domingo, 13 de agosto de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Adolpho Parente


Adolpho de Thuin Parente nasceu em Brasília (DF), no dia 13 de agosto de 1981.
Desde a sua infância foi sócio da AABB-Brasília. Jogou nas escolinhas de futebol de salão e na adolescência jogava “pelada” no campo de futebol society, além de adorar nadar no clube.
Se preparando para comemorar mais um “Dia dos Pais”, Adolpho foi até a loja Só Tricolor comprar um presente para o seu pai, Márcio Parente, torcedor “doente” do Fluminense carioca. Ao chegar na loja, enquanto observava as opções para o presente, se deparou com um time de botão, Real Madrid (Os Galácticos), com arte embutida. Até aquele momento ele só conhecia os botões de galalite, com os quais já tinha jogado na infância com o pessoal da sua quadra e os botões do seu pai, que já eram da regra 3 Toques, porém, dos anos 80.

Achou o time do Real Madrid fantástico! Imediatamente perguntou para o vendedor se ele conhecia alguém que jogasse com botões iguais àqueles? Para sua imensa surpresa, ele respondeu dizendo que tinha um pessoal que jogava na AABB. Quase caiu para trás!!! Sempre frequentou o clube, sempre gostou de botões e nunca tinha visto ninguém jogando na AABB.
Agradeceu o vendedor pela dica, comprou o presente do seu pai e foi direto para AABB, checar aquela informação. Lá, encontrou o Sérgio Motta, sentado, e pronto para receber mais um novato!
Após as primeiras “lições” sobre a nova regra e depois de intensivo treinamento, mostrando muita determinação, aproveitava todo tempo livre para aprender sempre um pouco mais, levando a todos que o conheceram que ali estava nascendo um novo craque na regra dos 3 Toques.

No mesmo mês que Adolpho redescobriu o futebol de mesa em Brasília, criou o seu time Cavalo de Tróia e fez sua estreia em competições oficiais promovidas pela Federação Brasiliense de Futebol de Mesa.
Abrimos um parêntese para contar como surgiu o time do Adolpho. O fator mais importante para que quisesse criar seu próprio time foram as histórias que seu pai, Márcio Parente, como dissemos anteriormente ex-botonista da regra 3 Toques, contava sobre o Dragão Negro, time do saudoso Walter Morgado. Escolheu como símbolo para seu time de botões o “Cavallino Rampante”, famoso símbolo da equipe de Fórmula 1, Ferrari, um cavalo negro sobre um fundo amarelo, normalmente com as letras SF de Scuderia Ferrari, por ser um apaixonado por F-1, por considerar um lindo símbolo e por adorar cavalos.

Posteriormente, decidiu fazer uma escalação homenageando os grandes cavalos da história e outros famosos, graças à afinidade criada entre os craques de quatro patas e seu técnico, que faz questão de prestigiá-los “gritando” seus nomes sempre que fazem gols. A referida escalação é a seguinte: 1. Ribot, 2. Tornado, 3. Incitatus, 4. Comanche, 5. Vizir, 6. Pegasus, 7. Herói, 8. Baloubet du Rouet, 9. Pé de Pano, 10. Bucéfalo, 11. Silver, 12. Ferrari, 13. Pepe Legal. 14. Mustang e 15. Faísca.
Já com o nome de Cavalo de Tróia nos registros da FBFM, sua estreia aconteceu em 11 de junho de 2005, o 13º Challenger deste ano, quando terminou na sétima colocação. Isso aconteceu contra Leonardo Penna (Axé), hoje residindo em Salvador-BA, resultando no empate em 1 x 1. Em seu segundo jogo válido pelo torneio, foi derrotado por Antônio Carlos Almeida (Verdão) e não se classificou para a fase seguinte.
O primeiro título de campeão viria apenas em 2007, o do 16º Campeonato Brasiliense Interclubes, quando defendeu as cores do Planalto, juntamente com Tarcízio, Edu, Luiz Claudio e Paulão.
De forma individual, o primeiro grito de campeão aconteceu na 5ª Copa Planalto, realizada nos dias 1º e 4 de setembro de 2007.

Depois, viriam muitos outros títulos, tais como o Brasiliense Interclubes de 2007, a Federation Cup, de 2008, a Taça Dom Bosco, de 2009, a Copa do Mundo, de 2010, a Copa dos Campeões, de 2011, a Copa DF e a Champions League, de 2016, só para citar alguns.
Em 2016, Adolpho transferiu-se para a ACAFUMA-Águas Claras Associação de Futebol de Mesa e Arte, onde, no mesmo ano, conquistou o 1º Campeonato Interno do mais novo clube do DF.
Em 2018, sagrou-se campeão da 33ª Taça Brasília.
No ano passado, mais precisamente nos dias 19 e 20 de novembro de 2022, alcançaria sua maior conquista, ao vencer o Campeonato Brasileiro Individual, na competição realizada na AABB-Brasília.
Não demorou muito para pouco tempo depois alcançar outro grande título, desta vez em equipe. Teve participação decisiva na conquista, por parte da Acafuma, do título de Campeão Brasileiro Interclubes, junto com Caruso, Digão, Magno, Tarcízio e Thiago. A competição foi realizada de 21 a 23 de abril de 2023.











Nenhum comentário:

Postar um comentário