terça-feira, 5 de junho de 2012

A SEDE DA ACFB: SONHO DE QUALQUER BOTONISTA

A primeira vez que técnicos de Brasília participaram de uma competição nacional foi o 1º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa, disputado no Rio de Janeiro (RJ), no período de 1 a 3 de janeiro de 1980.
Ao todo, foram 24 técnicos de cinco Estados, sendo que 11 eram de Brasília, a saber: Antônio Carlos Almeida, Gilberto Moura, João Resende, José Ricardo Almeida e Ranieri Silvano, da UDF; Cícero Barros, Márcio Da Rós e Sérgio Netto, do Ceub; Gaspar Vianna e Vicente Parisi, da Telestar e Antônio Carlos Morgado, da Associação. André Fernando Almeida também esteve presente mas apenas como espectador/torcedor.
A competição foi realizada nas sedes da Rio Futebol de Mesa, no Andaraí, e da ACFB-Associação Carioca de Futebol de Botão, em Benfica.
Uma das maiores emoções vividas por todos os técnicos visitantes foi conhecer a sede da ACFB.
Era uma casa com todos os seus cômodos ocupados por alguma coisa relacionada ao futebol de mesa.
Logo na entrada, a secretaria, com arquivos de aço e armários contendo todos os documentos oficiais do clube.
Na sala, quatro mesas posicionadas, separadas por espaços suficientes para o conforto dos assistentes e com grandes bancos para quem quisesse ver os jogos sentado. Nos outros dois quartos, mais duas mesas, com destaque para o que ficava a mesa 2, também com grandes bancos ao seu redor.
No outro quarto, o sonho de qualquer pessoa que realmente goste do futebol de mesa. Era onde ficava a mesa nº 1, a principal, reservada para os grandes jogos, as grandes decisões. A sala/quarto tinha ar condicionado, iluminação especial sobre a mesa e, pasmem, arquibancada de cimento!
Neste recinto foram disputadas as semifinais e final do 1º Campeonato Brasileiro.
Além disso, nos fundos da casa tinha uma lanchonete explorada pelo caseiro Genésio, que também era o responsável pela limpeza das salas e das mesas, nos intervalos.
Com certeza, muita gente saiu dali imaginando que nunca mais teriam a oportunidade de estarem numa sede tão acolhedora e apropriada quanto aquela da ACFB.
Infelizmente, alguns anos depois, o sonho acabou: um incêndio destruiu todo o imóvel localizado à Rua Costa Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário