domingo, 28 de setembro de 2014

BOTONISTA EM FOCO: Jean Buarque Jr.



Jean Buarque da Silva Gusmão Junior nasceu no bairro de Casa Amarela, em Recife (PE), no dia 15 de fevereiro de 1958.
Em abril de 1959 sua família mudou para Brasília. Quinze dias depois da mudança, nasceu seu irmão Jan, que se tornaria seu maior adversário nas mesas de botão.
Veio para Brasília com um ano de idade. Em 1968, voltou para Recife, onde começou a jogar botão. Seus primeiros times foram de quenga de coco, de vários tamanhos e jogava na regra do leva-leva.
Dois anos depois teve que voltar para Brasília, pois teve alergia na pele devido à mudança de clima. 
Aqui começou a jogar com seu irmão Jan, os primos San Tiago e Sinval e amigos da vizinhança, isso em 1970.
Começou a juntar vários times de botão de camisa, passando depois para os times de plástico fabricados pela Estrela, chegando a ter 52 times.
Futebol de mesa mais sério, mais organizado, somente a partir de 1980, quando se associou ao Serrano Futebol de Mesa, na verdade uma continuação de sua família, pois o clube era integrado por seu irmão Jan, os primos San Tiago, Sinval e Deco, o tio Ésio, o sócio deste, Paulo Nader, e vários outros amigos como Luiz Gomes, Hamilson, Mâncio, Valtinho, Paulinho, Lobão e muitos outros que foram aparecendo inicialmente para jogar no Serrano e depois no Leãozinho, outro clube fundado em Sobradinho.
Passou a ter competições de tudo que era tipo, surgiram os confrontos internos (torneios no Serrano) e os externos (Taça Brasília e Brasiliense Interclubes).
Jogou regularmente até 1985. Nesse período conquistou o Brasiliense Interclubes atuando pelo Serrano nos anos de 1980 e 1982, o 2º Torneio Magister, em 1983, ano em que conquistou o maior título de sua carreira botonística, ao vencer, formando dupla com Paulo Caruso, o III Campeonato Brasileiro Interclubes, realizado em Juiz de Fora (MG).
Parou as atividades por mais de dois anos, tentou voltar em 1988, parou de novo e voltou em 1990, sua última aparição antes de seu afastamento por grande período de tempo.
Só voltou em setembro de 2013, junto com seu amigo Luiz Gomes e seu famoso goleiro Catarrinho, que teve a concorrência de Deola nos Brasileiros no mesmo ano.
Qual não foi sua surpresa quando notou que quase todos de sua época continuavam a jogar (os irmãos Caldas e Almeida, o Caruso, Motta, Paulo César, Roberto Pessoa, Pimentel e, voltando agora, Roberval). Juntaram-se a esses os mais novos de sua época, tais como Digão e Luiz Cláudio, e os filhos do Motta (Marcelo e Ricardo). Além deles, passou a conviver com novos amigos, tais como Adolpho, Tarcízio, Alcides, os Marcelos (Porto e Vasques) e o Paulão.
Totalmente fora de forma, adaptando-se às mudanças de regra, mesas novas e diferentes do seu tempo, Jean voltou em 2013, disputando no mesmo ano um Brasileiro Individual em Brasília e o Interclubes em Belo Horizonte, quando também pôde rever alguns velhos amigos do passado.
Em relação ao nível técnico encontrado quando de seu retorno, Jean disse: “Venho levando alguns “sacodes”, mas já venci alguns bons adversários. Me sentirei mais realizado quando conseguir ganhar do Zé Ricardo, Tarcízio e Toninho, pois dos demais já ganhei pelo menos uma vez”.
Prosseguindo em seu depoimento, disse: “Tem uma cruz no meu caminho, que cisma de aprontar comigo nas últimas partidas, que é o Farneze, gente finíssima”.
Jean é casado há 22 anos com Luzia, com quem tem dois filhos (Guilherme e Gabriel - este já trabalhou de mesário no último Brasileiro Individual, na AABB).
Seu time é o Eldorado Futebol de Mesa, que em breve estaremos conhecendo mais detalhes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário