sexta-feira, 5 de maio de 2017

HÁ 40 ANOS NO FUTEBOL DE MESA BRASILIENSE: a fundação do clube de botões do Ceub



O futebol de mesa no Ceub nasceu da idéia de dois amigos, Augusto César Damasceno de Carvalho e Sérgio Alberto Moreira Antunes Netto, ambos trabalhando no CAC – Centro de Atividades Acadêmicas e Culturais do CEUB – Centro de Ensino Unificado de Brasília, no dia 5 de maio de 1977. O evento foi logo registrado e os planos foram traçados apressadamente. A experiência de Sérgio Netto no futebol de mesa e o tino de organização de Augusto em muito ajudaram a criação desse clube.
Mas, para jogar, precisavam de uma mesa, já que os botões eles possuíam. Então, Sérgio mostrou um time do Ceub Esporte Clube ao Administrador do Campus, Honório Quartieri, que se emocionou muito e disse que se o mesmo fosse mostrado ao Reitor do CEUB, Professor Alberto Peres, existia uma grande possibilidade de que ele aprovasse a confecção de uma mesa. O sinal positivo foi dado e em uma semana depois desses encontros, a mesa estava pronta. Primeiramente, foi colocada na sede social do Clube Náutico de Brasília (arrendado para os funcionários da faculdade). Duas semanas depois, foi transferida para o Ginásio de Esportes do Ceub, já batizada de Estádio “Professor Alberto Peres”, apelidada de “Ceubão”.
A 5 de junho de 1977, ou seja, exatamente um mês após a fundação do Clube de Esportes de Mesa – CEM/CEUB, aconteceu o primeiro jogo, entre Sérgio Netto, com um time do Corinthians, e Honório Quartieri, com uma equipe do Ceub. Augusto funcionou como árbitro. O jogo terminou 2 x 0 a favor de Sérgio Netto. A regra utilizada foi a paulista.
Foi aí que os fundadores decidiram que precisariam de novos associados e Sérgio Netto espalhou pelo Ceub um cartaz convocando os interessados em praticar o futebol de mesa. Apareceram 74 interessados em conhecer o novo esporte, dentre eles, San Tiago Gusmão, Cícero Barros, Luiz Gomes, Nonato Silva, Luiz Fernando Atta, Vasco e seu filho Luciano Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário