sexta-feira, 12 de maio de 2017

HISTÓRICO DA COPA DF INDIVIDUAL DE FUTEBOL DE MESA - 3ª e última parte

2012


A Copa DF de 2012 foi disputada no período de 13 a 29 de novembro, em três fases, e contou com a participação de treze técnicos.
A Primeira Fase da Copa DF foi realizada no dia 13 e as classificações finais foram essas:
Grupo A - 1º Santos (Caruso), 2º Serrano (Bruno) e 3º Mengole (Motta);
Grupo B - 1º Estrela Solitária (José Ricardo), 2º Araçatuba (Marcelo Porto) e 3º Vidigal (Pimentel);
Grupo C - 1º Juventus (Eduardo), 2º Verdão (Antônio Carlos), 3º Azteca (Marcelo Vasques) e 4º Leão do Norte (Paulão).
Classificaram-se para a Segunda Fase, que foi disputada no dia 20, os dois primeiros de cada grupo. Essa fase teve a seguinte classificação final:
Grupo D - 1º Verdão, 2º Santos e 3º Vidigal;
Grupo E - 1º Estrela Solitária, 2º Serrano 3 3º Azteca;
Grupo F - 1º Juventus, 2º Araçatuba e 3º Mengole.
Na terceira e última fase, no dia 27 de novembro, os primeiros colocados de cada grupo decidiram do 1º ao 3º lugar, os segundos do 4º ao 6º e os terceiros do 7º ao 9º posto.
O grande campeão foi Eduardo Almeida (Juventus), que se saiu melhor em um triangular final que reuniu também seus dois irmãos, Antônio Carlos Almeida (Verdão) e José Ricardo Almeida (Estrela Solitária).
Este foi o terceiro título de campeão da Copa DF conquistado pelo técnico Eduardo (venceu em 2004 e 2010.
A classificação geral do torneio foi esta:

2013

Quatorze técnicos disputaram a Copa DF de 2013, nos dias 29 de outubro e 5 e 12 de novembro.
Na Primeira Fase as classificações dos quatro grupos foram as seguintes:
A - 1º Eldorado (Jean), 2º Corinthians (Jan), 3º Oscar (Alcides) e 4º Napoli (Roberto);
B - 1º Centenário (Tarcízio), 2º Araçatuba (Marcelo Porto), 3º Dragão Vianense (Luiz Gomes) e 4º Gigante da Colina (Farneze);
C - 1º Cavalo de Tróia (Adolpho), 2º Verdão (Antônio Carlos) e 3º Azteca (Marcelo Vasques);
D - 1º Estrela Solitária (José Ricardo), 2º Amigos (Paulo César) e 3º Mengole (Motta).
Os dois primeiros colocados passaram para a Segunda Fase, que foi formada por dois grupos, os quais apresentaram as seguintes classificações finais:
E - 1º Verdão, 2º Centenário, 3º Amigos e 4º Eldorado;
F - 1º Cavalo de Tróia, 2º Estrela Solitária, 3º Corinthians e 4º Araçatuba.
Um quadrangular reunindo os dois primeiros colocados desses grupos decidiu o torneio. Com uma vitória e dois empates e saldo de um gol a mais que o Verdão, o Centenário conquistou seu segundo título de Copa DF. O Cavalo de Tróia foi o terceiro colocado e o Estrela Solitária o quarto.
Outro quadrangular, com os terceiros e quartos colocados dos grupos E e F, decidiram da quinta à oitava colocação. A ordem foi a seguinte: 5º Amigos, 6º Corinthians, 7º Eldorado e 8º Araçatuba.

Novamente a Copa DF não foi disputada nos anos de 2014 e 2015.
Voltaria a fazer parte do calendário oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa no ano de 2016, quando foi igualado o recorde de técnicos participantes

2016

Bruno e Adolpho
O recorde de maior número de participantes na Copa DF pertencia à edição de 2009: 22. 
Esse total foi igualado em 21 de maio de 2016, quando a Copa DF foi disputada de forma completamente diferente das anteriores.
Na Primeira Fase, entre os inscritos os 15 melhores do ranking da FBFM foram divididos em três grupos (A, B e C), cada um deles com cinco técnicos, dos quais passavam para a Segunda Fase, no sistema mata-mata, os dois primeiros colocados de cada grupo e mais o melhor terceiro colocado. Os outros sete técnicos foram divididos em dois grupos (D e E), dos quais os primeiros colocados decidiriam quem ia ficar com a vaga na Segunda Fase.
As classificações dos grupos foram as seguintes:
Grupo A - 1º Cavalo de Tróia (Adolpho), 2º Amigos (Paulo César), 3º Serrano (Bruno), 4º Vidigal (Pimentel) e 5º Mengole (Motta);
Grupo B - 1º Santos (Caruso), 2º Oscar (Alcides), 3º Azteca (Marcelo Vasques), 4º Araçatuba (Marcelo Porto) e 5º Squadra Azzurra (Eduardo).
Grupo C - 1º Verdão (Antônio Carlos), 2º Estrela Solitária (José Ricardo), 3º Centenário (Tarcízio), 4º Meninos da Vila (Digão) e 5º Eldorado (Jean);
Grupo D - 1º Fluminense (Márcio), 2º Bota Junior (Junior), 3º Águia Branca (Roberval) e 4º Desportiva (Tiago); e
Grupo E - 1º Dragão Vianense (Luiz Gomes), 2º Napoli (Roberto) e 3º Sporting (Ennio).
Na decisão dos vencedores dos grupos D e E, o Dragão Vianense venceu o Fluminense por 3 x 1.
Na primeira rodada do mata-mata, os resultados foram esses: Cavalo de Tróia 3 x 0 Dragão Vianense, Estrela Solitária 2 x 0 Oscar, Verdão 1 x 1 Centenário (o empate favoreceu o Verdão) e Santos 2 x 1 Amigos.
Nas semifinais, dois resultados de 1 x 0, um deles a favor do Cavalo de Tróia contra o Estrela Solitária e o outro a favor do Verdão contra o Santos.
Na decisão, equilíbrio total e o empate de 1 x 1 entre Cavalo de Tróia e Verdão, resultado que deu o título de campeão ao primeiro, pelo critério de melhor campanha em toda a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário