Sao Judas Tadeu no ano de 198I , tenho um jornalzinho feito pelo Geraldo relatando o feito Luiz Roberto goeldner Caetano da Silva

    ResponderExcluir