segunda-feira, 5 de junho de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Marquinhos


Marcos André Mendes Silva, o Marquinhos, nasceu em Taguatinga (DF) no dia 5 de junho de 1971.
Pratica o futebol de mesa desde a sua infância (jogava em um pedaço de porta com botões que comprava na feira e o goleiro era uma caixa de fósforo, com moedas dentro, encapado com papel camurça, na regra do leva-leva).
Conheceu a regra dos três toques no dia que um amigo seu (Cristiano, irmão do Marcelo Silva - Titânico) foi em sua casa e o convidou para conhecer uma tal “Federação”, onde as mesas eram enormes e tinha grandes jogadores. Chegando lá, ficou encantado (amor à primeira vista). O que achou mais legal foram as traves de ferro, iguais ao de um campo de futebol.
Sempre incentivado por William Dias e ainda como técnico do Gama, Marquinhos apareceu um dia (7 de fevereiro de 2006) na AABB. Não quis jogar o Challenger daquele dia, pois a rodada terminaria muito tarde. Mas firmou o compromisso de voltar em outra oportunidade para disputar torneios na AABB.

Logo depois, já como técnico do Olympico, da Cidade Ocidental, Marquinhos disputou pela primeira vez um torneio em Brasília, o Brasiliense Interclubes, no dia 19 de agosto de 2006. Ajudou o clube goiano a ficar com a terceira colocação.
De forma individual, sua primeira competição foi no dia 6 de fevereiro de 2007, dia em que disputou o 2º Challenger daquele ano (Taça Geraldo Decourt), chegando na oitava colocação.
Disputou vários torneios no ano seguinte, 2008, sendo campeão em dois deles: o 9º Challenger (Taça Lourival Couto), nos dias 13 e 20 de maio, e a Copa Alvorada, nos dias 24 e 28 de junho.
Mas a grande conquista viria no mês de agosto, quando, juntamente com Alcides Figueira Filho, Luciano Sampaio, Marcelo Ferreira, Marcelo Silva e Roberto Pessoa, conquistou o título de campeão da 4ª Copa Centro-Oeste Interclubes, formando a equipe da AABB-3.
Também em 2008 disputou pela primeira vez um Brasiliense Interclubes defendendo as cores da AABB. Foi no dia 17 de maio de 2008, ao fazer parte da equipe da AABB-3.
Jogou menos torneios em 2009, mas ainda assim conquistou mais um torneio, o 3º Challenger do ano (Taça João Resende), disputado nos dias 10 e 17 de março de 2009.

A última participação do Marquinho em um torneio aconteceu na Copa do Mundo de 2010, disputada nos dias 5 e 6 de junho deste ano, defendendo a África do Sul.
Depois disso, enfrentando problemas particulares, afastou-se completamente das mesas, só retornando em 2017.
No dia 11 de março de 2017 disputou a Taça Libertadores e, desde então, tem sido mais assíduo nas competições promovidas pela Federação de Futebol de Mesa de Brasília.
Após seu retorno, Marquinhos andou revezando suas participações em torneios na ACAFUMA, de Águas Claras, e no Clube Ocidental, onde, inclusive, conquistou dois títulos em 2018, da Taça Ocidental e da Libertadores.
Além de craque na mesa, Marquinhos também é craque na elaboração de artes para botões e na confecção de times.
Já teve vários nomes de times, mas, a partir de 2007, resolveu adotar o nome GLADIADORES, pois cada jogo ele considera uma batalha, onde não há espaço para erros!
Sua maior alegria no futebol de mesa foi o grupo de amigos que conseguiu formar, tanto na Cidade Ocidental quanto em Brasília.
Marquinhos deixa seu recado: “Não só no futebol de mesa como em toda nossa vida, o mais importante é que atrás de uma palheta está uma pessoa digna como outra qualquer, que tem defeitos e qualidades, e que sacrificou o seu tempo de alguma maneira para estar ali voltando a ser criança pelo menos por alguns minutos e vivendo a sensação de ser um herói por alguns instantes, sem se preocupar com classe social, raça ou religião, apenas por amor ao esporte”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário