domingo, 2 de julho de 2023

BOTONISTA EM FOCO: Digão


Nosso amigo Paulo Rodrigo de Santana e Caruso, o Digão, está completando 50 anos no dia de hoje! Parabéns!
Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 2 de julho de 1973.
Quando Digão chegou em Brasília, no ano de 1975, seus irmãos, Paulo Sérgio e Luiz Claudio, estavam com onze e seis anos, respectivamente.
Por muitos anos só ficava observando os muitos jogos entre seus irmãos, que chegaram a ter, juntos, mais de 50 times, principalmente depois que o pai dos três aproveitou uma mesa que estava encostada, a reformou e a colocou em sua casa.
Em novembro de 1979, seus irmãos se inscreveram no I Torneio Aberto de Brasília e nunca mais deixaram o futebol de mesa da Capital Federal.

Dez anos depois desse torneio é que ocorreu a primeira participação de Digão em uma competição oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa.
Foi na 7ª Taça Brasília, disputada de 16 de setembro a 2 de dezembro de 1989. Ficou na 20ª colocação, entre os 24 participantes. Seu primeiro jogo na nova regra foi no dia 16 de setembro, com derrota para Walber Salazar (Cosa Nostra), por 2 x 1.
De forma oficiosa, seu primeiro jogo na regra dos 3 Toques ocorreu em 7 de junho de 1989, no 3º Torneio Mengole, perdendo para Paulo César Faria (Amigos), por 3 x 0.
Disputou três competições oficiais no ano seguinte, 1990. Na Copa do Mundo, ficou em 22º, no campeonato interno do Cota Mil ficou em oitavo e último lugar e novamente na Taça Brasília, melhorando bastante o seu desempenho, terminando em 14º lugar entre os 24 participantes.

Participou de apenas um torneio em 1991, a 9ª Taça Brasília, chegando na 32ª colocação entre os 36 participantes.
No período de 1989 a 1991, Digão não chegou a disputar cinquenta partidas e mal deu para começar a assimilar a regra. Acontece que aqueles foram anos em que Digão estava no auge da adolescência e geralmente aos sábados tinha outros programas com sua turma da escola ou então havia chegado tarde demais na noite anterior e não conseguia acordar a tempo para os torneios. Não obstante, daquela primeira fase ficou o nome do seu time, Meninos da Vila, e a paixão pelo nobre esporte, que nunca foi perdida, apenas adiada.
Depois disso, afastou-se por completo das mesas brasilienses.
Digão “recomeçou” a praticar o futebol de mesa apenas no 2º semestre de 2001 e desde então vem atuando com regularidade.
Seu retorno definitivo aconteceu durante a disputa da 16ª Taça Brasília, iniciada em 4 de setembro de 2001, ou seja, dez anos depois de seu afastamento das mesas.

O primeiro título de campeão aconteceu em 7 de dezembro de 2002, quando venceu o 12º Challenger daquele ano.
Menos de dois anos depois, conquistou o terceiro Masters Series de 2004, numa final disputada contra o Mengole (Sérgio Motta), gol de Alberto, o Artilheiro das Decisões, a um minuto do fim do segundo tempo da prorrogação!
A maior lição foi o vice-campeonato da Taça Brasília 2004, Série Ouro, perdendo no saldo de gols para o Amigos, após ambos empatarem com 21 pontos na fase decisiva. Em certo momento o caneco esteve ao alcance das mãos de Digão, quando na última data ele precisava de 7 pontos nos 3 últimos jogos para se sagrar campeão. Na primeira partida, vitória contra Jan. Porém, no segundo jogo, uma merecida derrota para Sérgio Ricardo jogou por terra o sonho do campeonato. No último jogo, já sem chance de ser campeão, uma nova vitória contra seu irmão Luiz Cláudio, apenas para cumprir tabela e assegurar o vice-campeonato. Ficou o aprendizado: para ganhar, tem que jogar e não existe campeão de véspera. Portanto, jogue cada partida como se fosse a mais importante de todas, a última de sua vida!
Entretanto, como toda história merece ter um final feliz, a volta por cima viria 15 anos depois. Em 2019 Digão foi campeão da Taça Brasília, a maior conquista de sua história, desta vez sem vacilar na reta final. E foi uma reta final enfrentando somente grandes campeões: vitória por 2 x 1 sobre o Verdão, do Toninho, nas quartas-de-final do segundo turno, 1 x 0 para cima do Amigos, do Paulo César, na semifinal, e 2 x 1 contra o Santos, do Caruso, na final do segundo turno. Na finalíssima, nova vitória sobre o Toninho, desta vez por 2 x 0. Ou seja, pelo visto ficou o aprendizado de 15 anos atrás e na hora da verdade foram 4 vitórias em 4 jogos decisivos contra adversários fortíssimos.
Neste ano de 2023, Digão integrou a equipe da Acafuma na conquista do Brasileiro Interclubes, em Juiz de Fora (MG), formando na equipe com Adolpho, Caruso, Magno, Tarcízio e Thiago.

Digão, Adolpho, Tarcízio, Magno, Thiago e Caruso

MENINOS DA VILA

O grande incentivador para o início de Digão no futebol de mesa foi seu irmão mais velho, Paulo Caruso, por coincidência técnico que joga com o Santos, que inclusive lhe deu o primeiro time.
A escalação oficial dos Meninos da Vila é a seguinte: 1. Marola, 4. Nélson, 2. Joãozinho, 6. Neto e 3. Gilberto Sorriso; 5. Clodoaldo, 8. Ailton Lira e 10. Pita; 7. Nilton Batata, 9. Juari e 11. João Paulo.
Alternativamente, tem a segunda equipe, que é composta pelos novos Meninos da Vila, o time campeão brasileiro de 2002: 1. Fábio Costa, o Goleiro das Defesas Impossíveis; 4. Maurinho, o Pulmão de Aço; 2. André Luiz e 6. Alex, as Torres Gêmeas; 3. Léo, o Pequeno Gigante; 5. Paulo Almeida, o Capitão; 8. Renato, o Pé de Veludo; 10. Diego, o Maradoninha da Vila; 7. Robinho, Pedala Robinho! 9. Alberto, o Artilheiro das Decisões e 11. Elano, o Coringa.











Nenhum comentário:

Postar um comentário