segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CARUSO É O GRANDE CAMPEÃO DA TAÇA BRASÍLIA 2014



Da direita para a esquerda: Caruso (1º), Antônio Carlos (2º), José Ricardo (3º) e Adolpho (4º)

A 29ª edição da Taça Brasília de Futebol de Mesa teve o seu encerramento no último sábado, na AABB-Brasília.
Este ano a Taça Brasília foi dividida em cinco fases, sendo quatro classificatórias e uma Final. 
A Fase Final reuniu os sete melhores colocados de todas as quatro fases classificatórias e mais o melhor colocado do ranking geral, com exceção desses sete classificados. 
Justamente o técnico que conseguiu a última dessas vagas, Alcides Figueira Filho, não pôde comparecer, pois teve compromissos particulares inadiáveis.
Por conta dessa ausência, momentos antes de começar a disputa foi realizado um sorteio entre o melhor colocado no ranking da Taça Brasília (Sérgio Motta) e o melhor colocado no ranking geral (Jean Buarque Junior), sendo este o sorteado. A disputa foi tão “intensa” que, entre 33 pedras numeradas, Motta tirou 29 e Jean 30.
Assim, os oito classificados para a Fase Final passaram a ser (por ordem alfabética): Adolpho Parente, Antônio Carlos Almeida, Jean Buarque Junior, José Ricardo Almeida, Marcelo Vasques, Paulo Caruso, Paulo César Faria e Paulo Roberto Holanda (Paulão).
Às 10 horas teve início a maratona de jogos, ou seja, os oito técnicos jogariam no sistema “todos contra todos”, em sete rodadas.
Rodada a rodada, Caruso vencia seus adversários e os demais iam tirando pontos preciosos uns dos outros.
Na primeira rodada, os quatro técnicos que chegariam entre os quatro primeiros colocados venceram seus jogos: José Ricardo 2 x 0 Jean, Caruso 4 x 0 Vasques, Adolpho 2 x 0 Paulão e Antônio Carlos 2 x 0 Paulo César.
Na segunda rodada, apenas dois desses continuaram vencendo: Antônio Carlos 3 x 0 Paulão e Caruso 3 x 0 Jean. Os outros dois tropeçaram: José Ricardo 0 x 0 Vasques e Adolpho 2 x 2 Paulo César.
Veio a terceira rodada e mais um dos quatro finalistas tropeçou: foi a vez de Antônio Carlos, que empatou em 1 x 1 com Jean. José Ricardo venceu Paulo César por 2 x 0, Adolpho fez 1 x 0 em Vasques e Caruso, já demonstrando que estava em seus melhores dias, marcou um golaço contra Paulão, num “prego” enviesado e que entrou no ângulo, vencendo por 1 x 0.
Na quarta rodada, foi a vez de novo tropeço de José Ricardo, empatando em 0 x 0 com Paulão. Os demais venceram seus jogos: Antônio Carlos 5 x 0 Vasques, Adolpho 4 x 0 Jean e Caruso 3 x 1 Paulo César.
A quinta rodada trouxe dois confrontos diretos na briga pelo título: num deles, José Ricardo venceu Adolpho por 2 x 1 e, no outro, Caruso chegava à sua quinta vitória, após derrotar Antônio Carlos, também por 2 x 1. Nos demais jogos, Paulão e Jean não saíram do 0 x 0 e Paulo César fez 3 x 0 em Vasques.
Na próxima rodada, a sexta, a vantagem de quatro pontos para o segundo colocado e uma combinação em dois jogos, poderia dar o título ao Caruso por antecipação de uma rodada.
Após dois jogos bastante equilibrados, foi o que aconteceu. Num deles, Caruso saiu na frente de Adolpho, que depois empatou. O resultado de 1 x 1 permaneceu até o final. No outro, Antônio Carlos e José Ricardo empatavam em 1 x 1. Nos últimos minutos, José Ricardo teve a chance da vitória, mas o seu chute pegou na trave. A bola voltou para a defesa de José Ricardo, totalmente desguarnecida, do que se aproveitou Antônio Carlos para armar a jogada e também acertar um tirombaço na trave de José Ricardo. Logo depois acabou o jogo com o empate de 1 x 1, resultado que deu o título ao Caruso.
Ainda nesta rodada tivemos Vasques 0 x 0 Paulão e Paulo César 4 x 0 Jean.
Na última rodada, em “ritmo de festa”, Caruso empatou em 2 x 2 com José Ricardo, terminando sua participação no campeonato de forma invicta. Antônio Carlos venceu Adolpho por 2 x 1 e garantiu o vice-campeonato. Dois empates ainda aconteceram na última rodada: Paulo César e Paulão empataram em 1 x 1 e Vasques e Jean em 0 x 0.
Assim, Paulo Caruso chegou ao seu segundo título de campeão da Taça Brasília. O primeiro foi no distante ano de 1989.
Nos 28 jogos realizados foram assinalados 65 gols, perfazendo a média de 2,3 gols/jogo.
A classificação final da 29ª Taça Brasília de Futebol de Mesa foi a seguinte:

CF TÉCNICOS J V E D GF GC SD PG
PAULO CARUSO 7 5 2 0 16 5 11 17
ANTÔNIO CARLOS ALMEIDA 7 4 2 1 15 5 10 14
JOSÉ RICARDO ALMEIDA 7 3 4 0 9 4 5 13
ADOLPHO PARENTE 7 3 2 2 12 7 5 11
PAULO CÉSAR FARIA 7 2 2 3 11 10 1 8
PAULO ROBERTO HOLANDA 7 0 4 3 1 7 -6 4
JEAN BUARQUE JUNIOR 7 0 3 4 1 14 -13 3
MARCELO VASQUES 7 0 3 4 0 13 -13 3



TAÇA DE PRATA



Sérgio Motta, à esquerda, e Roberval, ao centro, recebendo a premiação do campeão da Taça Brasília

Os técnicos que não ficaram entre os oito primeiros colocados com base nos rankings da Taça Brasília e no Geral, poderiam fazer inscrição na Taça de Prata.

Apenas três técnicos compareceram para a disputa: Roberto Pessoa, Roberval de Paula e Sérgio Motta.
Disputaram o título em dois turnos, ao final dos quais Sérgio Motta tornou-se campeão, com três vitórias e uma derrota.
A classificação final da Taça de Prata foi a seguinte:

CF TÉCNICOS J V E D GF GC SD PG
SÉRGIO MOTTA 4 3 1 0 6 3 3 10
ROBERVAL DE PAULA 4 1 1 2 3 4 -1 4
ROBERTO PESSOA 4 0 2 2 3 5 -2 2





Nenhum comentário:

Postar um comentário