segunda-feira, 31 de julho de 2023

RETROSPECTIVA 2011




TORNEIOS OFICIAIS DA F.B.F.M.

A temporada oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa teve início no dia 29 de janeiro de 2011, na AABB, quando foi realizada a Copa dos Campeões de 2010.

IX COPA DOS CAMPEÕES - 29 de janeiro de 2011

Estavam qualificados para disputá-la os seguintes técnicos (todos, vencedores de torneios oficiais em 2010): Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), Antônio Carlos Almeida (Verdão), Eduardo Almeida (Juventus), José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), Luiz Cláudio Caruso (Triturador), Ricardo Motta (Camisa 12) e Tarcízio Dinoá Junior (Centenário).
Quatro técnicos não puderam comparecer: Adolpho e Ricardo, pois estariam prestando concurso para o Superior Tribunal Militar; Luiz Cláudio iria disputar um campeonato de futebol de campo no mesmo horário e Tarcízio não pôde faltar a um compromisso familiar.
Com isso, a Copa dos Campeões de 2010 se resumiu a um triangular entre os irmãos Caldas e Almeida: Antônio Carlos, Eduardo e José Ricardo.
O primeiro jogo foi entre Antônio Carlos e José Ricardo. Jogo bastante disputado, com boas atuações de ambas as defesas. Apesar das maiores chances de marcar gols aparecerem para José Ricardo, o placar não foi mexido, permanecendo no 0 x 0.
Para continuar com chances de conquistar o título, José Ricardo teria que vencer Eduardo no segundo jogo. Terminou o primeiro tempo vencendo por 1 x 0. Veio o segundo tempo e o que viu foi seu adversário crescer para cima dele, empatar o jogo e perder as melhores chances de virar o marcador. Ainda assim, teve a chance de ganhar a partida ao desferir um chute, no toque do relógio, no peito do goleiro adversário.
Com o resultado, o Estrela Solitária só tinha chance para ainda conquistar o título caso o 0 x 0 permanecesse no terceiro jogo, entre Antônio Carlos e Eduardo. Mas, o que se viu foi um excelente aproveitamento de Antônio Carlos, quando fez três gols nos seus primeiros três chutes. Isso abalou seu adversário que não encontrou forças para reagir. O placar final apontou 4 x 0 a favor do Verdão.
Antônio Carlos sagrou-se campeão, José Ricardo ficou a segunda colocação e Eduardo com a terceira.

TORNEIOS SELETIVOS SEMANAIS - 1º de fevereiro a 28 de junho de 2011

Neste ano de 2011 não tivemos os tradicionais Challengers, substituídos pelos Torneios Semanais Seletivos (TSS), cujo somatório dos pontos classificava os técnicos para os Masters Series mensais.
Foram disputados em 4 datas de fevereiro e março, 3 de abril, 4 de maio e 3 de junho, totalizando 18 datas e 58 torneios.
O único técnico que compareceu às dezoito datas foi Paulo César Faria. Com 17, tivemos Alcides Figueira Filho, Roberto Pessoa e Sérgio Motta. Adolpho Parente, Antônio Carlos Almeida e Rodrigo Caruso estiveram presentes em 16 e Eduardo Almeida em 15. Os demais 22 técnicos compareceram a 12 ou menos datas.
Os maiores vencedores de T.S.S. foram Alcides, Antônio Carlos e Paulo César, todos com 9. José Ricardo Almeida venceu 7, Eduardo e Rodrigo 6, Adolpho e Tarcízio Dinoá Junior 3, Paulo Caruso, 2, e Luiz Cláudio Caruso, Marcelo Silva, Roberto Pessoa e Sérgio Motta, um cada.

1º MASTERS SERIES - 26 de fevereiro de 2011

Conforme o regulamento da competição para o ano de 2011, 12 técnicos se classificaram para disputar o 1º Masters Series do ano, após somarem pontos em 4 Torneios Semanais Seletivos, realizados nos dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro.
Qualificaram-se os seguintes técnicos (pela ordem): 1º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 2º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 3º Tarcízio Dinoá Junior (Centenário), 4º Sérgio Motta (Mengole), 5º Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), 6º Alcides Figueira Filho (Oscar), 7º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 8º Luiz Cláudio Caruso (Triturador), 9º Paulo César Faria (Amigos), 10º Eduardo Almeida (Juventus), 11º Paulo Caruso (Santos) e 12º Roberto Pessoa (Napoli).
Com antecedência, ficamos sabendo de uma viagem a serviço para o Japão de Luiz Cláudio Caruso, o que abriria vaga para o 13º no ranking mensal, Marcelo Porto (Araçatuba). Este também não pôde comparecer.
Momentos antes do início do torneio, fomos informados que Tarcízio não poderia participar do torneio.
Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), que estava na “lista de espera” preencheu uma das vagas, totalizando 11 técnicos presentes.
Eles foram divididos em três grupos, que tiveram as seguintes classificações finais:
Grupo A – 1º Amigos, 7 pontos ganhos; 2º Estrela Solitária, 5; 3º Verdão, 2 e 4º Leão do Norte, 1.
Grupo B – 1º Oscar, 5; 2º Juventus, 5; 3º Meninos da Vila, 5 e 4º Napoli, 0.
Grupo C – 1º Santos, 6; 2º Cavalo de Tróia, 1 e 3º Mengole, 1.
Conforme determinava o regulamento, classificavam-se para a Segunda Fase os três primeiros colocados dos grupos A e B e os dois do grupo C.
No sistema “mata-mata”, assim aconteceram os confrontos: Amigos 3 x 1 Meninos da Vila, Oscar 1 x 1 Verdão (classificado o Oscar por melhor índice técnico), Santos 2 x 2 Juventus (classificado o Santos pelo mesmo critério) e Estrela Solitária 1 x 0 Cavalo de Tróia.
Nas semifinais, Amigos e Estrela Solitária empataram em 1 x 1, resultado que favoreceu o primeiro por ter melhor índice técnico, e o Oscar goleou o Santos, por 4 x 1.
Na disputa do 5º ao 8º lugar, o Cavalo de Tróia venceu o Meninos da Vila (2 x 1) e Verdão e Juventus empataram (2 x 2), resultado que deu a classificação ao Juventus. Meninos da Vila e Juventus precisaram sair mais cedo e perderam seus jogos por WO.
No triangular para decidir a 9ª, 10ª e 11ª posições, os resultados foram os seguintes: Mengole 1 x 1 Napoli, Leão do Norte 1 x 1 Mengole e Napoli 2 x 1 Leão do Norte.
Na disputa pelo 3º lugar, o Estrela Solitária fez 2 x 0 no Santos.
Na grande final, o Oscar confirmou sua boa campanha no torneio e derrotou o Amigos pelo clássico marcador de 3 x 1.
A classificação final ficou sendo a seguinte: 1º Oscar, 2º Amigos, 3º Estrela Solitária, 4º Santos, 5º Cavalo de Tróia, 6º Juventus, 7º Verdão, 8º Meninos da Vila, 9º Napoli, 10º Mengole e 11º Leão do Norte.

2º MASTERS SERIES - 26 de março de 2011

O 2º Masters Series reuniu os oito melhores colocados do Ranking do mês de março de 2011.
Para conseguir uma vaga entre os oito melhores do mês, 16 técnicos disputaram 3 Torneios Semanais Seletivos em março. Apenas sete destes estiveram presentes nas três competições.
Com isso, garantiram presença no 2º Masters Series de 2011, pela ordem: 1º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 2º Paulo César Faria (Amigos), 3º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 4º Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), 5º Alcides Figueira Filho (Oscar), 6º Luiz Cláudio Caruso (Triturador), 7º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila) e 8º Roberto Pessoa (Napoli). Luiz Cláudio não pôde comparecer e foi substituído por Eduardo Almeida (Juventus).
Os grupos ficaram assim formados na Primeira Fase:
Grupo A – Estrela Solitária, Cavalo de Tróia, Oscar e Juventus; Grupo B – Amigos, Verdão, Meninos da Vila e Napoli.
Com atuações seguras e vencendo todos os seus jogos, o Cavalo de Tróia foi o primeiro colocado no Grupo A, ficando a Juventus em segundo.
Verdão e Amigos fizeram sete pontos e dividiram a primeira colocação do Grupo B em todos os critérios de desempate. Foi preciso um sorteio, que deu o primeiro lugar ao Verdão.
Os demais técnicos disputaram do 5º ao 8º posto.
Em uma das semifinais, Amigos e Cavalo de Tróia fizeram um primeiro tempo onde predominou o aproveitamento de chute a gol. Resultado parcial: 2 x 2. Veio o segundo tempo e o Cavalo de Tróia “atropelou” o Amigos, fazendo 5 x 2 e classificando-se para a final.
Na outra semifinal, Verdão e Juventus empataram em 2 x 2, resultado que favoreceu o Verdão, por melhor atender aos critérios de desempate.
Na disputa do 3º lugar, Amigos e Juventus não mexeram no placar, resultado que deu a terceira colocação a Juventus.
Veio a grande final e já durante o segundo tempo, o Cavalo de Tróia abriu 3 x 1 no placar, parecendo que teria uma vitória tranqüila. Mas as nuances da regra três toques reservavam uma reação do Verdão, que foi buscar o empate em 3 x 3 e ainda teve a seu favor um lance no seu ataque, quando o técnico do Cavalo de Tróia mostrou toda sua perícia e conseguiu se safar.
Como jogava pelo empate, o Cavalo de Tróia conquistou o título de campeão do 2º Masters Series de 2011. O Verdão permaneceu invicto e ficou com o vice-campeonato.
Na disputa do 5º lugar, o Estrela Solitária marcou 2 x 0 sobre o Oscar. O Meninos da Vila goleou o Napoli por 4 x 1 e ficou com a sétima posição.

3º MASTERS SERIES - 7 de maio de 2001

O 3º Masters Series de 2011 reuniu os oito melhores jogadores do mês de abril.
Qualificaram-se para disputar o torneio, pela ordem no ranking mensal, os seguintes técnicos: 1º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 2º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 3º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 4º Eduardo Almeida (Juventus), 5º Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), 6º Paulo César Faria (Amigos), 7º Alcides Figueira Filho (Oscar) e 8º Sérgio Motta (Mengole).
Alguns fatos fizeram com que essa relação fosse modificada: primeiramente, o técnico José Ricardo Almeida comunicou que se afastaria das atividades botonísticas “sine die”; logo depois, Rodrigo Caruso disse que não poderia faltar a um compromisso familiar no mesmo dia. Com isso, foram abertas duas vagas, que deveriam ser preenchidas pelos técnicos Luiz Cláudio Caruso (Triturador) e Roberto Pessoa (Napoli), 9º e 10º colocados no ranking mensal, respectivamente. Aconteceu que Luiz Cláudio estava viajando e a vaga acabou sendo preenchida por seu irmão, Paulo Caruso (Santos).
Após essa pequena confusão, assim ficaram os dois grupos do 3º Masters Series (com as respectivas classificações):
A – 1º Verdão, 7 pontos ganhos; 2º Oscar, 7; 3º Amigos, 3 e Santos, 0;
B – 1º Juventus, 7; 2º Cavalo de Tróia, 7; 3º Mengole, 3 e 4º Napoli, 0.
A segunda fase do torneio previa os seguintes cruzamentos: 1º de um grupo contra o 2º do outro e os terceiros enfrentariam os quartos colocados.
Dois jogos bastante equilibrados indicaram os times que decidiriam o torneio: Verdão 2 x 0 Cavalo de Tróia e Juventus 3 x 2 Oscar.
Na decisão do torneio, mais um jogo de muito equilíbrio. A Juventus fez 1 x 0, o Verdão virou para 2 x 1 e, quando faltavam menos de cinco minutos para o término do jogo, a Juventus acertou dois “pombos sem asa” e virou novamente o placar para 3 x 2, ficando com o título.
Oscar e Cavalo de Tróia empataram em 0 x 0, resultado que deu a terceira colocação ao Oscar.
No jogo que decidiu o 5º lugar, o Mengole goleou o Amigos, por 4 x 1. Na decisão do 7º lugar, o Napoli venceu o Santos por 3 x 1.

4º MASTERS SERIES - 31 de maio e 2 de junho de 2011

Diferentemente dos três anteriores (disputados num sábado), o 4º Masters Series foi realizado em dois dias da semana (terça e quinta-feira).
Reuniu os oito melhores técnicos de maio que, na Primeira Fase (disputada no dia 31 de maio), que apresentaram as seguintes classificações:
Grupo A – 1º Eduardo Almeida (Juventus), 7 pontos ganhos; 2º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 7; 3º Roberto Pessoa (Napoli), 3 e 4º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 0.
GRUPO B – 1º Alcides Figueira Filho (Oscar), 7; 2º Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), 4; 3º Paulo César Faria (Amigos), 4 e 4º Sérgio Motta (Mengole), 1.
Na Segunda Fase, disputada no dia 2 de junho, os dois primeiros colocados dos Grupos A e B formaram o C e decidiriam do 1º ao 4º lugar do torneio. Os terceiros e quartos dos Grupos A e B passaram a integrar o Grupo D, onde decidiriam do 5º ao 8º lugar.
No Grupo C, o Verdão não deu chance aos seus adversários, obtendo três vitórias: 3 x 1 Oscar, 1 x 0 Juventus e 3 x 1 Cavalo de Tróia. Sagrou-se campeão com todos os méritos. O Oscar ficou em 2º, com seis pontos ganhos, a Juventus em 3º e o Cavalo de Tróia em 4º.
No Grupo D, o Amigos também não encontrou dificuldades e derrotou seus três adversários, por coincidência, pelo mesmo marcador: 2 x 0 (Mengole, Napoli e Meninos da Vila). Ficou com a quinta colocação do torneio.
Vencendo seus outros dois jogos, o Mengole ficou com a sexta colocação, o Napoli ficou com a sétima e o Meninos da Vila com a oitava.

5º MASTERS SERIES - 2 de julho de 2011

Previsto para reunir os oito melhores colocados do mês de junho, por conta de algumas ausências, o 5º Masters Series só conseguiu juntar sete deles.
Assim ficaram as classificações dos dois grupos:
A – 1º Paulo Caruso (Santos), 6 pontos ganhos; 2º Paulo César Faria (Amigos), 3 e 3º Roberto Pessoa (Napoli), 0.
B – 1º Alcides Figueira Filho (Oscar), 9; 2º Sérgio Motta (Mengole), 6; 3º Pedro Thuin (Os Miseráveis), 3 e 4º José Paulo Neto (Exor), 0.
Na decisão do 5º ao 7º lugar, Napoli e Os Miseráveis empataram em 3 x 3, resultado que favoreceu o Napoli por ter melhor campanha. O Exor, que tinha ficado de “bye” perdeu o 5º lugar ao ser derrotado pelo Napoli (2 x 0).
Já a decisão do 1º ao 4º lugar apresentou na primeira rodada esses resultados: Santos 2 x 0 Mengole e Amigos 3 x 0 Oscar.
Na decisão do 1º lugar, o Amigos marcou 1 x 0 sobre o Santos e ficou com o título. O mesmo marcador foi anotado na decisão do 3º lugar, a favor do Oscar sobre o Mengole.

Assim concluímos a seqüência de cinco Masters Series com cinco campeões diferentes, a saber:
1º - Alcides Figueira Filho (Oscar)
2º - Adolpho Parente (Cavalo de Tróia)
3º - Eduardo Almeida (Juventus)
4º - Antônio Carlos Almeida (Verdão)
5º - Paulo César Faria (Amigos).

III COPA PLANALTO - 12 a 26 de julho de 2011

Doze técnicos disputaram a terceira edição da Copa Planalto.
Na primeira fase, nos dias 12 e 19, eles foram divididos em dois grupos, que tiveram a seguinte classificação final:

Grupo A – 1º Eduardo Almeida (Juventus), 13 pontos ganhos; 2º Paulo César Faria (Amigos), 10; 3º Tarcízio Dinoá Junior (Centenário), 9; 4º Pedro Thuin (Os Miseráveis), 4; 5º Luiz Cláudio Caruso (Triturador), 3 e 6º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 1.
Grupo B – 1º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 13; 2º Alcides Figueira Filho (Oscar), 11; 3º Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), 8; 4º Sérgio Motta (Mengole), 6; 5º José Paulo Neto (Exor), 4 e 6º Roberto Pessoa (Napoli), 0.
Conforme previsto no regulamento do torneio, para a Segunda Fase (no dia 26 de julho) se classificavam os quatro primeiros colocados de cada grupo, quando se enfrentariam no sistema “mata-mata” até a decisão do torneio.
Eduardo Almeida não pôde comparecer e foi substituído por Luiz Cláudio Caruso.
Com isso, os primeiros confrontos apresentaram os seguintes resultados: Amigos 3 x 0 Mengole, Centenário 2 x 1 Leão do Norte, Triturador 2 x 1 Verdão e Oscar 2 x 1 Os Miseráveis.
Após estes confrontos, os vencedores disputariam do 1º ao 4º lugares e os perdedores do 5º ao 8º. Assim, tivemos: Centenário 1 x 1 Triturador (o empate favoreceu o Centenário) e Oscar 2 x 1 Amigos, jogos que apontaram os dois finalistas (Centenário e Oscar) e os dois times que disputariam o terceiro lugar (Triturador e Amigos). Nos confrontos secundários, o Verdão fez 3 x 0 no Leão do Norte e o Mengole venceu Os Miseráveis por 2 x 0.
Na decisão do 1º e 3º lugares, jogos equilibradíssimos, decididos em pequenos detalhes: na briga pelo terceiro lugar, o Triturador venceu o Amigos por 1 x 0. Também na final o placar foi mantido, a favor do Centenário, com o Oscar ficando com o vice-campeonato.
Verdão e Mengole empataram em 0 x 0, resultado que deu o quinto lugar ao Verdão. Na disputa pelo 7º lugar, Os Miseráveis marcou 1 x 0 sobre o Leão do Norte.
Nas demais colocações ficaram: 9º Juventus, 10º Exor, 11º Meninos da Vila e 12º Napoli.

XXVI TAÇA BRASÍLIA - 2 de agosto a 6 de outubro de 2011

1º TURNO

Este ano 14 técnicos tomaram parte da competição, que foi disputada nos moldes do campeonato carioca de futebol.
No primeiro turno, disputado de 2 a 23 de agosto, os 14 técnicos foram divididos em dois grupos, onde jogariam entre si, classificando os dois primeiros colocados de cada um para as semifinais, com os vencedores desta fazendo a final.
No Grupo A estiveram os técnicos Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), Alcides Figueira Filho (Oscar), Eduardo Almeida (Juventus), Luiz Cláudio Caruso (Triturador), Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), Pedro Thuin (Os Miseráveis) e Roberto Pessoa (Napoli).
Já o Grupo B foi integrado por Antônio Carlos Almeida (Verdão), Inimá Valente Junior (Cartola), Marcelo Porto (Araçatuba), Paulo César Faria (Amigos), Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), Sérgio Motta (Mengole) e Tarcízio Dinoá Junior (Centenário).
A classificação do Grupo A foi a seguinte: 1º Cavalo de Tróia,16 pontos ganhos; 2º Triturador, 14; 3º Juventus, 10; 4º Oscar, 10; 5º Leão do Norte, 7; 6º Os Miseráveis, 3 e 7º Napoli, 0.

No Grupo B a ordem foi a seguinte: 1º Centenário, 16; 2º Amigos, 12; 3º Mengole, 10; 4º Verdão, 9; 5º Meninos da Vila, 8; 6º Araçatuba, 3 e 7º Cartola, 1.
Nas semifinais, os jogos apresentaram os seguintes resultados: Cavalo de Tróia 2 x 1 Amigos e Triturador 2 x 0 Centenário.
Na final, o Cavalo de Tróia abriu 3 x 0 mas permitiu a reação do Triturador, que marcou dois gols. Placar final: Cavalo de Tróia 3 x 2 e o título do Primeiro Turno de forma invicta ficou com o Cavalo de Tróia.

2º TURNO

No Segundo Turno, disputado no período de 6 a 27 de setembro, os times do Grupo A jogariam contra os do Grupo B, classificando novamente os dois primeiros colocados para as semifinais e os seus vencedores fariam a final.
O Grupo A teve a seguinte classificação final: 1º Cavalo de Tróia, 17; 2º Juventus, 14; 3º Oscar, 14; 4º Triturador, 13; 5º Napoli, 7; 6º Os Miseráveis, 6 e 7º Leão do Norte, 5.
Estas foram as colocações do Grupo B: 1º Verdão, 14; 2º Amigos, 14; 3º Meninos da Vila, 12; 4º Centenário, 9; 5º Mengole, 5; 6º Araçatuba, 3 e 7º Cartola, 1. O critério de desempate “saldo de gols” deu a primeira colocação ao Verdão.
Nas semifinais, novamente se enfrentaram Cavalo de Tróia e Amigos e, de novo, aconteceu a vitória do Cavalo de Tróia, desta vez por 3 x 1. Na outra semifinal o que se viu foi o técnico do Verdão bastante inspirado e aproveitando muito bem os chutes a gol, finalizando o jogo com o placar de 3 x 0.
Assim, esperava-se um jogo bastante equilibrado na decisão do 2º turno. De um lado, o Cavalo de Tróia, invicto até então. Do outro, o Verdão, bastante inspirado naquela noite.
E a sorte (mais a competência) continuou do lado do Verdão, que voltou a jogar uma grande partida e acabou com a invencibilidade do Cavalo de Tróia, vencendo-o por 3 x 0. Foi a primeira derrota do Cavalo de Tróia na competição, após 16 jogos.

A DECISÃO

Com isso, a final da XXVI Taça Brasília de Futebol de Mesa, em dois jogos, ambos no dia 6 de outubro de 2011.
De um lado, Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), campeão invicto do Primeiro Turno. Do outro, Antônio Carlos Almeida (Verdão), vencedor do Segundo Turno com campanha irregular mas em franca ascensão técnica.
Ambos haviam se encontrado duas vezes no Segundo Turno: na fase de classificação, empate em 1 x 1 e, na final desse turno, vitória de 3 x 0 do Verdão.
No primeiro jogo da final o que se viu foi um Antônio Carlos inspiradíssimo, acertando quase 100% das jogadas. Adolpho até teve a primeira chance de gol, mas depois disso Antônio Carlos dominou completamente as ações, chegando com folga aos 2 x 0 no marcador.
Esperava-se a reação de Adolpho para o segundo jogo (logo depois do primeiro), mas não foi o que aconteceu. A noite continuaria sendo de Antônio Carlos, que permanecia atuando muito bem. O técnico do Verdão saiu na frente, fazendo 1 x 0. Adolpho empatou e, no segundo tempo, Antônio Carlos chegou aos 2 x 1, placar que permaneceu até o seu final, apesar das chances de gol que ainda surgiram, a maioria delas a favor de Antônio Carlos.
Com essas duas vitórias, Antônio Carlos Almeida chega ao bicampeonato da Taça Brasília (também a venceu em 2010). É a sua quarta conquista de Taça Brasília (antes havia ganhado em 1980 e 2000).

DEMAIS CLASSIFICAÇÕES

Estes foram os demais colocados da XXVI Taça Brasília de Futebol de Mesa, com suas respectivas somas de pontos:
3º - Luiz Cláudio Caruso (Triturador), 27; 4º - Paulo César Faria (Amigos), 26; 5º - Tarcízio Dinoá Junior (Centenário), 25; 6º - Eduardo Almeida (Juventus), 24 (saldo de 13 gols); 7º - Alcides Figueira Filho (Oscar), 24 (saldo de 7); 8º - Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 20; 9º - Sérgio Motta (Mengole), 15; 10º - Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), 11; 11º - Pedro Thuin (Os Miseráveis), 9; 12º - Roberto Pessoa (Napoli), 7; 13º - Marcelo Porto (Araçatuba), 6; e 14º - Inimá Valente Junior (Cartola), 2.

Considerando apenas os jogos dos dois turnos regulamentares, o melhor ataque da competição foi o do Triturador, com 30 gols, seguido bem de perto pelo Centenário, com 29.
Já a melhor defesa foi a do Cavalo de Tróia, que sofreu apenas 8 gols nos treze jogos que disputou. Com 11 gols contra ficaram na segunda colocação três equipes: Amigos, Juventus e Meninos da Vila.
O artilheiro da competição foi o número 7, do Verdão (Julinho), com 9 gols. Com dois gols a menos ficaram o nº 9 do Verdão e o nº 10 do Centenário.
A Seleção da Taça Brasília (computados jogos das semifinais e finais) ficou sendo a seguinte: 1 – Centenário, 2 – Triturador, 3 – Juventus, 4 – Triturador, 5 – Verdão, 6 – Cavalo de Tróia, 7 – Verdão, 8 – Meninos da Vila, 9 – Verdão, 10 – Centenário e 11 – Triturador.

VI COPA DF - 18 e 25 de outubro de 2011

A sexta edição da Copa DF teve em Alcides Figueira Filho (Oscar) o seu grande campeão.
Tomaram parte da Copa deste ano 11 times que, na Primeira Fase (realizada no dia 18 de outubro) foram divididos em três grupos, assim definidos:
A – 1º Marcelo Silva (Titânico), 7 pontos ganhos; 2º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 4; 3º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 3 e 4º Tarcízio Dinoá Junior (Centenário), 1.
B – 1º Paulo César Faria (Amigos), 4; 2º Sérgio Motta (Mengole), 3 e 3º Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), 1.
C – 1º Alcides Figueira Filho (Oscar), 9; 2º Marcelo Porto (Araçatuba), 4; 3º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 4 e 4º Inimá Valente Junior (Cartola), 0.
O regulamento estabelecia que se classificariam para a Segunda Fase (a ser disputada no “mata-mata”) os três primeiros colocados dos grupos A e C e os dois melhores do Grupo B.
Um dos classificados, Marcelo Porto, não pôde comparecer e foi substituído por Inimá Valente Junior.
Os resultados da primeira rodada do “mata-mata” foram: Titânico 1 x 0 Meninos da Vila, Amigos 2 x 2 Verdão (o empate classificou o Amigos), Oscar 1 x 0 Mengole e Estrela Solitária 2 x 0 Cartola.
Na segunda rodada, disputando do 1º ao 4º lugar, dois empates: Titânico 0 x 0 Oscar e Amigos 1 x 1 Estrela Solitária. Os empates classificaram Oscar e Amigos para a final.
Pela disputa do 5º ao 8º lugar, o Meninos da Vila venceu o Mengole por 2 x 0, mesmo placar a favor do Verdão diante do Cartola.
O Mengole venceu o Cartola, por 2 x 1, e ficou com a sétima colocação e o Verdão derrotou o Meninos da Vila pela contagem mínima e garantiu o 5º lugar.
No jogo Titânico x Estrela Solitária, disputando o 3º lugar, o Estrela Solitária abandonou o jogo e a vitória coube ao Titânico.
A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada, apresentando um empate de 1 x 1 entre Oscar e Amigos. Por muito pouco o título não mudou de mãos: no último chute do jogo, o Amigos chutou a bola na trave do Oscar.
Nas demais colocações ficaram: 9º Araçatuba, 10º Leão do Norte e 11º Centenário.

V FEDERATION CUP - 3 e 8 de novembro de 2011

Doze técnicos disputaram a quinta edição da Federation Cup, torneio realizado para homenagear a Federação Brasiliense em seu mês de aniversário: novembro.
As classificações finais dos três grupos foram:
A – 1º Jan Buarque (Corinthians), 7 pontos ganhos; 2º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 7; 3º Paulo Caruso (Santos), 3 e 4º Roberto Pessoa (Napoli), 0;
B – 1º Paulo César Faria (Amigos), 9; 2º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 6; 3º Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), 3 e 4º Marcelo Vasques (Flabarça), 0;
C – 1º Alcides Figueira Filho (Oscar), 5; 2º Marcelo Silva (Titânico), 4; 3º Sérgio Motta (Mengole), 4 e 4º Marcelo Porto (Araçatuba), 2.
Classificaram-se para a Segunda Fase do torneio (a ser decidida em “mata-mata”) os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros (Santos e Mengole).
Bastante gripado, José Ricardo não pôde comparecer. Outro ausente foi Paulo Caruso, que teve uma viagem a serviço. Foram substituídos por Marcelo Vasques e Roberto Pessoa.
Os resultados das oitavas-de-final foram: Corinthians 4 x 0 Napoli, Amigos 1 x 1 Mengole (o empate favoreceu o Amigos), Oscar 3 x 0 Flabarça e Titânico 2 x 0 Verdão.
Qualificaram-se para decidir do 1º ao 4º lugar, Corinthians, Amigos, Oscar e Titânico. Os demais disputariam do 5º ao 8º lugar.
Os resultados foram: Titânico 3 x 1 Amigos, Oscar 2 x 0 Corinthians, Verdão 5 x 0 Mengole e Flabarça 2 x 1 Napoli.
O Napoli venceu o Mengole, por 2 x 1, e ficou com a sétima colocação. Pelo mesmo placar, o Verdão superou o Flabarça e ficou com o quinto lugar.
Na decisão do 3º lugar, novo 2 x 1, a favor do Amigos diante do Corinthians.
Na final, uma grande partida e um resultado até certo ponto surpreendente, considerando que Marcelo Silva encontrava-se afastado das mesas: Titânico 4 x 1 Oscar.
Foi o primeiro título do técnico Marcelo Silva em competições da FBFM.

X COPA DOS CAMPEÕES - 26 de novembro de 2011

A Copa dos Campeões tradicionalmente reúne os vencedores de competições oficiais da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa durante o ano.
Este ano, sete técnicos se qualificaram para disputá-la: Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), Alcides Figueira Filho (Oscar), Antônio Carlos Almeida (Verdão), Eduardo Almeida (Juventus), Marcelo Silva (Titânico), Paulo César Faria (Amigos) e Tarcízio Dinoá Junior (Centenário). Destes, Eduardo não pôde jogar, pois estava com o dedo médio da mão direita quebrado e por estar usando uma tala, ficou de fora.
Assim sendo, a forma de disputa foi a de todos contra todos e quem marcasse o maior número de pontos ganhos seria declarado campeão.
Além de apontar quem seria o “campeão dos campeões”, a competição definiria o Ranking de 2011, que tinha apenas três técnicos com chances de conquistá-lo: Paulo César (com 255 pontos), Antônio Carlos e Alcides, ambos com 254.
O torneio começou equilibradíssimo, com um empate e as duas vitórias verificadas com apenas um gol de diferença. Estes foram os resultados: Cavalo de Tróia 1 x 1 Amigos, Centenário 2 x 1 Verdão e Titânico 1 x 0 Oscar.
Na segunda rodada, novamente muito equilíbrio, com dois empates e a vitória pelo placar mínimo: Oscar 1 x 0 Verdão, Amigos 1 x 1 Titânico e Centenário 2 x 2 Cavalo de Tróia.
A terceira rodada marcou a reação do Verdão, que vinha de duas derrotas: venceu o Titânico por 3 x 1, mesmo resultado a favor do Cavalo de Tróia sobre o Oscar. Na outra mesa, o terceiro empate do Amigos em 1 x 1, desta vez contra o Centenário.
O torneio começou a tomar um formato definitivo na quarta rodada, quando o Cavalo de Tróia goleou o Titânico (4 x 1), o Verdão superou o Amigos (3 x 0) e o Oscar venceu o Centenário (3 x 1).
Chegamos à última rodada. Titânico e Amigos não tinham mais chances de vencer o torneio. Para o Amigos a situação ficou pior ainda pois também perdeu a oportunidade de conquistar o Ranking.
Mais uma vez o que se viu foram jogos equilibrados. O Verdão começou na frente do Cavalo de Tróia, resultado que lhe dava o título. O Cavalo de Tróia foi buscar o empate (1 x 1), revertendo a situação a seu favor, conquistando o torneio. O Centenário venceu o Titânico, por 2 x 1, e ficou com o vice-campeonato. No terceiro e último jogo, final dramático! 0 x 0 entre Amigos e Oscar. Final de jogo, falta a favor do Oscar, frontal ao gol. Se marcasse, além do Oscar conquistar o torneio, passaria a ser o número 1 do ranking. Chutou por cima da trave!
Por conta desse erro, ficou na quarta colocação no torneio e em segundo lugar do ranking, atrás do Verdão, que ficou com a terceira colocação do torneio.
O Titânico ficou em quinto e o Amigos em sexto lugar.

RANKING 2011

Antes da realização da Copa dos Campeões, torneio que encerrava o Calendário 2011 da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, apenas três técnicos ainda tinham chance de conquistar o Ranking Anual.
Paulo César Faria estava em primeiro lugar, com 255 pontos. Colado nele, os outros dois pretendentes: Alcides Figueira Filho e Antônio Carlos Almeida, ambos com 254.
Ou seja, quem chegasse na melhor colocação na Copa dos Campeões tinha grande chance de ficar com o título.
Conforme vimos na postagem anterior, Antônio Carlos ficou em terceiro, Alcides em 4º e Paulo César em 6º, colocações que deram o primeiro lugar do Ranking a Antônio Carlos, pela primeira vez desde que ele foi instituído, em 2002.
Os dez primeiros colocados do Ranking de 2011 foram:


CF
TÉCNICOS
TSS
MS
CP
TB
CD
FC
CC
T
ANTÔNIO CARLOS ALMEIDA
142
42
15
40
7
8
8
262
ALCIDES FIGUEIRA FILHO
142
46
21
22
12
11
6
260
PAULO CÉSAR FARIA
150
40
17
28
10
10
2
257
ADOLPHO PARENTE
120
36
35
12
203
EDUARDO ALMEIDA
126
39
7
24
196
SÉRGIO MOTTA
104
20
13
18
5
5
165
RODRIGO CARUSO
122
12
3
20
6
163
JOSÉ RICARDO ALMEIDA
108
18
8
4
138
ROBERTO PESSOA
96
17
1
12
6
132
10º
TARCÍZIO DINOÁ JUNIOR
66
24
26
1
10
127

TSS = Torneio Semanal Seletivo
MS = Masters Series
CP = Copa Planalto
TB = Taça Brasília
CD = Copa DF
FC = Federation Cup
CC = Copa dos Campeões

TORNEIOS AMISTOSOS

TORNEIO SOS RIO - 29 de janeiro de 2011

Contribuindo com uma pequena parcela de solidariedade com as pessoas que tanto sofreram com as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, os técnicos de Brasília resolveram promover um torneio no dia 29 de janeiro, paralelo a Copa dos Campeões, e cuja inscrição eram dois pacotes de leite em pó integral, recebidos durante a semana.
A iniciativa foi do técnico Paulo Roberto Holanda, o Paulão, e as doações foram entregues a Cruz Vermelha em Brasília, que dará a merecida destinação.
Compareceram a AABB no dia 22 de janeiro os botonistas Adolpho, Antônio Carlos, Domingos, Eduardo, Einstein, José Ricardo, Paulo César, Paulo Roberto, Rodrigo Guimarães e Sérgio Motta (que também levou a contribuição dos filhos Marcelo e Ricardo). Outros efetuaram suas doações até o dia marcado para a realização do torneio.
Nem todos os doadores puderam participar do torneio.
Com exceção dos irmãos Caldas e Almeida, que estavam disputando a Copa dos Campeões, seis técnicos compareceram para disputar o torneio, que dava troféu para o primeiro e segundo colocados.
Efetuado o sorteio, compuseram o Grupo A Alcides Figueira Filho (contando com o retorno de seu antigo time, o Oscar F.M.), Domingos Pereira Netto (Parnaso) – que há muito tempo não disputava um torneio – e Roberto Pessoa (Napoli).
No outro grupo, Einstein Martins (Ciranda), Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte) e Sérgio Motta (Mengole).
No grupo A os resultados foram: Oscar 3 x 0 Parnaso, Napoli 2 x 1 Parnaso e Oscar 4 x 1 Napoli, classificando-se o Oscar para a decisão.
O Grupo B foi bem mais equilibrado, ao ponto de ser marcado apenas um gol nos três jogos realizados: Leão do Norte 0 x 0 Mengole, Mengole 0 x 0 Ciranda e Leão do Norte 1 x 0 Ciranda. O Leão do Norte classificou-se em primeiro e fez jus a disputar a final contra o Oscar.
Na final, muito equilibrada, o Leão do Norte venceu o primeiro tempo por 1 x 0. O empate do Oscar veio no começo do segundo tempo. Como o placar não sofreu alteração, o empate deu o título ao Oscar, por ter melhor campanha no torneio.

No encerramento da temporada aconteceram mais três torneios amistosos.

TORNEIO DO “DUDU” - 1º de novembro de 2011

Eduardo Cerqueira Cordeiro, mais conhecido como Dudu, fez quatro anos no dia 1º de novembro de 2011.
Dentre as homenagens que seu pai, Domingos, fez para comemorar esta data, estava prevista a realização de um torneio de futebol de mesa, que aconteceu no último sábado, dia 29 de outubro.
Convidou os amigos botonistas para a festa. Alguns puderam participar, outros compareceram à festa depois do torneio.
Do torneio, participaram 15 técnicos, que foram divididos da seguinte forma em sua primeira fase:

Grupo A: 1º Antônio Carlos Almeida, 6 pontos ganhos; 2º Jan Buarque, 3 e 3º Inimá Valente Junior, 0;
Grupo B: 1º Marcelo Motta, 6 (saldo de 2 gols e 6 gols a favor), 2º Marcelo Vasques, 6 (saldo de 2 gols e 3 gols a favor), 3º Paulo César Faria, 6 (saldo 0) e 4º Paulo Roberto Holanda, 0;
Grupo C: 1º Paulo Caruso, 7 (saldo de 7), 2º Sérgio Motta, 7 (saldo de 5), 3º Anderson, 3 e 4º Felipe, 0.
Grupo D: 1º José Ricardo Almeida, 9; 2º Roberto Pessoa, 6; 3º Domingos Pereira Netto, 3 e 4º Joaquim Santana, 0.

Os jogos tiveram a duração de 42 minutos (21 x 21) e se classificaram os dois primeiros colocados de cada grupo para a fase decisiva (“mata-mata”).
Na primeira rodada do “mata-mata” os resultados foram: Antônio Carlos 4 x 0 Roberto, Sérgio Motta 4 x 0 Marcelo Motta, Paulo Caruso 4 x 0 Marcelo Vasques e José Ricardo 2 x 1 Jan.
Nas semifinais, os resultados foram: José Ricardo 3 x 1 Paulo Caruso e Antônio Carlos 1 x 1 Sérgio Motta (o empate favoreceu Antônio Carlos).
Na final, em jogo bem disputado, José Ricardo levou a melhor sobre seu irmão Antônio Carlos, pelo placar de 2 x 1, e ficou com o título de campeão do torneio.
Foi um dia bastante especial para todos que puderam comparecer à AABB!
Em primeiro lugar, poder compartilhar da alegria do Dudu que, para quem ainda não sabe, teve sua audição comprometida depois do quarto mês de vida e fez um implante coclear; como diria a propaganda do Mastercard, a felicidade dele ao entregar as medalhas a cada um dos participantes NÃO TEM PREÇO;
Da mesma forma foi emocionante poder fazer parte deste momento de felicidade dos pais do Dudu (Domingos e Sandra) e de seus tios e tias;
Como também foi gratificante poder reunir a “família botonística”, agora reforçada por nossos pequenos “craques” (filhos, filhas e netos dos botonistas), que deram um brilho especial à festa do Dudu;
Foi muito bom ver novamente comandando seus craques os técnicos Marcelo Motta, Jan Buarque, Anderson, Felipe e também o anfitrião Domingos e seu belíssimo Parnaso, que pela primeira vez no ano participaram de um torneio;
Pós torneio a “família botonística” pôde ainda contar com as presenças dos nossos amigos professor Carlos William (Ave César!), Adolpho e Digão.
Parabéns, Dudu! Muitas felicidades, muitos aninhos de vida e que Deus o proteja e dê muita força e sabedoria aos seus pais.

TORNEIO LEÃO DO NORTE - 19 de novembro de 2011

Em outubro último, Paulo Roberto Holanda, o Paulão, completou 60 anos de vida bem vivida!
Um mês depois, ele e o seu time Leão do Norte realizaram brilhante campanha no XXIV Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa.
Para prestar uma homenagem ao bom desempenho do Paulão, a Diretoria Técnica da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, através de um dos seus titulares, José Ricardo Almeida, promoveu no dia 19 de novembro último o Torneio “Leão do Norte”.
Dele participaram oito técnicos, que na Primeira Fase foram divididos em dois grupos, que tiveram a seguinte classificação final:
GRUPO A – 1º Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), 7 pontos ganhos; 2º Sérgio Motta (Mengole), 6; 3º Paulo César Faria (Amigos), 4 e 4º Bruno Machado (Serrano), 0.
GRUPO B – 1º Paulo Caruso (*) (Santos), 6; 2º Marcelo Vasques (Flabarça), 4; 3º Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), 4 e 4º Domingos Pereira Netto (Parnaso), 3.
(*) Paulo Caruso substituiu Roberto Pessoa a partir da segunda rodada.
Na final, entre os vencedores de grupos, o Santos goleou o Cavalo de Tróia por 3 x 0, ficando com o troféu colocado em disputa.

COPA DOS “CAFETÕES” - 26 de novembro de 2011

Paralelamente à Copa dos Campeões, foi disputada a “Copa dos Cafetões”, torneio amistoso que reuniu técnicos que não venceram competições oficiais durante o ano.
Apenas quatro técnicos participaram: Bruno Machado (Serrano), Marcelo Vasques (Flabarça), Roberto Pessoa (Napoli) e Sérgio Motta (Mengole).
Empatando com o Serrano (1 x 1) e vencendo o Flabarça (1 x 0) e o Napoli (2 x 0), o Mengole ficou com o “título”. O Flabarça ficou em segundo lugar, o Serrano em terceiro e o Napoli em quarto.

JINGLE BELL’S - 17 de dezembro de 2011

No dia 17 de dezembro foi realizado o último torneio do ano, o tradicional “Jingle Bell’s”, que é promovido anualmente pelo técnico do Mengole, Sérgio Motta.
O de 2011 contou com a presença de 9 técnicos, que na Primeira Fase apresentaram a seguinte classificação final:
GRUPO A – 1º Paulo Roberto Holanda (Leão do Norte), 3 pontos ganhos (saldo de 1 gol); 2º Sérgio Motta (Mengole), 3 (saldo 0) e 3º Bruno Machado (Serrano), 3 (saldo negativo de 1);
GRUPO B – 1º Paulo César Faria (Amigos), 6; 2º Paulo Caruso (Santos), 3 e 3º Marcelo Vasques (Flabarça), 0;
GRUPO C – 1º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 6; 2º Roberto Pessoa (Napoli), 3 e 3º Marcus Amorim (Manto Sagrado), 0.
Conforme previsto no regulamento do torneio, classificavam-se para as semifinais os primeiros colocados de cada grupo, automaticamente, e o melhor 2º colocado apurado nos três grupos. Este foi Paulo Caruso.
Nas semifinais, tivemos os seguintes jogos: Leão do Norte 0 x 0 Estrela Solitária (o empate favoreceu o Estrela Solitária) e Amigos 3 x 1 Santos.
Na final, o Estrela Solitária derrotou o Amigos por 2 x 1.

COMPETIÇÕES NACIONAIS

XXXI CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES
21 a 23 de abril de 2011

Duas equipes da AABB estiveram presentes ao 31º Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa, realização da Confederação Brasileira da modalidade 3 toques, que foi disputado no período de 21 a 23 de abril de 2011, no CESPORTE-Centro de Apoio ao Esporte, em Juiz de Fora (MG).
No total, foram dez equipes das cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), São José do Rio Preto (SP) e Teresópolis (RJ).
As equipes da AABB estiveram assim representadas:
AABB-A: Adolpho Parente, Alcides Figueira Filho, Antônio Carlos Almeida, Eduardo Almeida e José Ricardo Almeida;
AABB-B: Luiz Cláudio Caruso, Paulo Caruso, Paulo César Faria, Roberto Pessoa e Rodrigo Caruso;
A forma de disputa utilizada no 31º Campeonato Brasileiro Interclubes previa a seguinte composição: 1º turno, 2º turno e Fase Final (se necessário).
No primeiro turno, as dez equipes foram divididas em dois grupos (A e B), jogando entre si dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada um.
O Grupo A foi integrado por AABB-A, América-SJRP, Grêmio Mineiro-B e C e Tupi-B. Já o Grupo B tinha: AABB-B, Teresópolis, Grêmio Mineiro-A, Tupi-A e Tupi-C.
No Grupo A, AABB-A e Tupi-B destacaram-se, ficando com as duas primeiras colocações, sem derrotas, com aproveitamento igual (83,3%). No critério de desempate “saldo de gols”, o clube de Brasília ficou com a primeira colocação. O América foi o terceiro colocado, o Grêmio Mineiro-B o quarto e o Grêmio Mineiro-C o quinto.
No Grupo B também aconteceu empate na primeira colocação, ambos os clubes com 9 pontos ganhos. Também o critério “saldo de gols” definiu o Tupi-A em primeiro e a AABB-B em segundo. O Confederados ficou em terceiro lugar, o Tupi-C em quarto e o Grêmio Mineiro-A em quinto.
Conforme previsto no regulamento, logo depois do encerramento do 1º turno, aconteceram as semifinais: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B e 1º do Grupo B x 2º do Grupo A, com os dois primeiros colocados jogando com a vantagem do empate.
No jogo entre as AABB, a equipe B venceu a A por 3 x 1. No jogo entre os Tupi, o A aplicou 2 x 1 no B.
Na final do 1º turno, o Tupi-A venceu a AABB-B, por 3 x 1. Terminado o primeiro turno, os clubes deram início ao segundo em igualdade de condições, ou seja, sem pontos perdidos. Com um detalhe: os clubes do Grupo A jogariam contra os clubes do Grupo B, somando os pontos dentro de seus respectivos grupos.
Novamente a equipe da AABB-A ficou com a primeira colocação de seu grupo, totalizando 12 pontos ganhos. Desta vez, o América ficou em segundo, o Tupi-B em terceiro, o Grêmio Mineiro-B em quarto e o Grêmio Mineiro-C em quinto.
No Grupo B, as duas primeiras posições foram invertidas em relação ao primeiro turno, ainda assim, com o mesmo número de pontos ganhos (10). No saldo de gols (6 x 4), a AABB-B ficou em primeiro e o Tupi-A em segundo. Tupi-C, Confederados e Grêmio Mineiro-A foram, respectivamente, terceiro, quarto e quinto colocados.
Diferentemente do 1º turno, no segundo as duas primeiras colocadas de cada grupo se enfrentariam entre si, ou seja, o 1º do Grupo A jogaria contra o 2º do mesmo grupo e o 1º do Grupo B contra o 2º deste mesmo grupo.
Com a vantagem do empate, a AABB-A jogou com o América. Placar: 1 x 1. Este resultado colocou o clube de Brasília na decisão do 2º turno. Na outra semifinal, o Tupi-A voltou a vencer a AABB-B, por 2 x 1.
Após estes resultados, qualificaram-se para a final do 2º turno AABB-A e Tupi-A. Caso este clube vencesse o jogo, seria automaticamente declarado campeão. Se a AABB vencesse o Tupi, forçaria a realização de uma nova partida entre eles, que decidiria o campeonato.
Após quatro jogos individuais muito bem disputados, o resultado final apresentou 3 x 1 a favor da AABB-A.
Logo depois, aconteceu a grande final do campeonato.
Numa final disputadíssima, o Tupi, de Juiz de Fora (MG), chegou ao seu sexto título de campeão brasileiro interclubes, ao derrotar, a equipe da AABB-A, de Brasília (DF), por 2 x 1.
A AABB chegou à sua primeira final de Brasileiro Interclubes, com a melhor campanha em todo o campeonato e que venceu por duas vezes o campeão Tupi nas fases anteriores. Como disse um dos presentes, faltou uma vírgula para o título! Além disso, sua segunda equipe (a B) foi a terceira colocada e o técnico Luiz Cláudio Caruso dono da melhor performance individual na competição.

VI COPA DO BRASIL INDIVIDUAL
27 e 28 de agosto de 2011

A VI Copa do Brasil Individual de Futebol de Mesa reuniu 28 técnicos em Belo Horizonte (MG), nos dias 27 e 28 de agosto. Dentre eles, quatro técnicos da AABB: Adolpho Parente, Antônio Carlos Almeida, Paulo César Faria e Paulo Roberto Holanda.
Os 28 técnicos foram divididos, na Primeira Fase, em cinco grupos. Conforme determinava o regulamento, os três primeiros colocados de cada grupo e mais o melhor quarto colocado de todos os grupos continuavam disputando a Série “Ouro” da competição. Os demais passariam a disputar a Série “Prata”.
A Segunda Fase foi disputada no sistema de “mata-mata”, com o técnico de melhor campanha sempre jogando pelo empate, até a decisão.
Na final, Paulo Marcos, do Tupi, venceu Paulo César, da AABB (que tinha a vantagem do empate), por 1 x 0, e conquistou a VI Copa do Brasil Individual. Adolpho foi o sétimo colocado, Antônio Carlos o 19º e Paulão o 21º.

XXIV CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL
12 a 15 de novembro de 2011

O XXIV Campeonato Brasileiro Individual contou com a participação de 35 técnicos, sendo 14 do Distrito Federal: 13 da AABB (Adolpho Parente, Antônio Carlos Almeida, Jan Buarque, Joaquim Santana, José Ricardo Almeida, Marcelo Ferreira, Paulo Caruso, Paulo César Faria, Paulo Roberto Holanda, Roberto Pessoa, Rodrigo Caruso “Digão”, Sérgio Motta e Tarcízio Dinoá Junior) e um do Bola Quadrada (Marcelo Vasques). Além deles, foram 7 de Goias (6 do Atlético Goianiense e um do Goiás), 8 de Minas Gerais (3 do Grêmio Mineiro, de Belo Horizonte, e 5 do Tupi, de Juiz de Fora) e 6 de São Paulo, todos do América, de São José do Rio Preto.
Na Primeira Fase, disputada nos dias 12 e 13 de novembro, os 35 técnicos foram divididos em cinco grupos, onde se classificavam para a Segunda Fase - Série Ouro os quatro primeiros colocados, automaticamente, e mais os quatro melhores entre os cinco quinto colocados; os demais, disputariam a Série Prata.
Entre os técnicos de Brasília, apenas Digão foi o primeiro colocado do seu grupo. Ainda assim, entre os 24 classificados, dez eram de Brasília.
Assim, os 24 técnicos classificados para a Série Ouro foram divididos em 6 grupos e os da Série Prata em dois grupos com 4 e um com 3 técnicos. Os jogos foram realizados no dia 14 de novembro.
Na Série Ouro os dois primeiros se classificaram para a Terceira Fase e na Prata os primeiros colocados, automaticamente, e mais o segundo melhor colocado dos grupos com 4 técnicos.
Desta vez, nos seis grupos da Série Ouro, quatro foram liderados por técnicos de Brasília.
Na Prata, Marcelo Vasques e Marcelo Ferreira se classificaram para as semifinais.
Chegamos à terceira fase, no dia 15 de novembro. Os doze técnicos classificados foram separados por 4 grupos.
No Grupo L, composto por José Ricardo, Paulão e Tarcízio, este último se classificou por ter um gol a mais de saldo do que José Ricardo.
No Grupo M, reunindo Adolpho, Brunno Gill e Paulo Marcos, aconteceu tríplice empate, pois cada técnico venceu uma partida pelo placar de 1 x 0. Essa igualdade, favoreceu a Paulo Marcos no critério “melhor campanha em todo o campeonato”.
No Grupo N, composto pelos irmãos Caruso e Digão e mais Paulo César, Paulo César foi o primeiro colocado, com 4 pontos. Digão ficou em segundo e Caruso em terceiro.
Por fim, o Grupo O. Na primeira rodada, Lorival venceu Antônio Carlos por 1 x 0. Depois Marcus venceu Lorival por 3 x 2. O único resultado que classificaria Antônio Carlos seria um com dois gols de diferença. E foi o que aconteceu: vitória de Antônio Carlos de 2 x 0.
Nas semifinais da Prata, dois empates: Breno Castilho 0 x 0 Marcelo Vasques e Marcelo Ferreira 2 x 2 Fábio, resultados que favoreceram, por terem melhor campanha, Breno Castilho e Fábio, qualificados para decidirem a Série Prata.
Nas semifinais da Ouro, dois jogos completamente diferentes: num deles, Paulo César sobrou no jogo com Tarcízio, que não estava bem fisicamente, vencendo por fáceis 4 x 0. No outro, bem disputado, Paulo Marcos e Antônio Carlos empataram em 1 x 1, resultado que favoreceu mais uma vez Paulo Marcos (por ter melhor campanha).
Chegamos à grande final. Jogando pelo empate (tal qual na Copa do Brasil), Paulo César começou na frente e, ainda no primeiro tempo, Paulo Marcos empatou. No segundo tempo, Paulo Marcos virou o jogo com um golaço da ponta-esquerda. Paulo César, então, partiu para o tudo ou nada, mas a sorte não estava do seu lado. Perdeu falta, chutou três bolas seguidas na trave do seu adversário e não conseguiu o empate que lhe daria o título pela primeira vez.
Na final da Prata, Breno Castilho e Fábio empataram em 1 x 1, resultado que deu o troféu de campeão ao Breno Castilho. Na decisão do 3º lugar, Marcelo Vasques e Marcelo Ferreira também empataram em 1 x 1, o que favoreceu Marcelo Vasques.



Nenhum comentário:

Postar um comentário