quinta-feira, 29 de junho de 2023

HISTÓRICO DA COPA CENTRO-OESTE INDIVIDUAL - 2015 a 2022 - 1ª parte



Nos próximos dias 8 e 9 de julho de 2023, em Brasília (DF), teremos a realização de mais uma edição da Copa Centro-Oeste Individual, a oitava.
Nos próximos dias e até a véspera dessa competição, o blog BOLA DE FELTRO contará um pouco da história da Copa Centro-Oeste Individual.

O COMEÇO

Pouca gente sabe ou lembra que o embrião desse evento surgiu em 2005, quando houve um acordo entre as federações do Distrito Federal e de Goiás para que acontecesse a realização de um torneio envolvendo técnicos com pouco tempo de regra 3 Toques, com o objetivo de ganharem experiência e de testarem se daria certo a realização, futuramente, de outras competições semelhantes.
Assim é que foi marcado para o dia 30 de julho de 2005, na AABB-Brasília (DF), o torneio que recebeu o nome de I Torneio Integração DF/GO.
Reuniu 12 técnicos, sendo seis de cada federação, alguns deles novatos, outros com pouco tempo de regra.
Representaram Brasília Adolpho Parente, Domingos Pereira Netto, Donisete Medeiros, Leonardo Penna, Lucas Porto e Marcelo Porto.
De Goiânia compareceram Acir Junior, Alberto Chaer, Fábio Mattos, Francisco José, Lander Bossois e Wagner Sá.
Na Primeira Fase foram divididos em quatro chaves, das quais os primeiros colocados se classificaram para as semifinais. Foram eles: Fábio (que levou a melhor sobre Domingos e Alberto), Léo Penna (que superou Wagner Sá e Donisete), Adolpho (no único grupo que precisou dos critérios de desempate e que determinou que fosse primeiro colocado à frente de Lander e Lucas) e Francisco (que foi melhor que Marcelo Porto e Acir Junior).
Nas semifinais, os resultados foram: Adolpho 2 x 0 Fábio e Francisco 1 x 0 Léo Penna.
Na decisão do 3ºlugar, Fábio venceu Léo Penna, por 3 x 0. Na decisão do torneio, aconteceu empate em 1 x 1 entre Francisco e Adolpho, resultado que favoreceu o técnico goiano, por ter melhor campanha que o técnico brasiliense.
Na decisão da Taça de Prata, Marcelo Porto derrotou Lander por 1 x 0.
Na foto abaixo, Lander (à esquerda) e Marcelo Porto.


A COPA CENTRO-OESTE INTERCLUBES

No mesmo ano, mais precisamente nos dias 12 e 13 de novembro de 2005, foi disputada a I Copa Centro-Oeste Interclubes de Futebol de Mesa, que reuniu três clubes do DF e três de Goiás.
A partir de 2006, a Centro-Oeste passou a contar com nossos amigos botonistas de São José do Rio Preto (SP).
A disputa entre clubes valeu até o ano de 2009. Ficamos sem ter essa competição de 2010 a 2014.
A partir de 2015, passou ao formato individual, que passaremos a conhecer a partir de amanhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário