quarta-feira, 10 de maio de 2017

HISTÓRICO DA COPA DF INDIVIDUAL DE FUTEBOL DE MESA - 1ª parte


No próximo sábado, 13 de maio de 2017, será disputada na AABB a 10ª edição da Copa DF Individual de Futebol de Mesa 3 Toques.
A partir de hoje e nos próximos dois dias, estaremos contando um pequeno histórico dessa competição oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, que teve sua primeira edição em 2004.

2004

A primeira vez em que a Copa DF Individual foi disputada aconteceu no período de 24 de julho a 7 de dezembro de 2004, num formato completamente diferente dos seguintes.
Foram 16 técnicos inscritos que, em cada fase da competição, disputaram dois jogos entre eles, no sistema ida e volta, com dois mandos de campos diferentes, valendo como um dos critérios de desempate o gol marcado “fora de casa”. O longo período de disputa deveu-se ao fato de não haver uma tabela fixa: os técnicos combinavam entre si quando ia acontecer os dois encontros, daí a demora na realização dos jogos num período previamente determinado. Justamente por isso alguns WO foram registrados.
Os confrontos sorteados para a Primeira Fase foram os seguintes: Eduardo Almeida (Juventus) x Tarcízio Dinoá Junior (Centenário) - vitória da Juventus, por WO, Luiz Cláudio Caruso (São Paulo) x Rodrigo Caruso (Meninos da Vila) - empate em 1 x 1 e vitória do Meninos da Vila por 1 x 0, Paulo César Faria (Amigos) x Roberto Pessoa (Napoli) - duas vitórias do Amigos, ambas por 2 x 1, Mauro Moura (Capibaribe) x Sérgio Ricardo (Boa Vista) - empate em 1 x 1 e vitória do Capibaribe por 2 x 0, José Ricardo Almeida (Estrela Solitária) x Luciano Cheberle (Cheberle) - vitórias do Estrela Solitária por 5 x 1 e WO, Sérgio Motta (Mengole) x Domingos Pereira Netto (Brasília) - vitórias do Mengole por 4 x 1 e 5 x 1, Jan Buarque (Carrets) x Antônio Carlos Pimentel (Vidigal) - duas vitórias do Carrets por WO e Marcelo Motta (Raça) x Paulo Márcio (Cruz de Malta) - duas vitórias do Cruz de Malta por WO.
Os confrontos da Segunda Fase foram: Juventus x Meninos da Vila - vitória de 1 x 0 da Juventus e empate em 1 x 1, Amigos x Capibaribe - vitória do Capibaribe por 2 x 1 e vitória do Amigos por 3 x 1, Estrela Solitária x Mengole - empate em 2 x 2 e vitória do Estrela Solitária por 3 x 0 e Carrets x Cruz de Malta - vitórias do Carrets por 4 x 0 e WO.
Os classificados foram: Juventus, Amigos, Estrela Solitária e Carrets.
Nas semifinais, a Juventus empatou o primeiro jogo contra o Amigos em 2 x 2 e o venceu no segundo por 2 x 0, garantindo uma vaga na final. No outro jogo, o Estrela Solitária aguardou o comparecimento do Carrets, o que não aconteceu no período determinado, vencendo por WO.
Na final, entre Juventus e Estrela Solitária, no primeiro jogo a Juventus venceu por 1 x 0. No segundo, por mais que o Estrela Solitária tentasse movimentar o placar, isso não aconteceu, terminando o jogo em 0 x 0, placar que deu o título ao time italiano.
O Amigos foi o terceiro colocado e o Carrets o quarto.

2007

Talvez até pela desorganização que imperou durante a primeira edição da Copa DF, esta competição não foi realizada nos anos de 2005 e 2006.
Retornaria em 2007, contando com a participação de 20 técnicos. Foi disputada nos dias 19, 26 e 30 de junho de 2007.
Na Primeira Fase foram divididos em cinco grupos, cada um deles com quatro técnicos, de onde se classificavam os dois primeiros para a Segunda Fase. Foram eles: Grupo A - 1º - Verdão (Antônio Carlos Almeida) e 2º Raça (Marcelo Motta), Grupo B - 1º Izalci (Marcelo Ferreira) e 2º - Capibaribe (Mauro Moura), Grupo C - 1º Centenário (Tarcízio Dinoá Junior) e 2º - Juventus (Eduardo Almeida), Grupo D - 1º - Mengole (Sérgio Motta) e 2º Cavalo de Tróia (Adolpho Parente) e Grupo E - 1º - Amigos (Paulo César Faria) e 2º - RMG (Rodrigo Guimarães). A eles se juntaram os dois melhores terceiros colocados, que foram Araçatuba (Marcelo Porto) e Triturador (Luiz Cláudio Caruso).
Na Segunda Fase os doze técnicos foram divididos em quatro grupos, que apresentaram as seguintes classificações finais: Grupo F - 1º Triturador, 2º Verdão e 3º Amigos; Grupo G - 1º Izalci, 2º Raça e 3º Cavalo de Tróia; Grupo H - 1º Centenário, 2º Capibaribe e 3º RMG e Grupo I - 1º - Juventus, 2º Mengole e 3º Araçatuba.
Os dois primeiros colocados de cada grupo passaram para a Terceira Fase, quando foram formados dois grupos. No Grupo J, o Triturador derrotou seus três adversários e garantiu vaga na grande final do torneio. As demais classificações foram: 2º Capibaribe, 3º Mengole e 4º Izalci.
No outro grupo, o K, o primeiro colocado foi o Centenário, que levou a melhor sobre Raça (2º colocado), Verdão (3º) e Juventus (4º).
Na final, o Centenário não deu a menor chance ao Triturador, goleando-o por 4 x 0, e conquistando o título de campeão da 2ª Copa DF.
Na decisão do 3º lugar, Raça 2 x 1 Capibaribe. O Verdão venceu o Mengole por 2 x 1 e ficou com a quinta posição. Na decisão do 7º lugar, Juventus 2 x 0 Izalci.

2008

Vinte e quatro técnicos se inscreveram para disputar a terceira edição da Copa DF, realizada nos dias 11, 18 e 25 de novembro de 2008.
Na Primeira Fase foram divididos em oito grupos, que apresentaram as seguintes classificações finais:
A - 1º Amigos (Paulo César), 2º Izalci (Marcelo Ferreira) e 3º Araçatuba (Marcelo Porto)
B - 1º Titânico (Marcelo Silva), 2º Candangos (Inimá) e 3º Centenário (Tarcízio) - que não compareceu
C - 1º Gladiadores (Marquinhos), 2º Leão do Norte (Paulão) e 3º Napoli (Roberto)
D - 1º Palmeiras (Alcides), 2º Camisa 12 (Ricardo Motta) e 3º Corinthians (Jan) - detalhes: cada um venceu uma partida e a classificação se deu no critério saldo de gols, após os seguintes resultados: Camisa 12 4 x 3 Palmeiras, Palmeiras 4 x 2 Corinthians e Corinthians 3 x 2 Camisa 12. 
E - 1º Juventus (Edu), 2º Triturador (Luiz Cláudio) e 3º RMG (Rodrigo Guimarães) - detalhes: o RMG não compareceu e Juventus e Triturador empataram o jogo em 0 x 0, fazendo-se obrigatório um sorteio para se definir o primeiro colocado, que acabou sendo a Juventus.
F - 1º Estrela Solitária (José Ricardo), 2º Fluminense (Márcio) e 3º Mengole (Sérgio Motta)
G - 1º Verdão (Antônio Carlos), 2º Cavalo de Tróia (Adolpho) e 3º Frigoscandia (William Dias) e
H - 1º Meninos da Vila (Digão), 2º Raça (Marcelo Motta) e 3º Capibaribe (Mauro Moura)
Os oito primeiros de cada grupo e mais o melhor segundo colocado dentre todos - Cavalo de Tróia - para a Segunda Fase foram divididos em quatro grupos, que apresentaram as seguintes colocações finais:
I - 1º Titânico, 2º Gladiadores e 3º Cavalo de Tróia
J - 1º Juventus, 2º Palmeiras e 3º Estrela Solitária - que não compareceu
K - 1º Verdão, 2º Amigos e 3º Meninos da Vila (Digão).
Titânico, Juventus e Verdão, como primeiros colocados dos seus grupos, garantiram vagas nas semifinais. O outro integrante dessa fase foi o Amigos, classificado como melhor dos segundos colocados.
Numa das semifinais, Titânico e Verdão empataram em 1 x 1. Na prorrogação, houve novo empate, desta vez em 0 x 0, resultado que favoreceu o Titânico por ter melhor campanha em toda a competição. No outro jogo, o Amigos derrotou a Juventus por 2 x 0 e também carimbou seu passaporte para a grande final.
Numa decisão bastante equilibrada e com poucas chances de gol, o Amigos venceu o Titânico por 1 x 0 e tornou-se o terceiro campeão diferente da Copa DF.
O Verdão foi o terceiro colocado e a Juventus o quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário