sábado, 3 de junho de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Sérgio Motta


Sérgio Lagos Motta nasceu em 3 de junho de 1948, na cidade de Castro (PR), mas foi para Juiz de Fora (MG) antes de completados dois anos de vida.
Começou a jogar botão por volta dos 13/14 anos de idade, utilizando dadinho, num “leva-leva” limitado a 8 ou 10 toques.
Já utilizou botões de roupa (cera), tampas de relógios, casca de coco, botões produzidos por ele, utilizando plástico derretido, enfim, tudo o que se assemelhasse a um botão. Hoje, com a padronização que impera, uso “jogadores” de acrílico ou madrepérola, bainhas duplas, com a arte embutida (de preferência), com 5.9 cm de diâmetro e 3.8 mm de altura.
Seu primeiro contato com a modalidade “3 toques” aconteceu em 1981, atraído que foi por um anúncio no jornal da ASBAC (já trabalhava no Banco Central), onde existia um movimento para difundir a prática do futebol de mesa em Brasília.

O futebol de mesa passou a ser o hobby de Sérgio Motta. Jogar, pesquisar escalações, bolar artes de times, controlar suas estatísticas, elaborar tabelas, tudo isso lhe dava prazer. Teve uma época em que jogava todos os dias da semana, principalmente na época em que ele e alguns amigos tinham mesa em casa. Depois que essa época acabou, passou a dedicar as terças-feiras e os sábados para a prática do futebol de mesa.
Joga com o time do Mengole. Inicialmente, era Mengol. Como, no início, marcava pouquíssimos gols, passou a ser Mengole, por motivos óbvios. A primeira escalação (mantida até hoje no time oficial) é de nomes de uísques, passando por cervejas, vodcas, coquetéis etc.
Tem uma gratidão muito grande pelo saudoso Sérgio Netto, que o “ensinou a regra”, induzindo-o a fazer times, inclusive, deu a sugestão para o nome Mengol. Outro que deixou saudades, pela quantidade de vezes em que se defrontaram, um aprendendo com o outro, foi Álvaro Sampaio, parceiro de inúmeros campeonatos/ torneios pelo Brasil afora.
Com referência a títulos, os dois de Campeão da Taça Tued Malta de Seniores, ambos disputados em Juiz de Fora – MG, nos anos de 1993 e 1995, são os de maior destaque.
Os outros torneios oficiais conquistados por Sérgio Motta são:
Brasiliense Interclubes - 1988 e 1991
Copa Centro-Oeste Interclubes - 2006 e 2009
Campeonato Interno da ASBAC - 1990
Copa Planalto - 2004
Além disso, conquistou oito Challengers no período de 2003 a 2007.
Sua maior alegria, além das inúmeras amizades conquistadas durante esses anos em que pratica o futebol de mesa, foi ter legado aos dois filhos o gosto pela prática deste esporte.
Motta trabalhou por muito tempo como Diretor Técnico da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa e da CBFM-3 Toques.
Depois da pandemia, ainda não voltou a jogar botão, nem em amistosos. Sua última competição disputada foi a 13ª Copa DF, realizada em 8 de fevereiro de 2020, chegando na oitava colocação.
Vamos continuar torcendo pelo seu retorno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário