terça-feira, 25 de setembro de 2012

MEU TIME DE BOTÃO: Squadra Azzurra


Eduardo Caldas e Almeida sempre foi um admirador do futebol italiano.
Quando se inscreveu no 1º Torneio Aberto de Futebol de Mesa, em 1979, seu time era o Torino, ainda um time da Estrela, devidamente adaptado.
Quando adquiriu um time oficial apropriado para a regra dos três toques, todo azul, logo seu irmão José Ricardo sugeriu que o nome do novo time poderia ser uma homenagem à seleção da Itália.
Assim, surgiu o Squadra Azzurra Futebol de Mesa, fundado em 26 de agosto de 1980, quando Eduardo ainda tinha onze anos de idade.
Estreou no dia 30 do mesmo mês contra o Bola Preta, de João Resende, obtendo uma vitória por 2 x 1, em jogo válido pela primeira Taça Brasília de Futebol de Mesa, competição em que chegou na sexta colocação (29 técnicos participaram).
Os primeiros troféus do Squadra Azzurra foram conquistados em torneios amistosos no Caça e Pesca e no Alfa, no ano posterior à sua estreia.
Os jogadores que integravam a “convocação” original da Squadra Azzurra eram Dino Zoff e Bordon (goleiros), Gentile, Scirea, Marini e Cabrini (defensores), Dossena, Tardelli, Di Bartolomei, Oriali e Antognoni (armadores) e Conti, Iorio, Paolo Rossi e Altobelli (atacantes). Com o passar do tempo foram “convocados” novos jogadores, como Baresi, Collovatti e Bettega, dentre outros.
Os destaques do time eram o goleiro Zoff, o zagueiro e capitão Scirea e o meia Antognoni.
Eduardo jogou com a Squadra Azzurra até 31 de agosto de 1985. Em jogo válido pela Taça Brasília daquele ano, deu um “calorzinho” no saudoso Walter Morgado, perdendo por 5 x 3.
Não participou de competições em 1986 e, quando retornou às mesas, em junho de 1987, passou a representar a Juventus, de Turim, seu time até os dias de hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário