sábado, 8 de abril de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Paulo Airton


Paulo Airton Silva Brandão nasceu em São Luís, capital do Maranhão, em 8 de abril de 1956. Ainda criança transferiu-se, com sua família, para o Piauí, de onde veio, três anos depois, em 1959, para Brasília. Morou, primeiramente, no Núcleo Bandeirante, e depois mudou-se para Sobradinho.
Tornou-se pioneiro da Cidade Ocidental, depois que esta foi inaugurada, em 15 de dezembro de 1976, e para lá mudou-se no ano seguinte.
Aproveitando-se da escassez de professores na cidade (onde só tinha escola primária) e da futura inauguração da escola de 1º Grau no Colégio Estadual Ocidental, foi contratado de imediato e passou a trabalhar na montagem do processo de abertura da escola. As aulas só começaram no dia 15 de abril de 1978.
Em 1979, cansado das injustiças cometidas para com os professores daquela época, Paulo Airton passou a cobrar do Estado melhorias em favor da classe. Tal postura deixou as autoridades incomodadas.
Em razão de discordar das determinações dos políticos da região, Paulo Airton foi mandado embora da Cidade Ocidental para Luziânia, como castigo pela liderança sindical que exercia.
Dentro de todo esse clima, no ano seguinte, 1980, Paulo Airton conheceu o futebol de mesa na Cidade Ocidental.

Paulo Airton era excelente centroavante do Olímpico, do futebol amador da Cidade Ocidental e, com ele, participavam outros futuros botonistas, tais como Jorge Dias, Bocão, Tião e William Moreira.
Sempre que podia, essa turma passava na casa de William Dias (irmão de Jorge), que já tinha uma mesa oficial e num desses dias encontraram William e Wellington jogando. No começo, ficaram só olhando, o interesse em conhecer aquela regra (3 Toques) foi aumentando e, em 1980, mesmo, muitos deles passaram a integrar o quadro de associados do Clube Ocidental de Futebol de Mesa.
A primeira vez que Paulo Airton tomou parte de uma competição na regra dos 3 Toques foi na II Copa Ocidental, que foi realizada de 1º de outubro a 4 de novembro de 1982. Contou com a participação de oito técnicos, com Paulo Airton terminando na quinta colocação e sendo considerado o técnico revelação do torneio. Como curiosidade, o nome do troféu que foi ofertado ao campeão da Copa levou o nome de Troféu “André Brandão”, uma homenagem ao nascimento do filho de Paulo Airton, ocorrido neste ano, hoje em dia botonista da Acafuma.
Em 1983, Paulo Airton ficou na quarta colocação no IV Campeonato Interno do Clube Ocidental. Além disso, foi considerado o melhor árbitro da competição.
Em 1984, participou pela primeira vez de um Campeonato Brasileiro Interclubes. A competição aconteceu no Ginásio de Esportes da Polícia Militar do Distrito Federal e contou com a participação de 32 clubes de 11 Estados do Brasil. Formando dupla com Edilson Félix e representando as cores do C.A.C.O. – Clube Atlético Cidade Ocidental, Paulo Airton terminou na 21ª colocação.
Apesar de não ter sido um dos técnicos mais assíduos nas competições promovidas pela Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, sempre que pôde, Paulo Airton colaborou com o desenvolvimento do futebol de mesa na Cidade Ocidental.
A última competição que Paulo Airton disputou em Brasília foi o 21º Campeonato Brasiliense Interclubes – 3 Toques, disputado no dia 25 de agosto de 2018.





Colaboraram:
José Egídio Pereira Lima
Lander Jorge da Silva
André Brandão



Nenhum comentário:

Postar um comentário