quarta-feira, 4 de outubro de 2023

A VIAGEM PARA JUIZ DE FORA E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 1981

 

Dando prosseguimento ao seu trabalho de massificação pró-futebol de mesa com bola de feltro, a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa esteve visitando as cidades de Juiz de Fora (MG) e de São José dos Campos (SP). O presidente João Paulo Mury e sua comitiva, composta de Sérgio Netto, Vice-Presidente, Orlando Campos Junior, Diretor-Secretário e José Ricardo Almeida, Diretor-Técnico e de Relações Públicas realizaram diversos jogos-demonstrações, palestras e congressos técnicos.
Em Juiz de Fora, nos dias 18 e 19 de junho de 1981, a C.B.F.M. foi assessorada pela Liga Juizforana de Futebol de Mesa, através de seu presidente Gilson Nogueira de Almeida e seu irmão Arany. Por ocasião da visita a esta cidade, foram encerrados os jogos do XI Campeonato de Futebol de Mesa de Juiz de Fora, Troféu “João Paulo Mury”, vencido por Mauro Novellino (Recife F.M.), na regra do dadinho. Logo depois, teve lugar na sede do SESC local um congresso técnico que contou com a participação de técnicos locais interessados em conhecer a regra dos três toques e dos membros da Confederação. Ficou acertada a filiação da Liga Juizforana de Futebol de Mesa à Confederação Brasileira.
Entre os técnicos que participaram das reuniões, um em especial: Renato Baumgratz. Posteriormente, viria a se tornar um dos maiores botonistas da regra de três toques.
Convidados pela diretoria da Associação Esportiva São José e Clube de Campo Santa Rita, os diretores da C.B.F.M. visitaram São José dos Campos nos dias 20 e 21 de junho de 1981, com o mesmo objetivo de Juiz de Fora, ou seja, difundir a regra de três toques. A oportunidade serviu para que o futebol de mesa, muito praticado no Santa Rita, viesse a ser oficializado em São José dos Campos, com a criação da Associação de Futebol de Mesa de São José dos Campos.
Logo depois, foram disputados dois torneios na sede da Associação Esportiva São José, em disputa dos troféus “Prefeito Joaquim Bevilacqua”, no dia 20, e “Maurício Peneluppi”, no dia 21. No primeiro, houve empate na primeira colocação entre os técnicos João Paulo Mury e Francisco Furtado, o Batman, de São José dos Campos, desempatado a favor do técnico carioca pelos critérios de desempate, ficando José Ricardo Almeida em terceiro. João Paulo Mury também venceu o segundo, ao ganhar de José Ricardo Almeida, na final, por 1 x 0. Orlando Campos Junior foi o terceiro colocado. Foram entregues medalhas a todos os técnicos e troféus aos campeões e vice-campeões.
Cabe ressaltar a excelente acolhida proporcionada pelos amigos botonistas das duas cidades visitadas.
Em São José dos Campos, além do Batman, conhecemos outros amigos, tais como Florival Nucci, Lencioni, Giolo, Gustavo e Pirolla.
Durante os dias de visita a São José dos Campos, esteve presente a todos os acontecimentos José Geraldo Standke, presidente da Associação de Jacareí de Futebol de Mesa, que aproveitou a oportunidade para também filiar-se à Confederação Brasileira da modalidade, levando para sua cidade regras oficiais, bolas e palmômetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário