quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

TÚNEL DO TEMPO: como surgiu o futebol de mesa na UDF


O Clube Recreativo de Esportes de Mesa – CREM, ligado, na época, à Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - A.E.U.D.F., popularmente conhecida como UDF, começou a nascer quando José Ricardo Almeida resolveu escrever para alguns clubes de futebol de mesa de São Paulo, dizendo da sua vontade de criar um clube em Brasília, depois de ter lido a coluna “Botões na Mesa”, de A Gazeta Esportiva, de São Paulo. Recebeu, dias depois, resposta dos clubes Associação Galaxia Petlem, do G. R. Riachuelo e da ASCLUBO, todos incentivando-o para que levasse adiante sua idéia. Na correspondência do G. R. Riachuelo, Paulo Aissum disse saber da existência de um clube de botões em Brasília, na faculdade CEUB.
No sábado, dia 23 de setembro de 1979, José Ricardo foi ao Ceub e procurou pelo clube de futebol de mesa. Ninguém soube informar. Quando ia saindo, já sem esperança, por acaso resolveu pegar um exemplar do jornal “Esquina”, jornal-laboratório do Curso de Comunicação do CEUB. Com grande surpresa e satisfação, lá estava uma reportagem, onde Sérgio Netto dizia que estava sendo estudada a possibilidade de ser criada uma liga de futebol de mesa entre o Ceub e a UDF.
Na segunda-feira, dia 25 de setembro, antes de ir para a aula, José Ricardo foi ao CEFER, na UDF, conversar com o Sr. Isaac, presidente daquele centro. Conversaram sobre a possibilidade de se montar um clube de futebol de mesa. O Sr. Isaac disse que havia um grupo de funcionários da UDF que já havia demonstrado o mesmo interesse. José Ricardo deixou seu nome e telefone e, no dia seguinte, 26 de setembro, Ranieri Silvano entrou em contato com ele, marcando uma reunião para aquela noite, da qual também tomou parte João Alvino Resende. Daí, para a criação do clube foi um pulo.
No dia 28 de setembro, quinta-feira, José Ricardo e João Resende foram buscar uma mesa (Serra Dourada) na casa do primeiro e marcaram um novo encontro para o próximo sábado.
No sábado, 30 de setembro, o pessoal da UDF teve as primeiras aulas de organização com o professor Márcio Da Rós, que tiveram a satisfação de conhecer, juntamente com Sérgio Netto, ambos botonistas do Ceub.
Foram realizadas eleições naquele dia, com a presença dos onze sócios fundadores: André Fernando Almeida, Antônio Resende, Antônio Carlos Almeida, Eduardo Almeida, João Resende, José Ricardo Almeida, José Silvano, Márcio Da Rós, Ranieri Silvano, Rossini Nascimento e Sérgio Netto.
Logo depois, foi escolhida a primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente – José Silvano; Vice-Presidente – José Ricardo Almeida; Secretário Geral – Márcio Luís Da Rós; Tesoureiro – João Resende e Diretor de Patrimônio – Ranieri Silvano.

Depois de terminada a eleição, foi realizado o jogo inaugural, na “regra brasileira”, com um sensacional Fla-Flu: Flamengo (João Resende) 2 x 0 Fluminense (Márcio Da Rós).
Nesse mesmo dia, na sala 59 da UDF, teve início o primeiro campeonato interno de futebol de mesa do CREM/UDF, na “regra brasileira” (um toque).

Logo depois, João Alvino Resende mandou confeccionar mais duas mesas: a Bola Preta e a Antônio de Farias.
As cores da UDF eram a azul e a branca.
Foi um dos clubes mais importantes no processo de sedimentação do esporte em Brasília e na criação da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa. Em sua sede tivemos a realização do Torneio Brasília-Rio, de todos os Torneios Abertos promovidos pela F.B.F.M. e de muitos outros torneios, além de importantes reuniões que serviram para selar o desenvolvimento do futebol de mesa em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário