segunda-feira, 23 de outubro de 2023

DO FUNDO DO BAÚ: Futebol de Mesa em Brasília - 1962



 

No dia 18 de janeiro de 2013, estávamos realizando uma pesquisa no Correio Braziliense, com a finalidade de editar um livro, em parceria com um amigo também pesquisador, contando a história do Rabello, clube que existiu no futebol brasiliense na década de 60.
Para nossa surpresa, encontramos uma matéria na edição de 9 de maio de 1962, pág. 4, do Correio Braziliense, que passamos a divulgar, “ipsis litteris”.

"Foi fundada nesta Capital Federal, a Liga Brasiliense de Futebol de Mesa, com sede provisória no Bloco 46 da Asa Norte.
Um Torneio Início a ser realizado no próximo dia 20 já está organizado com a participação dos seguintes clubes e respectivos representantes:

SANTOS – Edmilson Aragão
VASCO DA GAMA – Olívio Cabral
FLUMINENSE – Yves Bancillon
MARANHÃO – Francisco Leitão
BOTAFOGO – Píndaro
CORINTHIANS – Valério Antônio
NÁUTICO – Lourenço Francisco Dutra.

Nota:
Alguns sabem, outros não, que era pretensão nossa escrever um livro contando a história do futebol de mesa em Brasília.
O registro mais antigo que possuía antes deste foi um torneio realizado em 1966, disputado por alguns botonistas que viriam a criar mais tarde a Associação de Futebol de Mesa de Brasília, dentre eles Walter Morgado.

Caso essa postagem chegue até o conhecimento de familiares dos citados acima, favor entrar em contato com José Ricardo Almeida pelo e-mail jrca1957@gmail.com.