quinta-feira, 26 de outubro de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Luciano Sampaio



Luciano Sampaio nasceu em 26 de outubro de 1978, em Brasília (DF) e sempre morou na Capital Federal. Começou a ter contato com o futebol de mesa ainda criança, incentivado por seu pai Álvaro Sampaio, que já praticava o esporte há alguns anos. Sempre que possível o acompanhava nos eventos da modalidade, por isso seu contato quase sempre foi com a regra dos três toques, a não ser quando jogava com amigos da sua quadra na “regra” do leva-leva.
Ele sempre recebeu o incentivo de muitos botonistas. Além do seu pai, que o apresentou ao esporte e sempre que podia o envolvia com a prática do futebol de mesa, os que mais o incentivaram, especialmente no começo, foram Sérgio Motta, principalmente por ter iniciado junto com seu filho Marcelo, e o saudoso José Carlos Libório, que sempre teve a paciência de ensinar alguma jogada nova para ele ou algum detalhe da regra.
Antes de completar 13 anos, Luciano fez sua estreia numa competição oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, a Taça Brasília de 1991, disputada de 17 de julho a 12 de outubro. Chegou na 29ª colocação (36 técnicos participaram).
Além de não ser dos mais assíduos, ficava longos períodos sem dar o ar da graça. Assim é que ficou parado de 1998 a 2001. Retornou em 2002, parou novamente em 2003, voltou a jogar em 2004 e de 2005 a 2007 afastou-se de novo.
O ano de 2008 foi o de sua definitiva afirmação como grande botonista. Nos dias 23 e 24 de agosto fez parte da equipe da AABB (juntamente com Alcides Figueira Filho, Marcelo Ferreira, Marcelo Silva, Marcos Mendes e Roberto Pessoa, o capitão) que venceu a quarta edição da Copa Centro-Oeste Interclubes.
Pouco tempo depois, conquistou o título mais importante de sua carreira botonística, a Taça Brasília.
Foram tão importantes essas conquistas que Luciano considera que realizou suas duas partidas inesquecíveis nessas competições.
A primeira, por ter colaborado com sua equipe para vencer a Copa Centro-Oeste, um 3 x 2 sobre o José Luís, do América, de São José do Rio Preto, depois de estar perdendo de 2 x 0.
A outra foi no dia 4 de novembro de 2008, a vitória por 3 x 1 sobre o Antônio Carlos Almeida, no triangular final da Taça Brasília (no outro jogo, empatou em 1 x 1 com o Tarcízio). Na sua opinião, jogou tão bem essa partida que dominou o jogo do início ao fim, contra um adversário que é um dos melhores botonistas do Brasil.
A última vez que esteve em ação foi durante o 6º Challenger de 2010, disputado nos dias 17, 22 e 24 de junho.
Logo depois, nasceu sua primeira filha, Júlia (depois viriam mais dois) e isso foi fazendo com que Luciano ficasse cada vez mais afastado das mesas. Além disso, passou também a atravessar momentos bem tumultuados em sua vida com a reforma do apartamento e outros, fatos que deixaram o futebol de mesa em segundo plano.
Só retornaria a disputar competições oficiais da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa em 22 de outubro de 2022, quando participou da Copa do Mundo. 
Neste ano de 2023 até andou aparecendo para participar de poucos torneios internos da AABB e quando é possível, aparece no clube do Banco do Brasil para bater uma bola. Resta torcer para que consiga conciliar sua vida pessoal com a esportiva para voltar a competir em alto nível.










Nenhum comentário:

Postar um comentário