terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TÚNEL DO TEMPO: o primeiro Interno da nova fase da Associação


O Clube de Futebol de Mesa de Brasília foi fundado em 14 de outubro de 1968, pelos irmãos Serejo (Luiz Paulo, Luiz Roberto e Paulo Luiz) e um primo deles (Francisco de Paula Vidal), transferidos para Brasília em 1960, oriundos do Rio de Janeiro, onde já praticavam o futebol de mesa.
Por ocasião da organização dos II Jogos de Brasília - 1971, o DEFER – Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação, do Governo do Distrito Federal, procurando colaborar com as Federações Desportivas, fez distribuir relação das entidades cadastradas, incluindo o Clube de Futebol de Mesa como Associação de Futebol de Mesa de Brasília. A nova cognominação foi aceita de bom grado e foi decidido na reunião de 30 de março de 1971 que assim passaria a ser o novo nome do clube.
A regra utilizada no clube era a do toque e passe, ou seja, enquanto desse “passe” o jogador continuava com seus lances até o chute a gol.
Usando essa regra, a Associação de Futebol de Mesa de Brasília funcinou até 1977, quando paralisou suas atividades.
Só voltou a ativa em 1980, com dois dos seus maiores técnicos, Walter e Antônio Carlos Morgado, pai e filho, contando com novos técnicos surgidos no Torneio Aberto de 1979 e já utilizando a regra dos três toques.
O Torneio JK foi o primeiro campeonato interno na nova fase da A.F.M.B.
Foi realizado no período de 24 de maio a 13 de julho de 1980, em sua sede localizada na Distribuidora Jardim (CRN 704/5).
O vencedor foi Walter Morgado (Dragão Negro), que perdeu uma só partida, que foi de 3 x 2 para Antônio Carlos Morgado (Arsenal). Este venceu a Taça Eficiência, com 26 pontos.
Na decisão do 3º lugar, Gilberto Moura (Alvinegro) levou a melhor sobre Rubens Murga (Cara de Pau), que ficou com a quarta colocação.
Participaram do torneio JK, além dos quatro finalistas, Agrício Braga Filho (Carranca), Alexandre Coelho (Carioca), Erivaldo Felipe (Taguá), Maurício Cavalcante (Lagoa), Newton Vasconcelos (Náutico), Vítor Knapp (Lá Vai Bola), Wellington Gomes (Ocidental) e William Dias (Frigoscândia).
O jogo de abertura do torneio e que serviu para inaugurar o Estádio “São Francisco”, apresentou a vitória do Carranca sobre o Náutico, por 1 x 0.
O Arsenal teve o ataque mais positivo, com 46 gols, e o botão-artilheiro, o nº 3, com 13 tentos. A defesa menos vazada foi a do Alvinegro, com apenas 5. O total de gols assinalados foi de 158, com média de 2,7 gols por partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário