terça-feira, 2 de outubro de 2012

9º QUIZ - É CAMPEÃO!!!

 

Três amigos botonistas (Antônio Carlos, Paulo Márcio e Tarcízio) responderam às questões do 8º QUIZ. Conforme estabelecido, não deveriam consultar o livro de regras, para realmente demonstrarem que conhecem as regras oficiais. Se isso não ocorreu até que foram muito bem: Antônio Carlos acertou 19; Tarcízio, 15 e Paulo Márcio, 13, ou seja, ficaram com notas 9,5, 7,5 e 6,5, respectivamente. Todos acima da média! Parabéns!
Agora, por uma questão de acabar com possíveis dúvidas em relação às respostas que eram FALSAS (nas VERDADEIRAS não há essa necessidade), esclarecemos:

2. Os botões deverão ter formato cilíndrico. Poderão ser fabricados em acrílico, acetato, plástico, madeira ou qualquer outro material que se preste para a prática do futebol de mesa. Terão no máximo 60 mm e no mínimo 45 mm de diâmetro. É facultado “cavar” o botão na sua parte inferior, para que tenha diminuída a área de contato com a mesa.
Resposta: (F) - Não há tamanho mínimo para os botões.

3. Os jogadores deverão ter altura máxima de 8 mm e mínima de 3 mm, com ou sem qualquer grau de inclinação. Terão obrigatoriamente inclinação superior a 70 graus. A aferição desta exigência poderá ser feita cobrando uma penalidade máxima: O jogador tem de bater o pênalti encobrindo o goleiro. Se não tiver condições para isso, por causa da bainha, não poderá ser utilizado.
Resposta: (F) - Não há limite de altura para os botões.

6. Quando um técnico coloca um jogador para cobrar uma penalidade, e resolve trocar o cobrador, o primeiro será retirado de campo e somente retornará por ocasião de sua próxima jogada.
Resposta: (F) - Somente retornará por ocasião de tiro de meta ou saída de centro de campo.

8. Se o técnico que estiver atacando pedir a gol e não chutar, o técnico que está defendendo tem direito a pedir um tempo ao árbitro e colocar seu goleiro a 60 mm da bola, sempre entre a bola e a trave, mantendo distância dos jogadores adversários.
Resposta: (F) - Não precisa manter distâncias nem de seus jogadores e nem dos adversários.

9. Será considerado de posse do goleiro o lance em que a bola venha a parar sobre o jogador, estando este (o jogador) dentro da pequena área.
Resposta: (F) - O lance deverá ser feito com o jogador.

11. Antes de dar início ao jogo, o árbitro não precisa solicitar aos técnicos que tirem os seus relógios de pulso.
Resposta: (F) - Para não estragar as mesas, o árbitro deve solicitar que os mesmos retirem seus relógios.

12. Os técnicos poderão consultar o árbitro sobre dúvidas relativas à aplicação das regras que surgirem durante o desenvolvimento do jogo, quer sejam de caráter conceitual ou decorrente de má observação.
Resposta: (F) - Os técnicos não poderão consultar o árbitro em nenhuma questão relativa à aplicação das regras.

16. A punição para Indisciplina é a suspensão imediata da partida e o adversário proclamado vencedor do jogo. No caso de indisciplina de ambos os técnicos, o jogo será paralisado e, após sorteio do árbitro, recomeçado com um tiro-de-meta para o técnico que levar a melhor no sorteio.
Resposta: (F) - O jogo será suspenso e o caso encaminhado a julgamento.

17. O técnico não poderá fazer um segundo lance com o jogador encarregado da cobrança de qualquer tiro livre até que a bola seja tocada ou venha a tocar em outro jogador.  Ao fazer um duplo lance, o técnico será punido com Tiro Livre Direto, a ser cobrado do local em que se encontrava o jogador.
Resposta: (F) - Será punido com Tiro Livre Indireto.

19. Não é permitido ao adversário colocar jogador dentro da grande área do técnico beneficiado com o tiro de meta. Caso isso aconteça, caberá ao árbitro afastá-lo para fora de campo. Este jogador só poderá retornar a campo no próximo tiro-de-meta. Cabe ao árbitro, ainda, chamar a atenção do técnico infrator e puni-lo com uma Falta Técnica Anotada (Art. 87 alínea “c”) caso o fato volte a se repetir.
Resposta: (F) - Basta ao árbitro afastar o jogador para fora da grande área.

20. Na cobrança do lateral e do escanteio, a bola só entrará em jogo após ter percorrido uma distância igual ou superior a sua circunferência (31 mm, a parte menor do gabarito).
Resposta: (F) – No lateral, sim; no escanteio, a bola entrará em jogo quando ultrapassar totalmente o limite do quarto de círculo destinado à cobrança.

O 9º Quiz apresenta vinte botonistas e vinte torneios conquistados por eles. Para dar uma colher de chá, só estão relacionados torneios realizados nos últimos dez anos (2002 a 2011). Cabe aos amigos leitores do blog definir quais são os vencedores!
Eis a lista:
 
1. COPA DO MUNDO 2002 (   ) LUIZ CLÁUDIO CARUSO
2. 1ª COPA DF (   ) ANTÔNIO CARLOS ALMEIDA
3. 1ª FEDERATION CUP (   ) JAN BUARQUE
4. 7ª COPA DOS CAMPEÕES (   ) MARCELO SILVA
5. 4ª COPA DF (   ) SÉRGIO MOTTA
6. 25ª TAÇA BRASÍLIA (   ) ALCIDES FIGUEIRA FILHO
7. 6ª COPA DF (   ) ADOLPHO PARENTE
8. 5ª FEDERATION CUP (   ) MARCELO FERREIRA
9. COPA AMÉRICA DE CLUBES (   ) TARCÍZIO DINOÁ JUNIOR
10. COPA ALVORADA - 2004 (   ) LUCIANO SAMPAIO
11. COPA PLANALTO - 2004 (   ) RODRIGO CARUSO
12. COPA DO MUNDO 2010 (   ) JOSÉ RICARDO ALMEIDA
13. 2º MASTERS SERIES 2008 (   ) PAULO CARUSO
14. CHAMPIONS LEAGUE 2003 (   ) ANTÔNIO CARLOS PIMENTEL
15. 9º CHALLENGER DE 2009 (   ) MARCELO MOTTA
16. 23ª TAÇA BRASÍLIA (   ) PAULO CÉSAR FARIA
17. 20º CHALLENGER DE 2005 (   ) MARCOS MENDES
18. 9º CHALLENGER DE 2004 (   ) EDUARDO ALMEIDA
19. COPA EUROPÉIA DE CLUBES (   ) MAURO MOURA
20. 9º CHALLENGER DE 2005 (   ) RICARDO MOTTA



Nenhum comentário:

Postar um comentário