sábado, 22 de julho de 2023

BOTONISTA EM FOCO: William Dias


William Dias Gomes nasceu em Fortaleza (CE), no dia 22 de julho de 1954.
Só começou a se dedicar ao futebol de mesa aos 12 anos, quando já se encontrava em Recife (PE). No bairro de Água Fria, zona norte da capital pernambucana, formou um clube com amigos, onde conquistou vários títulos jogando com botões de paletó e de plástico, com bolas de farinha, miolo de pão e até caroço de feijão, até que surgiram os times da Estrela, com os quais começou a jogar, de forma competitiva, em 1979.
Quando já morava na Cidade Ocidental (GO), jogando com amigos, ouviu pela TV a notícia da realização do I Torneio Aberto de Futebol de Mesa de Brasília, em 1979. Foi até a UDF (sede dos jogos) e fez a inscrição do Frigoscandia (homenagem à empresa onde trabalhava, com sede no Triângulo Mineiro e especializada em câmara fria).
Conheceu pessoas que o incentivaram muito, tais como Walter Morgado, Sérgio Netto e José Ricardo Almeida. A convite de Walter Morgado, logo depois, já em 1980, disputou o Torneio JK, campeonato interno da Associação de Futebol de Mesa de Brasília.
Não demorou para, em 13 de dezembro de 1980, se tornar o principal responsável pela fundação do primeiro clube goiano de futebol de mesa, o Clube Ocidental de Futebol de Mesa.
Em 1981, sagrou-se campeão do primeiro Campeonato Interno do clube, disputado por oito técnicos, alguns em atividade até os dias de hoje. Desde então, o interno do COFM é chamado de Copa “William Dias”.

Também em 1981, fazendo dupla com seu irmão gêmeo Wellington, disputou pela primeira vez um campeonato brasileiro interclubes de futebol de mesa 3 toques, na ASBAC, em Brasília-DF.
Em 1982, sagrou-se vice-campeão da Taça Brasília, após sensacional vitória sobre Jan Buarque (3 x 2) numa das semifinais e perdendo a final para José Ricardo Almeida.
Atravessando uma boa fase em 1982, tornou-se bicampeão da Copa Ocidental e perdeu a final da III Copa “William Dias” para Sebastião Silva, na disputa de pênaltis, após várias prorrogações.
Quando foi realizado o I Campeonato Individual de Futebol de Mesa da Cidade Ocidental, no ano de 1983, William sagrou-se campeão, com uma campanha sensacional: onze vitórias e um empate.
No total, William tem seis títulos de campeonatos internos, sendo quatro pelo Clube Ocidental e dois pelo clube do Gama.
Também ganhou cinco Copa Cidade Ocidental e uma Copa Estado de Goiás, quando ganhou os dois turnos da disputa.

Sempre valorizando a coletividade, William participou de 13 Campeonatos Brasileiros Interclubes, sendo nove pelo Clube Ocidental, um pelo CEVAL, dois pelo Gama e um pelo BSB40. Nos campeonatos brasileiros individuais esteve presente em apenas dois deles.
Responsável maior pela prática do futebol de mesa na Cidade Ocidental até os dias de hoje (completará 40 anos no próximo mês), William fazia de tudo no Clube Ocidental, onde foi Presidente várias vezes, Relações Públicas, Diretor Técnico e tudo mais. Por muitos anos, somente ele cuidava da administração dos clubes por onde passou, principalmente por ter, no início muitos menores de idade, tais como Marcelo Silva, José Neto e outros. Os que poderiam ajudá-lo, não tinham tempo. Mesmo assim, deixa registrado que é muito feliz por tudo o que fez e continuará fazendo.
A última novidade de William aconteceu no ano de 2020, quando criou o William Sport de Mesa.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário