quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MEU TIME DE BOTÃO: Oscar





O técnico Alcides Figueira Filho criou o Oscar Futebol de Mesa no feriado de 15 de novembro de 1985, por incentivo do seu irmão Carlos Henrique Figueira, que já vinha jogando na modalidade três toques em São José do Rio Preto (SP).
Devido sérias restrições orçamentárias, começou a jogar com um time emprestado pelo seu irmão, em dois tons de azul, e quando jogava contra ele acabava utilizando um time do Palmeiras, de plástico.
O nome do time foi derivado da premiação do cinema americano: o OSCAR, e assim, os botões receberam nomes de filmes e/ou desenhos que agradavam ao seu técnico à época.
A estréia oficial ocorreu no I Torneio Criativa Individual, em 30 de novembro de 1985, na sede do Clube Criativa de Futebol de Mesa, de São José do Rio Preto, sede que na verdade era na garagem da casa dos irmãos Marcelo e Maurício Matos: uma vitória por 3 x 1 diante do Ricardo.
Em 10 de janeiro de 1987, o Oscar estreou seu primeiro time próprio, com as cores oficiais preta e amarela, as quais permanecem até hoje. Não foi uma boa estréia, derrota de 0 x 2 para seu irmão.
De lá pra cá houve poucas alterações na escalação, que atualmente possui: 1.
Batman, 15. Indiana Jones, 3. King Kong, 13. Jason e 16. He-Man; 5. Robin Hood, 8.
ET e 10. Superman (capitão); 7. James Bond (007), 9. Rambo e 11. Mad Max. Na reserva: 12.Tarzan (goleiro), 22. Amadeus (goleiro), 2. Alien, 4. Homem Aranha, 6. Homem de Ferro e 20. Avatar.
O auge do Oscar se deu nos anos 1992/1993, período no qual ficou 72 partidas invictas, campanha que começou na 2ª rodada do Brasileiro Interclubes de 1992, em Belo Horizonte-MG, com uma vitória de 5 x 1 no Pimentel, do Ocidental-GO, e se encerrou após uma derrota para Sérgio Castilho Filho, do clube Dos Oito aos Oitenta, de Campinas-SP, no Brasileiro Interclubes de 1993, em Brasília-DF.
Entre estas 72 partidas passaram adversários como Maurício (RJ), Sibélius (MG), Motta (DF), Benjamin (MG), José Luis (SP), Fernando (SP), Juliano (SP), Gilney (SP), Émerson (SP), Aguinaldo (SP), Pires (RJ), Antônio Carlos (DF), Álvaro Sampaio (DF) e Marcelo Buzo (SP), entre outros. Foram 58 vitórias e 14 empates, 191 gols marcados e 49 gols contra.
Como em todo esporte, conforme você vai crescendo no esporte, as rivalidades iam aparecendo, neste caso rivalidades sadias, e que ajudaram muito o Oscar em sua performance. A primeira, como não poderia deixar de ser, foi com seu irmão Carlos Henrique. Depois com Marcelo (Aranha) e Maurício Matos. Mas a que permaneceu por mais tempo foi, sem dúvida, com o Fernando. Hoje todos grandes amigos. Além das rivalidades vem a amizade, e aqui não poderia deixar de citar o Aguinaldo e o Émerson, que são mais que amigos, viraram irmãos.
Desde setembro de 2007 o Oscar desfila seus astros pelas mesas de Brasília. Ficou ausente por dois anos quando seu técnico passou a jogar com o Palmeiras (Marcos, Arce, Antônio Carlos, Cleber e Roberto Carlos; César Sampaio, Alex e Rivaldo; Edmundo, Evair e Zinho), mas voltou no início de 2010 e retornou muito bem, obtendo a segunda colocação do Ranking Brasiliense de 2011, além de ter chegado à final do Brasileiro Interclubes em Juiz de Fora com a AABB-DF.
Em 2012 o Oscar apresenta seu novo escudo, nas tradicionais cores preta e amarela e agora com detalhes em dourado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário