segunda-feira, 28 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO ESPECIAL: A ENCICLOPÉDIA E O MESTRE


No último dia 16 de maio, Nilton Santos, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira e ex-lateral-esquerdo do Botafogo completou 87 anos de vida.
Neste 28 de maio de 2012, nosso amigo Walter Morgado estaria completando 81 anos. Infelizmente, ele nos deixou em fevereiro de 2008.
Há treze anos, mais precisamente no dia 29 de maio de 1999, alguns botonistas de Brasília tiveram o privilégio de passar um dia quase completo com essas duas figuras de destaque no futebol de campo e no futebol de mesa.
Naquele 29 de maio de 1999, na AABB, quando nossa sede ainda funcionava num local em frente ao que é hoje a Academia K2, 12 técnicos se juntaram para promoverem o Torneio "Walter Morgado", uma justa homenagem prestada por todos os botonistas brasilienses ao então "decano" do nosso futebol de mesa, que completara 68 anos no dia anterior e que, infelizmente, naquele dia, estava afastado das mesas brasilienses por motivo de saúde.
Mas as homenagens não pararam por aí. Para dar mais brilho à festa, Walter Morgado levou consigo um convidado super-especial. Através de um amigo seu, Walter fez o convite e ele aceitou. Para surpresa de alguns dos presentes, compareceu à AABB, acompanhado de sua esposa Maria Coeli, Nilton Santos, ele mesmo, a "Enciclopédia do Futebol", considerado por uma grande maioria de jornalistas como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos.
Vale lembrar que, naquela época, Nilton Santos residia em Brasília.
O casal esbanjou simpatia durante os jogos. Craques de acrílico foram “apresentados” ao craque dos gramados, alguns que chegaram a atuar com ele. Ao Nilton Santos foi entregue uma placa em nome da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa. O botafoguense José Ricardo Almeida aproveitou a oportunidade para pegar uma dedicatória de Nilton Santos em seu livro “Minha Bola, Minha Vida”, lançado em 1998. Foi uma manhã agradabilíssima para todos.
Após o encerramento da primeira fase do torneio, todos se dirigiram ao restaurante da AABB. No prolongado almoço de confraternização, como não poderia deixar de ser, todos muito ligados nas histórias de Nilton Santos, a maioria delas relacionada com o seu “compadre” Mané Garrincha.
Após o almoço, nosso convidado especial teve que se retirar pois já tinha outros compromissos.
Quanto ao torneio, na primeira fase os 12 técnicos foram divididos pelos seguintes grupos:
A: Neraldo Silva (Tupã), Ricardo Motta (TJF) e Roberto Pessoa (Napoli);
B: José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), Ailson Brites “Jucão” (União Villa) e Rodrigo Caruso (Meninos da Vila);
C: Álvaro Sampaio (All Stars), Ermânio Farias (Flamante) e Luiz Cláudio Caruso (São Paulo) e
D: Paulo César Faria (Amigos), Osmar de Oliveira (Santos) e Sérgio Motta (Mengole).
Para as quartas-de-final classificaram-se os dois primeiros colocados de cada grupo. Nas semifinais os encontros foram os seguintes: Amigos 6 x 3 União Villa e Estrela Solitária 2 x 0 Mengole.
Com esses resultados, disputaram a final José Ricardo e Paulo César, com o primeiro vencendo por 3 x 1 e conquistando o título de campeão. Na disputa pelo troféu de terceiro lugar, Motta venceu Jucão também por 3 x 1.
Quem também apareceu para dar um abraço em Walter Morgado foi Roberval de Paula, técnico do Águia Branca, que também se encontrava afastado das atividades botonísticas, mas nunca escondeu de ninguém a consideração e admiração que tinha por Walter Morgado.

2 comentários:

  1. Boa recordação, Zé!
    Não participei do torneio, mas tive a chance de almoçar com os dois. Foi muito bom!!
    Tarcízio

    ResponderExcluir