sábado, 15 de setembro de 2012

CLUBES DE BRASÍLIA: CEUB

 
 
O futebol de mesa no CEUB foi uma ideia que começou em 1977, com dois amigos: Augusto Carvalho e Sérgio Netto. A nova agremiação foi fundada em 5 de maio de 1977 com o nome de Clube de Esportes de Mesa, passando depois para Clube de Botões do CEUB.
Durante o biênio 1977/1978 foi a única associação no Distrito Federal.
Em suas fileiras alguns nomes se tornaram conhecidos nacionalmente, tais como Álvaro Sampaio Filho, Sérgio Netto, Márcio Da Rós, Luiz Gomes, Álvaro Azevedo, Fernando Azevedo, José Carlos Libório, Sérgio Motta, Cícero Barros, Mauro Moura, Glauro Torres e José Roberto Calaça.
Desde a sua fundação vestiram as cores amarelo e azul 67 pessoas de todas as idades.
O Ceub sempre sofreu para ter sua sede própria. Nunca houve esta chance. Já esteve em sobreloja de clube, vestiário de clube de futebol, ginásio de esportes, sala de artes, sala de karatê, sala de xadrez e, por último, na garagem da casa de seu presidente, Sérgio Netto, que esteve à frente desde 1977 e acumulou todos os cargos por falta de apoio de seus filiados.
O Ceub cedeu duas pessoas para cargos na Confederação Brasileira de Futebol de Mesa: Márcio Da Rós e Sérgio Netto e cedeu dois para a presidência da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, que são os citados anteriormente.
O Ceub participou de todos os campeonatos brasileiros interclubes até então realizados. Suas colocações foram: 1981 - 8º, 1982 - 11º, 1983 - 18º e 1984 - 12º lugar.
Marcaram seus pontos nessas quatro edições Márcio Da Rós, Sérgio Netto, José Roberto Calaça, Cícero Barros e Mauro Moura.
Já no Brasiliense Interclubes, essas foram as colocações do Ceub: 4º em 1980, 3º em 1981, 4º em 1982 e 7º em 1983.
Em junho de 1980 foi criado o Informativo CBC, o primeiro jornal especializado em futebol de mesa de Brasília e cujo primeiro número foi publicado no mês de julho seguinte. A partir do número 8 passou a ser distribuído por todo o Brasil com o nome de Botonistar.
A Copa CEUB, Taça “Alberto Peres” (reitor do Centro de Ensino Unificado do Ceub), se constituía no mais importante evento interno. Aconteceram cinco. Luiz Gomes venceu uma (a primeira, em 1979), Sérgio Netto venceu duas (a segunda, em 1980, e a quarta, em 1982), José Carlos Libório venceu a terceira (1981) e José Roberto Calaça a quinta, em 1983. Como curiosidade, em todas as edições em que Sérgio Netto não venceu, ficou em segundo lugar.
Pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que o Ceub foi um dos responsáveis (juntamente com a UDF) pelo crescimento do futebol de mesa em Brasília e o Botonistar um dos principais responsáveis pela divulgação do futebol de mesa no Distrito Federal.
Há nomes que passaram pelo clube que ficarão gravados na memória: Vasco Duarte e seu filho Luciano, José Ribamar Garcês, Nonato Silva, Jorge Corrêa e Irapuan Padilha, juntando-se aos que já foram anteriormente mencionados.
A uma pessoa sempre existirá o agradecimento especial: Alberto Peres, que autorizou a confecção da primeira mesa (que recebeu o apelido de Ceubão), cedeu o local para os primeiros torneios e também deu o sinal positivo para que fosse rodado o informativo Botonistar na gráfica da faculdade.
O Ceub deixou de existir a partir de 13 de fevereiro de 1984, logo após a transferência de Sérgio Netto para Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário