sexta-feira, 11 de agosto de 2023

CLUBES DE BRASÍLIA: UDF


O CREM/UDF (Clube Recreativo de Esportes de Mesa – CREM, ligado à UDF – Universidade do Distrito Federal) começou a nascer quando José Ricardo Almeida leu a coluna “Botões na Mesa”, do jornal A Gazeta Esportiva, de São Paulo, solicitando orientação de como proceder para criar um clube de futebol de mesa aqui em Brasília.
Dias depois, recebeu resposta dos clubes Associação Galaxia Petlem, do G. R. Riachuelo e da ASCLUBO, todos incentivando-o para levasse à frente sua ideia.
Pelo G. R. Riachuelo, o amigo Paulo Aissum disse saber da existência de um clube de botões em Brasília, no Ceub.
No sábado, dia 23 de setembro de 1979, José Ricardo foi ao Ceub e procurou o tal clube de botões. Ninguém soube informar.
Quando já ia saindo da faculdade, já meio sem esperança, resolveu pegar um exemplar do jornal “Esquina”, editado pelo Laboratório de Comunicações do Ceub. Com grande surpresa e satisfação, lá estava uma reportagem com o saudoso Sérgio Netto, onde ele dizia que estava sendo estudada a possibilidade de ser criada uma Liga de futebol de mesa entre o Ceub e a UDF.
Na segunda-feira, dia 25, antes de ir para a aula na UDF, José Ricardo foi ao CEFER. Lá chegando, falou com o Sr. Enoch. Conversaram sobre a possibilidade de montar um clube de futebol de mesa. Foi aí que o Sr. Enoch disse que havia um grupo de pessoas que já tinha demonstrado o mesmo interesse. José Ricardo deixou seu nome e telefone e, no dia seguinte, terça-feira, 26 de setembro, o Ranieri Silvano entrou em contato com José Ricardo, marcando um encontro para àquela noite. Deste encontro também tomou parte João Alvino Paiva Resende.
Daí, para a criação do clube, foi um pulo. No dia 28 de setembro, João Resende foi até a casa de José Ricardo, com o objetivo de transportar uma mesa da Brianezzi (nominada Serra Dourada) da casa deste para uma sala da UDF, a de número 59.
No sábado, dia 30 de setembro, aconteceu a grande reunião para fundação do clube. Após as primeiras “aulas” de organização com o Professor Márcio Da Rós que, juntamente com Sérgio Netto, ambos do Ceub, haviam sido convidados para aquela reunião.
Então foram realizadas eleições no mesmo dia, com a presença dos 11 sócios fundadores: Antônio Carlos Almeida, André Fernando Almeida, Antônio Resende (Tuniquinho), Eduardo Almeida, João Resende, José Ricardo Almeida, José Silvano, Márcio Da Rós, Ranieri Silvano, Rossini Nascimento e Sérgio Netto.
A primeira diretoria do CREM/UDF ficou assim: Presidente – José Silvano; Vice-Presidente – José Ricardo Almeida; Secretário – Márcio Da Rós; Tesoureiro – João Resende e Diretor de Patrimônio – Ranieri Silvano.
Depois de terminadas as eleições, foi realizado o jogo inaugural do novo clube, um amistoso pela regra de um toque, com um sensacional Fla-Flu: João Resende (Flamengo) 2 x 0 Fluminense (Márcio Da Rós).
Neste mesmo dia teve início o primeiro Campeonato Interno de Futebol de Mesa do CREM/UDF, com a participação dos 11 técnicos, ainda pela regra de um toque. O primeiro campeão foi José Ricardo Almeida.
A UDF foi a maior responsável pelo desenvolvimento do futebol de mesa em Brasília. Logo depois do primeiro interno, sediou, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, o Torneio Rio-Brasília, envolvendo oito técnicos do Rio de Janeiro e 8 de Brasília, competição promovida com a finalidade de aprendizagem, por parte dos técnicos brasilienses, da regra dos três toques. Para tanto, foram levadas para a UDF outras mesas além da cedida por José Ricardo. Foram duas emprestadas pelo Ceub (Ribão e Ceubão) e uma outra que pertencia ao João Resende.
A UDF também foi sede dos jogos válidos pelo 1º Torneio Aberto de Futebol de Mesa de Brasília, competição que serviu de vez para a consolidação do esporte na Capital Federal. Dentre os inscritos no Torneio saíram os fundadores do Serrano e da Telestar e do retorno às competições da Associação e do Ceub.
Vendo o crescimento do clube, não demorou muito para João Resende providenciar, junto à marcenaria da UDF, a confecção de duas mesas oficiais, de nomes Antônio de Farias e Bola Preta. Assim, a UDF passou a contar com quatro mesas para os seus jogos. Por muito tempo a UDF foi sede de diversos torneios, inclusive interestaduais.
A UDF, com a dupla de irmãos Antônio Carlos e José Ricardo, foi o primeiro clube de Brasília a vencer um campeonato brasileiro, em 1982.
Venceu em duas ocasiões o Campeonato Brasiliense Interclubes, nos anos de 1981 (ainda com a dupla Antônio Carlos e José Ricardo) e 1983 (quando quatro técnicos revezavam nas mesas e foi representada por Antônio Carlos, Eduardo Almeida, João Resende, José Ricardo Almeida, Luiz Cláudio Caruso e Paulo Caruso).
Paralisou suas atividades no ano de 1984, logo depois da realização de seu sexto campeonato interno (encerrado em 15 de julho) quando a direção da UDF comunicou que, por conta de um crescimento no número de cursos e de alunos a sala do futebol de mesa deveria ser desocupada.
Dentre todos os botonistas que lutaram pela manutenção do futebol de mesa na UDF, sem querer desmerecer ninguém, temos que destacar a figura do saudoso João Alvino Paiva Resende, que nunca mediu esforços para ver a UDF se tornar um grande clube de futebol de mesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário