domingo, 18 de junho de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Márcio Gomes

 

Márcio Henrique Costa Gomes nasceu no Gama-DF, no dia 18 de junho de 1983.
Começou a jogar futebol de mesa em 1992, com 9 anos de idade, no clube da associação da Ceval (hoje Bunge), na Cidade Ocidental-GO, por incentivo do seu pai, William Dias. Foi, segundo ele, paixão à primeira vista pelo esporte. Daí em diante, nunca mais parou e participou de vários torneios internos do Clube Ocidental de Futebol de Mesa.
Márcio não tem um histórico de regularidade nas participações em torneios oficiais promovidos pela Federação Brasiliense de Futebol de Mesa.
A primeira dessas competições foi o Brasiliense Interclubes de 2006, realizado no dia 19 de agosto, quando defendeu a equipe do Gamma-2, juntamente com juntamente com Carlos William, Edvaldo, o saudoso Joaquim Santana e Paulo Airton.
De forma individual, sua estreia em competições oficiais da FBFM foi a Copa DF de 2008, disputada nos dias 11, 18 e 25 de novembro.
Voltou a disputar o Brasiliense Interclubes nos anos de 2007 e 2008. Não compareceu aos torneios em 2009, disputou a Copa do Mundo de 2010 e afastou-se novamente das mesas, só retornando em 2014, para disputar apenas o Torneio Centenário nos dias 11 e 18 de fevereiro deste ano.
Disputou mais uma competição em 2015, a I Copa Centro-Oeste Individual, e a partir de 2016 passou a ser mais assíduo aos torneios promovidos pela FBFM. Foram 15 em 2016. Depois deste ano, voltou a jogar pouco nos anos seguintes: sete em 2017, cinco em 2018 e quatro em 2019.
Ainda não venceu um torneio promovido pela FBFM, sendo que sua melhor participação foi uma terceira colocação no Torneio Aberto realizado no dia 18 de fevereiro de 2017, quando venceu três dos quatro jogos que participou, ficando em terceiro lugar entre os 14 técnicos participantes, atrás apenas das feras Antônio Carlos Almeida e Adolpho Parente.
Também em competições nacionais tem sido pequeno o número de participações de Márcio.


Duas participações que o Márcio tem guardadas na memória aconteceram nos anos de 2004 e 2019. Em 2004, quando, defendendo o Grêmio Ocidental, em conjunto com André, Junior e Léo, a equipe ficou com o vice-campeonato da Taça de Prata no Brasileiro Interclubes disputado em São José do Rio Preto (SP), no período de 10 a 12 de junho daquele ano.
Em 2019, formando ao lado de Admilson Leite (Bocão), Antônio Carlos Pimentel e Marcelo Vasques, foram campeões da Taça de Prata da X Copa do Brasil Interclubes, disputada em Belo Horizonte (MG), nos dias 6 e 7 de abril de 2019.
Jogou durante muito tempo com o time do Fluminense. Mais recentemente, tem jogado com o Invictus.










Um comentário:

  1. Esse aí é o CHEVETINHO. Um ótimo desportista. Por falta de apoio ao esporte de mesa, ele não tem se destacado. Conheço bem a história e empenho, apaixonado pelo esporte de mesa que o Pai William Dias Gomes. Se ele não disputou em algum campeonato, foi simplesmente por falta de condições financeiras. Sucesso Márcio Gomes, e que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir