quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MEU TIME DE BOTÃO: Santástico, O Show da Vila!



André Fernando é irmão de Antônio Carlos, Eduardo e José Ricardo e com eles participou de diversos torneios realizados na casa dos quatro.
O seu destino de torcedor do Santos começou a ser traçado em 1965, quando, no Natal daquele ano, ganhou um time do Santos de presente.
Em 1972, a família Caldas e Almeida mudou de Salvador para Brasília. Com eles, trouxeram uma mesa oficial da regra de um toque. Com essa regra, disputaram vários campeonatos em sua casa, às vezes cada um com quatro times, sendo o principal do André o Santos.
E assim foi até o ano de 1979, quando, pela primeira vez jogou uma competição fora de casa. Ao ser criado o Clube Recreativo de Esportes de Mesa da UDF, participou do primeiro Campeonato Interno deste clube, defendendo o Santos e ficando em sexto lugar entre onze técnicos.
Não participou do 1º Torneio Aberto de Futebol de Mesa de Brasília, ainda em 1979. No final deste ano e início de 1980, a Federação Brasiliense de Futebol de Mesa promoveu a I Copa do Mundo, com a participação de 24 técnicos. Jogando com a Seleção da Itália, André ficou em sexto lugar.
Até então, ele não tinha um time em mente para disputar as competições da Federação. Era regra não repetir o nome de um time já existente e, quando o André resolveu disputar um torneio, a Federação já possuía cadastrado um time do Santos, que pertencia, nada mais nada menos ao Paulo Caruso.
No começo de março de 1980, quando foram abertas as inscrições para o 2º Torneio Aberto, disputado no período de 16 de março a 18 de maio, André criou o seu próprio time.
Em agosto de 1973, entrava no ar pela Rede Globo de Televisão, o programa “Fantástico O Show da Vida”. Passou a ser o programa mais visto da TV brasileira.
Ainda curtindo o título de campeão paulista conquistado pelo Santos na temporada 1978/1979 (iniciado em 1978 e encerrado em junho de 1979) e inspirado no programa da TV Globo, foi aí que André teve a idéia de criar o SANTÁSTICO, O SHOW DA VILA.
O time era formado por jogadores que atuaram no Santos naqueles dois anos. A escalação era essa: 1. Marola, 2. Nélson, 3. Joãozinho, 4. Neto e 6. Gilberto; 5. Clodoaldo, 8. Ailton Lira e 10. Pita; 7. Nilton Batata, 9. Juari e 11. João Paulo. Na reserva, 12. Vítor, 15. Toninho Vieira e 18. Rubens Feijão.
O Santástico participou do 2º Torneio Aberto, obtendo a 18ª colocação entre os 52 inscritos. Logo depois, tomou parte do 2º Campeonato Interno da UDF, no período de 24 de maio a 20 de julho de 1980, chegando em 7º lugar entre os treze participantes.
Foi sua última participação em torneios da Federação. Seus três irmãos, Antônio Carlos, Eduardo e José Ricardo continuam jogando até os dias de hoje. O André e o seu Santástico nunca mais quiseram saber do futebol de mesa. Talvez tenham dado o azar de começar numa época em que a desorganização imperava na Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, o que certamente o desestimulou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário